Gorduras Poli-Insaturadas: Características Gerais

Lipídios poli-insaturados são triacilgliceróis nos quais os hidrocarbonetos constituem ácido gordo. O termo “insaturado” se refere ao fato das moléculas conterem menos do que a quantidade máxima de hidrogênio.

A posição das ligações duplas de carbono em ácido carboxílico nas cadeias de gorduras é designada por letras gregas. Os ácidos gordos do átomo de carbono no final da cadeia de hidrocarboneto são chamados ômega, a última letra do alfabeto grego.

Neste sentido o Omega-3 possui ligação dupla com três carbonos de distância de metilo. Embora os aspectos nutricionais de gorduras poli-insaturadas sejam preocupantes, estes materiais também têm aplicações não alimentares. Por exemplo, óleos (semente de papoula ou noz) são usados para fazer tintas e vernizes.

Gordura poli-insaturada pode ser encontrada de maneira principal em nozes, sementes, peixes, algas e folhas verdes. Fontes de alimentos integrais são sempre melhores porque o processamento e aquecimento podem danificar gorduras.

Gorduras Poli-Insaturadas: Características Gerais

Gorduras Poli-Insaturadas: Características Gerais

Benefícios à Saúde: Gorduras Poli-Insaturadas

Omega-3 é ácido gordo encontrado em algas peixes e marisco. Cientistas apontam reduções consideráveis no risco de ataques cardíacos. Omega-6 gordos está presente em óleo de girassol e pode também reduzir o risco de doença cardiovascular.

Altos níveis de ácido docosahexaenóico (DHA) reduzem as chances de acontecer câncer de mama. Também estão associados com o desempenho cognitivo e comportamental. Vital para a estrutura de matéria cinzenta do cérebro humano, assim como a estimulação da retina e neurotransmissores. A ingestão alimentar de ácidos gordos poli-insaturados combate o desenvolvimento de esclerose lateral amiotrófica.

Novas evidências avaliam que a eficácia da substituição da dieta gordura saturada com gordura poli-insaturada aumenta as taxas de morte por todas as causas, doença cardíaca coronariana e doença cardiovascular. Esses achados podem ter implicações importantes para aconselhamento dietético mundial no sentido de substituir gorduras poli-insaturadas por saturadas.

Consumo de ômega-3 e ácidos gordos durante a gravidez é fundamental para o desenvolvimento fetal. Obrigatórios durante o período de pré-natal para a formação de sinapses e membranas celulares. Estes processos também são essenciais para o desenvolvimento humano pós-natal para resposta a uma lesão do sistema nervoso central e a estimulação da retina.

Um estudo publicado no The Journal of Nutrition (EUA), em 2007, descobriu que a dieta materna de ratos afeta o status no DHA do cérebro. Ele sugere que uma dieta materna contendo quantidades suficientes ácidos graxos poli-insaturados de Ômega3 pode levar ao maior risco de acúmulo de diminuição do cérebro nos filhos.

Benefícios à Saúde: Gorduras Poli-Insaturadas

Benefícios à Saúde: Gorduras Poli-Insaturadas

Relação Com Câncer

Um estudo de 2010 foi feito com 3.081 mulheres que sofrem de câncer de mama para pesquisar os efeitos de gorduras poli-insaturadas sobre a doença. Cientistas demonstraram que o consumo de grandes quantidades de Ômega-3 proporcionou risco de 25% n redução de eventos adicionais de cancro da mama. As mulheres também demonstraram redução de mortalidade por todas as causas relacionadas com o câncer.

Por outro, outro estudo norte-americano, agora em ratos, demostrou que o consumo de grandes quantidades de gordura poli-insaturada (sem monoinsaturada) pode aumentar o risco de metástase (formação de uma nova lesão tumoral a partir de outra) em pacientes com câncer.

Os pesquisadores descobriram que o ácido linoleico em gorduras poli-insaturadas produziu a separação de fases crescentes na membrana, proporcionando aderência e aumentando o número de células tumorais circulantes às paredes dos vasos sanguíneos e órgãos distantes.

De acordo com o relatório “As novas descobertas apoiam evidências anteriores de outras pesquisas que o consumo de grandes quantidades de gordura poli-insaturada pode aumentar o risco do câncer se espalhar”. A propensão para oxidar é outro fator de risco possível. Isto conduz à geração de radicais livres.

Foi demonstrado de maneira científica que baixas doses de Coenzima Q10 reduzem a oxidação. Combinação de dieta rica em ácidos gordos poli-insaturados com Q10 pode levar à vida útil longa em ratos,

Estudos em animais demonstraram ligação entre a gordura poli-insaturada e a incidência de tumores. Em alguns a incidência de tumores aumentou com o aumento da ingestão de gordura poli-insaturada em até cerca de 5% da energia total por meio da ingestão da corrente na dieta humana.

Aconselhável que o nível de gorduras poli-insaturadas na dieta seja regulamentar se Coenzima Q10 e suplementos não estão sendo tomadas. No entanto, mesmo sem suplemento Q10, o efeito sobre a saúde pode ser considerado por como mais benéfico do que prejudicial, devido ao colesterol e suposto efeitos redutores de insaturadas em comparação com saturadas.

Ácidos Poli-Insaturados

Ácidos gordos poli-insaturados contêm mais do que uma ligação dupla de cadeia de átomos de carbono. Ácidos graxos fornecem energia para os músculos, coração e outros órgãos. Também ajuda na formação de membranas celulares e fornecer a energia para o armazenamento de gordura. Ácidos graxos possuem benefícios de saúde quando usados para substituir os graxos saturados.

A gordura palavra vem com uma lista de conotações negativas. No entanto, algumas podem ajudar a diminuir o nível de colesterol LDL e melhorar a saúde global do coração. Todos os ácidos gordos são constituídos por uma cadeia de átomos de carbono e hidrogénio.

Os ácidos gordos saturados com átomos de hidrogénio o que significa ligação entre níveis de carbono e hidrogênio. Consumir uma grande quantidade de gorduras saturadas apresenta riscos de saúde grandes.

A gordura saturada está associada a níveis elevados de colesterol e doenças cardíacas. Ácidos gordos insaturados, por outro lado, tem falta de átomos de hidrogénio.

Gordura Insaturada

Exemplos estão em ácidos: Palmitoleico, oleico, miristoleico, linoleico e araquidônico Alimentos com gorduras insaturadas incluem: Abacate, nozes e óleos vegetais, como canola e azeite. Carne possuem gorduras saturadas e insaturadas.

Apesar de gorduras insaturadas serem consideradas mais “saudáveis” do que as saturadas, especialistas indicam que consumo não deve exceder 67 gramas diárias (2000 calorias). No entanto, é sempre aconselhável visitar nutricionistas para saber a quantidade necessária conforme estudos relacionados com o próprio organismo.

A maioria dos alimentos contém tanto gorduras insaturadas como saturadas. Comerciantes anunciam apenas um ou o outro, dependendo da maioria existente na composição do produto. Os óleos vegetais insaturados são diferentes da gordura, tais como azeites que também tem nível saturado.

Membranas das células de mamíferos possuem maior composição de gorduras poli-insaturadas (DHA, ácido e Omega-3), com menor composição de gordura monoinsaturada do que em répteis. Membrana grande fornece mais fluidez e funcionalidade, compatíveis com aumento das taxas metabólicas do sangue quente nas espécies.

Artigo Escrito Por Renato Duarte Plantier

http://www.youtube.com/watch?v=gOzLL-s83Vk
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.