Skeleton

O Skeleton

Skeleton

Skeleton

O Skeleton é considerado um desporto olímpico praticado especialmente em Jogos de Inverno, que se trata de uma descida em rampas de neve com o atleta deitado sobre um trenó. Muitas pessoas confundem esse mesmo esporte como o luge e o bobsleigh, contudo muitas regras são diferentes, principalemnte pelo skeleton ser o precursor dessas duas modalidades citadas. Assim como no luge o aspecto mais importante no skeleton é a partida, mais precisamente em uma descida, onde o atleta deve aplicar grande impulso e velocidade, já que o menor tempo contará para o acumulo de maiores pontos e uma perfeita descida.

Conforme a postura, o atleta assim que adquire impulso na descida deve deitar-se no trenó, de forma que sua postura seja totalmente perfeita, ou seja, a mais plana postura e aerodinâmica possível. Assim os instrumentos e proteções são essências à prática esportiva, que exige a utilização de capacetes, uma proteção para o queixo e também os trajes com fibras sintéticas, que protegem do frio e contra possíveis lesões.

Informações e Curiosidades

Jogos

Jogos

Uma característica curiosa e interesse é que no skleton não existe um volante ou peça que faça com que o competidor possa mover no trenó nas curvas, ou seja, a categoria torna-se extremamente difícil já que o mesmo deve com a postura de seu corpo e movimento estabelecer curvas e velocidade perfeita.

As primeiras aparições do esporte aconteceram no ano de 1928 em campeonatos de inverno na tão fria Suíça, contudo naquela época os trenós eram relativamente bem rústicos, sem estruturas bem definidas e materiais resistentes como são fabricados atualmente. O skeleton, nome que designa justamente o movimento do corpo sobre o trenó em movimento pode ser realizado depois de quase cinqüenta anos tanto na categoria masculina quanto na feminina. Nos últimos Jogos de Inverno o esporte foi muito bem visto e fez sucesso com grandes nomes dessa modalidade de inverno.

Velocidades Impressionantes

Inverno

Inverno

Ainda por ser um esporte que envolve pistas curtas e um trenó manual, as velocidades são impressionantes, especialmente pelo atleta não possuir nenhuma cobertura no carro, e por ele mesmo ser o responsável pela velocidade e manobras em curvas bem delineadas. A velocidade em descidas mais acentuadas pode chegar aos 135 km/h, fazendo com que o competidor sinta-se bem seguro em um trenó guiado pelo movimento de seu corpo.

Já na descida a velocidade chega aos 50 km/h, exigindo do atleta muita precisão, calma, experiência e um bom preparo para enfrentar descidas agudas com curvas fechadas e a uma velocidade bem marcada. Lembrando que a velocidade do esporte está aliada ao tempo, que quanto menor, melhor vantagem ao competidor, e assim o que acumular em suas manobras e precisão melhor tempo, em melhor descida vence a prova,e pode-se considerar um grande velocista.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.