Ter um corpo escultural sempre foi o desejo de muitas pessoas. Isso porquê, além de ser um sinal que a saúde física está em dia, os músculos e abdômen trincado também fazer muito sucesso entre as pessoas. E, tal febre começou a entrar no planeta a partir dos anos 2000. É válido mencionar, também, que isso já existia há muito tempo, porém foi na última década que isso sofreu um boom.
E existem vários motivos para que essa preocupação com o corpo começasse a ter sentido nos últimos tempos: um maior acesso às casas de musculação, que passaram a se multiplicar pelas cidades, por conta dos preços baixos que começaram a ser praticados, além de uma maior conscientização sobre a importância de se manter o corpo saudável. Não se pode deixar de falar, também, sobre os novos hábitos alimentares que as pessoas passaram a ter, descobrindo (o que já se sabe há anos) que uma bola alimentação deve ser aliada com a prática de exercícios físicos para, enfim, poder dar o efeito desejado.
No entanto, muitas pessoas acabam não tendo paciência com os exercícios, muito por conta da demora em aparecer resultados. Dão diversos argumentos, como não terem uma “boa genética” para tal, entre várias outras “desculpas”.
Mas algumas pessoas possuem características físicas bastante positivas para o conceito esportivo. E é sobre isso que iremos falar nesse artigo. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre o estilo de corpo “mesomorfo”, além de algumas informações interessantes sobre o tema. Vamos lá?
O Que É Mesomorfo?
Essa palavra, em um primeiro momento, pode parecer bastante estranha, mas o seu significado pode animar muitas pessoas. Um corpo mesomorfo é uma classe onde o corpo tem um formato muito propício a se tornar atlético, ou seja, a pessoa não precisa de muito esforço para fazer valera sua malhação, justamente por conta da facilidade que se tem ao adquirir as possibilidades de ter um corpo mais másculo e atlético.
Esses corpos, em resumo, se caracterizam por ter uma boa postura, boa largura nos ombros – se tratando de homem – e uma boa proporção entre a cintura, o bumbum e o quadril – no caso das mulheres.
É válido mencionar que o mesomorfo é apenas uma de três tipos de biologia de corpo, se enquadrando no intermediário. Entre ele, há o ectomorfo, que, no caso, tende muito a ser um corpo magro, com dificuldade tanto de ganhar massa muscular quanto gordura. Do outro extremo, está o endomorfo, no qual a facilidade para ganhar músculos é notória, porém o aumento de peso também pode ser muito rápido.
Dentre esses três, como muitos imaginaram, o mesomorfo é o melhor, justamente por ter uma boa relação entre ganho e perda de peso, além do desenvolvimento dos músculos. Mas muitas pessoas interpretam isso como não precisar mais fazer exercícios físicos. E esse é um pensamento muito errado. Isso porque, os exercícios aliados com o bom hábito alimentar são importantes tanto para manter a saúde do corpo, bem como, uma maior facilidade para se atingir os objetivos que se espera.
Assim como os ectomorfos, os mesomorfos também tem uma tendência a ter um corpo magro, porém mais musculoso e desenvolvido que o primeiro caso. O desenho “triangular” é mais proeminente nos homens, sendo que a região torácica é a que mais fica em evidência no tronco. No caso das mulheres, o desenho formado é o de uma ampulheta, também com a parte superior mais destacada que as demais, porém mantendo o equilíbrio nos quadris, tendo uma tendência natural para afinar a cintura.
Por conta da facilidade em se tornar atlético, é natural pensar que o organismo desses corpos é bastante eficiente no quesito metabolismo: são reconhecidamente dotados de metabolismo rápido, o que colabora e muito para o não acúmulo de gordura nos corpos. E, em simultâneo com isso, o crescimento da massa muscular também é uma característica dos corpos mesomorfos. Esse conjunto de fatores faz com que os resultados obtidos com exercícios físicos sejam ainda maiores e mais rápidos para essas pessoas do que para os demais.
Ou seja, é fácil depreender que, em um momento em que os alimentos não são escassos, é uma vantagem bastante significativa ter um corpo desse estilo, pois passam para as pessoas que tem esse tipo de físico uma imagem de não preocupação com o seu peso, tendendo a estar naturalmente em forma.
Para aquelas pessoas que possuem esse físico, a busca por exercícios física se revela extremamente positivo, tendo, como já dito anteriormente, a facilidade para realiza-los e a obtenção extremamente rápida dos resultados animam os atletas.
Como Fazer Um Bom Treino E Uma Boa Dieta?
Inicialmente, é necessário descobrir qual é o seu biótipo para, enfim, definir uma dieta e um treino que sustentem isso. Por exemplo, para alguém que tem um biótipo de corpo muito magro, é necessária a ingestão de uma maior quantidade de calorias, para que possa obter massa, bem como estimular a produção de músculos.
Já quem tem uma tendência maior a acumular músculos, mas, também, para engordar, é necessário ter uma atenção aos carboidratos consumidos pois, se ingeridos de maneira errada, pode fazer com que, em vez de adquirir massa muscular, possa acabar acumulando gorduras localizadas no corpo.
Mas um consenso entre todos os nutricionistas e professores de educação física é que não se pode, em nenhum momento, deixar hábitos ruins contaminarem os planos de dieta. Logicamente que, de vez em quando, se pode comer “bobeiras”, pois ninguém é de ferro. O que não pode acontecer é tomar isso como regra, e, desse jeito, desequilibrar todo o seu trabalho.
Os treinos na academia, também, devem ser moderados e acompanhados de perto pelos professores, para que eles possam observar vícios e outros problemas que possam vir a acontecer na execução desses exercícios. A quantidade de repetições e os tipos de exercícios também serão receitados a você conforme o seu biótipo. Alguns, por exemplo, não precisam fazer muitas séries, enquanto outros precisam fazê-lo para que possam alcançar um maior resultado, que é o que todo mundo busca, na verdade.