Hipotireoidismo

Todos Têm Tireoide

Quando uma pessoa é perguntada sobre qual problema de saúde ela tem, é comum ouvirmos (dentre as diversas possibilidades de doenças que existem) ela dizer: “eu tenho tireoide”. O fato é que todos têm tireoide a menos que tenham feito alguma cirurgia para removê-la (algo que é pouquíssimo comum), já que esta é uma glândula endócrina do nosso organismo, então, o que as pessoas na verdade podem ter são problemas no funcionamento desta.

Hipotireoidismo

Hipotireoidismo

A tireoide libera hormônios na corrente sanguínea que regulam crescimento, digestão e metabolismo já que interferem em diversos órgãos. O funcionamento dela depende do hormônio TSH (hormônio tireotrófico) que é produzido pela hipófise (também chamada de glândula pituitária, localizada na base do cérebro).

Produzindo os hormônios chamados de T3 (tiiodotironina) e T4 (tiroxina), a glândula é responsável não só por itens relacionados ao metabolismo, mas também pela produção de calcitonina (que tem um papel fundamental na homeostase do cálcio).

O Mau Funcionamento da Tireoide

Sinais

Sinais

A falta de iodo no organismo é apontada como uma das causas do mau funcionamento da glândula, mas outras causas também podem interferir como a doença de Hashimoto ou tratamentos anteriores (tratamentos com iodo ou retirada parcial da glândula). Distúrbios no funcionamento da tireoide são divididos em hipertireoidismo (quando ocorre aumento de secreção acima dos níveis normais) e hipotireoidismo (secreção ocorrendo em níveis abaixo dos normais).

No caso do hipotireoidismo, a taxa de funcionamento normal do corpo pode diminuir como um todo o que poderia afetar a saúde mental e física de modo muito leve ou até mesmo severo. Os principais sintomas encontrados neste caso são: cansaço excessivo, ganho de peso, raciocínio lento, pele seca, intestino preso, digestão lenta, alterações menstruais, desânimo, depressão entre outros.

No hipertireoidismo ocorre exatamente o contrário: a tireoide passa a funcionar de modo excessivo o que também traz consequências danosas ao organismo como irritabilidade, insônia, perda de peso e etc. O mau funcionamento da tireoide pode ocorrer em ambos os sexos sendo mais comum haver mais incidência de problemas com as mulheres (principalmente as acima de 40 anos) e o diagnóstico da doença é feita por exames de sangue (dosagem hormonal) que podem ser complementados por outros que o médico julgar necessário.

Tratamento

Sintomas

Sintomas

Felizmente é um quadro perfeitamente controlável, embora a maior parte dos pacientes, assim que descobrem a situação, têm que fazer uso de medicação para o resto da vida. Estes medicamentos visam repor hormônios que a tireoide deixou de fabricar ou regulando seu funcionamento, mas permitem às pessoas levar seu dia a dia normalmente como qualquer outra.

Qualquer sintoma que possa por em dúvida o bom estado de sua saúde deve ser levado ao conhecimento de seu médico. Automedicação ou mesmo seguir orientação de pessoas leigas poderá fazer com que problemas de saúde que poderiam ser controláveis ou facilmente curáveis se transformem em grandes distúrbios com consequências até mesmo letais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.