Como é Fabricado o Leite em Pó?

O leite vem de explorações leiteiras espalhadas por todo o campo. Cada manhã, caminhões-tanque grandes param em cada fazenda para recolher o leite que se acumulou ao longo do dia passado. Em seguida, é transportado para a leiteria e executado através de um filtro que é colocado em um tanque de retenção.

Leite Em Pó

Leite Em Pó

Separação do Leite

Como se espera é a vez de passar pelo primeiro estágio de processamento, que é executado através de uma bateria de testes para garantir que ele atenda aos padrões de qualidade. Depois passa para o evaporador, onde cerca de um terço de sua água está removida.

O evaporador tem um vácuo parcial colocado sobre ele, baixando o ponto de ebulição em cerca de 130 C°. Isto é importante por duas razões. Em primeiro lugar, torna possível que a água no leite de evapore a uma temperatura suficientemente baixa para que não danifique o leite. E em segundo lugar, reduz o custo de uma quantidade substancial.

Leite fresco, cru, contém cerca de dez por cento sólidos, incluindo a manteiga. Durante o processo de evaporação o conteúdo é pasteurizado. O processo de pasteurização reduz o teor de bactérias sem aquecer o leite. Se você tentou aquecer em casa, em uma panela quente o suficiente para fazer isso, você iria queimar o leite. Em um laticínio, o leite está executado através de pequenos tubos nos quais é aquecido até à temperatura desejada de 175 graus F durante apenas vinte segundos.

http://www.youtube.com/watch?v=I_TEco9vSys

Separação e Normalização do Leite

Na sequência chega o momento de fazer a separação: O leite do evaporador atravessa o separador que remove o creme ou manteiga. A manteiga é colocada em um tanque de armazenagem separado para ser usada mais tarde. O leite desnatado move-se agora para os tanques de onde tem lugar a padronização.

Depois da separação e normalização os diferentes componentes do leite são misturados de maneira automática até criar o produto consistente. Por exemplo, o leite deve conter sólidos de 8,8% de matérias gordas butílicas que representam 12,2% de sólidos totais. Dependendo das estações do ano e outras condições ambientais, estes níveis podem encontrar variações.

Durante o processo de normalização, até mesmo algumas das vitaminas do leite são verificadas para garantir que atendam aos padrões da empresa. Desta forma, o cliente tem a garantia de um produto saudável. O restante do leite evaporado e condensado é transformado em leite em pó.

Torre de Secagem

Leite em pó pode ter entre zero e trinta por cento de nata, variando conforme a necessidade dos consumidores. Depois do leite condensado e padronizado a próxima parada é a torre de secagem.

Dois tipos de secagem são: Pulverização e Atomização. Há ainda muitos secadores de pulverização em operação na atualidade. No topo da coluna de quatro bicos de pulverização existe a pulverização de finas névoas de leite condensado em quatrocentos graus F.

Saiba Mais

Saiba Mais

Com a queda das gotas de leite o ar gira rapidamente a água das gotas de leite até que tudo o que resta é uma pequena partícula de pó não muito maior do que um grão de poeira. À medida que cai, o ar arrefece até cerca de 250 graus F, até que se instala na tremonha em forma de funil, na parte inferior da torre, onde é removido. Os operadores podem controlar cuidadosamente o grau de humidade do produto acabado, controlando o ar girado na torre.

Com atomização o leite formas gotas mais finas do que você pode obter de um bico de pulverização. Uma vez que as gotículas de uma roda de atomização são muito menores, secam mais rapidamente em um secador compacto. Em um secador compacto, o leite em pó cai em uma cama de fluidização.

Aditivos No Leite em Pó

Neste ponto, quaisquer aditivos podem ser adicionados ao leite em pó que está na agitação. Os aditivos comuns são as vitaminas, minerais lecitina ou lactose, bem como outros compostos. À medida que as partículas secas e molhadas são misturadas em conjunto, as partículas húmidas aderem às secas e, ao mesmo tempo, formam bolsas de ar. Este processo de atomização proporciona um produto mais leve, melhor penetrado pela água. Depois é só empacotar!

Embora lecitina seja um alimento muito saudável, não tem sido adicionado o suficiente no leite instantâneo no sentido demostrar quaisquer diferenças nas tabelas de dados nutricionais. Quanto sabor, o ser humano não é capaz de notar.

Importância do Leite em Pó

Muitos países subdesenvolvidos não têm nem uma base de leite forte, transporte ou capacidades de processamento para atender às necessidades de sua população para o leite líquido. Além disso, muitas das casas nesses países não têm frigoríficos. Leite em pó é a alternativa perfeita para eles. Países que estão em guerra civil recebem das tropas da ONU o alimento em pó.

Leite líquido não possui longa vida, ao passo que o formato desnatado em pó irá armazenar durante dois anos sob as mesmas condições, embalados em sacos revestidos de plástico, de papel ou latas armazenadas em temperaturas entre setenta e noventa graus F. Uma empresa norte-americana coloca a gordura leite em pó em recipientes herméticos, em seguida, utiliza absorvedores de oxigénio para remover o mesmo e aumentar a vida de armazenamento de duas ou três vezes.

Um dos propósitos do leite de secagem é a preservar. Possui maior período de conservação do que o leite líquido e não precisa ser refrigerado devido ao seu baixo teor de humidade e estado sólido. Outra vantagem está na redução do volume para a economia de transporte. Leite em pó é usado para alimentação e saúde (nutrição), e também de forma atípica em biotecnologia (agente de saturação).

O leite em pó é frequentemente utilizado em produtos de confeitaria, tais como chocolate e caramelo. Também em receitas de produtos assados em que a adição de leite líquido tornaria o produto demasiado fino. Amplamente usado em vários doces, como as balas de leite.

Leite em pó também é um item comum em alimentos da ONU de ajuda material, abrigos, armazéns e sempre que o produto fresco não for opção viável.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.