A patinação no gelo é comum em muitos países e em todo o mundo. É feito em arenas de gelo artificial, embora em países frios como o Canadá e a Suécia mantém viva sua tradição de patinar em lagos e rios congelados.
Esse esporte é praticado há milhares de anos, segundo os achados arqueológicos. Ela estava presente como atividade recreativa e como meio de transporte.
Os Primórdios
A forma mais precoce de patinação no gelo era com patins feitos de ossos para deslizar sobre a água congelada. Eles eram conceitualmente muito simples e consistiam em uma superfície plana para deslizar no gelo. Os holandeses no início do século 13 trouxeram o avanço da adição de lâminas para os patins.
Depois da invenção das lâminas, não houve mais alterações no patins para o gelo. Só mais tarde uma alteração foi feita, e consistiu em fixar as lâminas para a sola dos sapatos específicos.
Estes são conhecidos como os patins modernos, com as características primárias de maior robustez e equilíbrio.
Patinação no Gelo
A forma mais artística e popular deste esporte é a patinação no gelo. É uma combinação de dança de patinação e ginástica. Esteve presente desde centenas de anos em sua forma elementar, porque o fato da patinação no gelo por um longo tempo era estritamente reservada para a classe elitista da Europa.
Em meados do século 19, um americano chamado Jackson Haines revolucionou a arte, adicionando uma variedade de movimentos enérgicos e ousados.
O estilo Haines tornou-se moderno e ajudou na conquista de campeonatos pelos EUA. Antes ele havia se mudado para a Europa. Na Áustria, a sua nova forma de patinação chamou a atenção e foi desenvolvida como um esporte completo com um complexo de regras.
A patinação artística, em seguida, chegou à América como um verdadeiro esporte internacional, cada vez mais institucionalizada. Hoje há uma federação internacional que regula o esporte e é de fato um esporte muito exigente.
O Lado Amador
O estatuto de Amador foi de muita importância na patinação artística. Em 1995, a patinação no gelo olímpica foi extremamente disciplinada, sem contrapartidas financeiras.
Isto resultou no final precoce de suas carreiras de patinadores e entraram então para a indústria de entretenimento, que era bem mais rentável.
Isto levou a Federação Internacional a mudar as regras do esporte, para que pudessem evitar a debandada do esporte para outras atividades artísticas.
A patinação artística é um símbolo da Olimpíada de Inverno e ainda é muito popular no mundo do entretenimento.
Outras formas conexas deste esporte também entraram Jogos Olímpicos de Inverno, como a patinação de velocidade em pista curta, a patinação de velocidade e o hóquei no gelo, que é muito popular na América do Norte, na Europa Oriental e Escandinávia.