ProUni e Enem

Muitos estudantes, que estão cursando o ensino médio ou que acabaram recentemente, têm dúvidas a respeito do ProUni (Programa Universidade para Todos) e do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), bem como sobre a relação existente entre eles.

ProUni

ProUni e Enem

ProUni e Enem

O ProUni (Programa Universidade para Todos) oferece bolsas de estudo aos alunos que irão ingressar no ensino superior em instituições privadas. Além de bolsas para quem vai fazer cursos de graduação, o ProUni as oferece para quem irá fazer cursos sequenciais de formação específica.

Enem

O Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) visa avaliar o desempenho do estudante quando ele terminou em anos anteriores ou ainda está cursando o ensino médio. É utilizado como um dos processos de seleção de diversas Faculdades, para complementar ou substituir o vestibular tradicional.

Qual a Relação Entre o ProUni e o Enem?

Vestibular

Vestibular

Para os estudantes que querem concorrer a uma bolsa de estudos no ProUni, o Enem é utilizado como critério de seleção. Portanto, só se candidata no ProUni quem fez a prova do Enem.

Além disso, o estudante deve obter a nota mínima de 400 pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do Exame Nacional de Ensino Médio para ser avaliado. As notas dos exames de anos anteriores não são permitidas. Quem quiser ingressar no ProUni e já tiver feito o Enem dois ou três anos antes, terá que fazer o Exame outra vez. Dessa forma, as bolsas serão distribuídas de acordo com as notas obtidas nas provas.

O que é Preciso para Ingressar no ProUni?

Inscrição

Inscrição

Não basta fazer a prova do Enem para que o aluno já esteja concorrendo às bolsas de estudos. Além de ter que conseguir tirar o mínimo de 400 pontos na prova do Enem, a candidato deverá ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos, bem como satisfazer às seguintes condições:

1 – Ensino Médio completo em escola pública;
2 – Ensino Médio completo em escola privada, desde que provido de bolsa integral;
3 – Ensino Médio dividido entre escola pública e escola privada, com bolsa integral;
4 – Ser pessoa com deficiência;
5 – Ser professor da rede pública do Ensino Fundamental e/ou Médio, com efetivo exercício no magistério.

Qualquer Instituição de Ensino Superior Serve?

Nem sempre a instituição escolhida para cursar o ensino superior é participante do ProUni. Durante a inscrição, o candidato sabe qual instituição participa e pode escolher até três opções de curso, turno e instituição de ensino superior. É preciso se atentar também as instituições disponíveis conforme o seu perfil socioeconômico.

Outros cursos exigem conhecimentos específicos, como é o caso de alguns cursos de Ciências Aeronáuticas, por exemplo, devendo o aluno ter, dentre outras exigências, um número específico de horas de vôo e licença de piloto privado.

Victória Freitas

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.