Natação Todos os Dias Faz Bem?

Natação

De modo mais técnico e superficial, a natação é a capacidade que os seres vivos – tanto homens, quanto outros tipos de animais – possuem de se locomover movimentando-se em líquidos e na maioria das vezes sem ajuda de itens superficiais. Porém, saindo dessa parte mais conceitual, a natação pode ser resumida em uma atividade física que além de bastante útil, também é recreativa, proporcionando a realização de atividades em piscinas, praias, etc.

O registro mais antigo que se possui a respeito de natação são as pinturas rupestres que foram realizadas há aproximadamente sete mil anos. Já os registros escritos mais antigos são estimados serem do ano 2000 a.C. As primeiras referências nesse aspecto foram encontradas em obras clássicas e épicas, como a Ilíada, a Odisseia, a Epopeia de Gilgamesh e até mesmo a própria Bíblia.

Já a natação como uma atividade competitiva se iniciou no continente europeu em meados do ano de 1800, sendo a principal modalidade a natação de estilo de bruços. Já no ano de 1873 foi difundida uma outra modalidade de natação, o estilo Trudgen, que foi desenvolvida por Arthur Trudgen, que copiou um estilo já existente, o crawl, que era o que os índios da América do Norte utilizavam.

A natação passou a ser um esporte presente nos Jogos Olímpicos no ano de 1896, na cidade de Atenas e em 1908 fundou-se a FINA, que é a Federação Internacional de Natação. Em meados da década de 1930 foi implementada uma outra modalidade de natação, a do estilo mariposa, que de primeira era considerada apenas uma variabilidade do estilo já existente de bruços, passando a ser considerada um estilo separado apenas em 1952.

Hoje em dia existem seis principais modalidades na natação, sendo elas:

  • – Natação pura, que é a prática de natação que acontece em piscinas e que engloba os principais estilos básicos, que são o nado crawl, o de bruços, o de costas e o mariposa;
  • – Polo aquático, que é um esporte que tem os princípios fundamentais muito parecidos com o do handebol, onde as equipes visam jogar uma bola dentro do “gol” da equipe adversária, mas que tudo acontece, obviamente, na água.
  • – Saltos para a água, também conhecidos como saltos ornamentais, que são as atividades onde se exercem as habilidades de saltar de um trampolim elevado em direção a piscina, fazendo uma espécie de coreografia enquanto a queda acontece.
  • – Natação de águas abertas, que também pode ser chamado de natação de águas livres, natação de alto mar, natação de fundo ou ainda natação de longa distância, é o estilo de natação onde são cruzadas grandes distâncias, sendo assim realizada na maioria das vezes em lagos, mares ou rios.
  • – Natação sincronizada, ou nado sincronizado, que é um esporte que engloba tanto a natação, quanto a ginástica e a dança, onde as pessoas devem realizar uma rotina específica de movimentos na água, juntamente com uma música.
  • – Mergulho, que é a prática onde o esportista deve submergir completamente, podendo segurar sua respiração ou ainda usar algum tipo de equipamento específico, sendo que o primeiro caso citado é conhecido como mergulho livre.

Benefícios da Natação

A natação é uma atividade que faz com sejam movimentados quase todas as articulações e músculos do corpo, e por esse motivo sua prática é considerada um dos melhores exercícios físicos possíveis, e que conta com benefícios diversos, como a melhoria de problemas respiratórios, a melhoria na coordenação motora, entre outros pontos positivos.

Além dos pontos citados acima, a natação também faz com que a musculatura seja desenvolvida, pois ao contrário de todos os outros exercícios físicos, a natação é completa e consegue exercitar todos os grupos musculares ao mesmo tempo. Desse moto, esse tipo de atividade auxilia na definição dos músculos dos membros, tanto inferiores quanto superiores, das costas, do peitoral e do abdômen. Ela também contribui para que se aumente e aprimore a capacidade de uma pessoa fazer esforços físicos, mantendo também a coluna estável, auxiliando ainda na flexibilidade, elasticidade, resistência.

A natação ainda contribui fortemente para o emagrecimento, já que em uma aula de uma hora é possível perder entre quinhentas e seiscentas calorias, e essa variação acontece porque a quantidade de calorias gastas dependem da intensidade com que o nado é realizado. Devido ao fato de a água possuir uma densidade aproximadamente oitocentas vezes maior do que a do ar, então o esforço muscular e respiratório necessário para nadar é maior do que correr, e além disso, os exercícios realizados na água diminuem muito o impacto e o risco de dores e lesões.

Ainda que contribua muito para o físico, a natação vai bem além disso, já que a prática desse esporte faz com que aconteçam melhorias na atividade do cérebro, o que faz com que sejam melhorados também a concentração e a memória de quem está realizando, o que reflete também na produtividade nos estudos e / ou no trabalho, por exemplo.

Fazer esse tipo de atividade física com regularidade é possível estimular a produção dos hormônios que são conhecidos como “quarteto da felicidade”, que são a endorfina, a serotonina, a dopamina e a ocitocina, e isso traz imensos benefícios como a melhora na autoestima e a redução da ansiedade e do estresse.

Periodicidade Da Realização Das Atividades De Natação

Como já foram apresentados os benefícios acima, pode se entender como a natação é uma atividade muito interessante para vários aspectos da vida, e muitas pessoas entram em questionamento: pode fazer natação todos os dias?

O mais indicado é que se realize natação pelo menos três vezes por semana e preferencialmente em dias intercalados, e essa aula deve variar de quarenta e cinco minutos a uma hora. É importante que durante a realização da atividade também se faça um aquecimento e um desaquecimento, e é interessante que treine estilos, durações e velocidades variadas. A quantidade máxima indicada por semana que se deve praticar natação durante a semana é de cinco dias, então, não faz bem praticar natação todos os dias fielmente, pois o corpo necessita também de descanso para se recuperar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.