Surfistas Pegando Onda Gigante

Surfistas Pegando Onda Gigante

O surf, prática desportiva realizada sobre a água, é um esporte para as pessoas que gostam de aventura. Os surfistas realizam muitas manobras radicais em pé sobre a prancha.

As melhores ondas para praticar o surfe estão no oceano. No entanto, algumas também podem ser encontradas em piscinas de ondas, lagos ou rios.

É possível ter duas bases sobre a prancha, o regular, que é o pé direito atrás, ou o goofy, que é o pé esquerdo atrás. O pé que estiver atrás será a base para as manobras.

O surf em pé tem duas divisões: shortboarding e longboarding. Elas refletem diferenças na forma de construção da prancha, como design, tamanho ideias para cada tipo diferente de onda.

Origem do Surf

Há duas possibilidades, de que o surf teria sua origem entre os peruanos e outra de que seria entre os polinésios. O fato é que o esporte já era conhecido há muito tempo pelos polinésios. Eles chegaram a povoar uma boa parcela das ilhas do Oceano Pacífico. De acordo com os primeiros relatos desse esporte, sugerem que o surf tenha sido trazido para o Havaí pelo rei Tahíto, que era polinésio.

Há, no entanto, quem diga que bem antes dos havaianos, os peruanos já deslizavam nas ondas usando um certo tipo de canoa, produzida em junco.

James Cook, navegador inglês, foi o responsável por fazer os primeiros relatos escritos do surf. Ele teria gostado do esporte por ele ser uma boa alternativa para relaxar.

O Surf no Brasil

As primeiras pranchas de surf que chegaram ao Brasil se chamavam “tábuas havaianas”. Foram trazidas por turistas e por funcionários de companhias aéreas. A cidade pioneira do surf no Brasil foi Santos, com Margot Rittscher, Osmar Gonçalves, Thomas Ernest Rittscher Júnior e João Roberto Suplicy Hafers.

As Maiores Ondas

Com o passar do tempo, o surf foi ganhando cada vez mais adeptos. E, hoje em dia, é um dos esportes favoritos por muitas pessoas.

As ondas são formadas por ventos no mar. Elas podem medir de 1,5 metros a 3 metros de altura. Podendo aumentar durante as ressacas marítimas e as tempestades. Além do mais, os terremotos também são capazes de criar enorme ondas.

Mas as ondas mais desejadas pelos surfistas são as gigantes, do tamanho de prédios. Separamos abaixo algumas das maiores ondas já registradas até hoje. Confira:

  • Lituya Bay, no Alasca (30,4 metros): no ano de 1958, uma onda de 30,4 metros de altura foi formada devido a um terremoto que aconteceu, seguido de um deslizamento de terra. Considerado o tsunami mais alto que já foi documentado. Como a região possuía poucas casas naquela época, os danos materiais foram menores. Ao todo, cinco pessoas morreram.
  • Costa da Noruega (25,6 metros): no dia de ano novo, do ano de 1995, uma onda de 25,6 metros de altura foi registrada pela plataforma de monitoramento na costa da Noruega. A sua formação foi atribuída à união de duas outras ondas que teriam se encontrado em alinhamento e suas cristas teriam formado uma outra maior.
  • Nazaré, em Portugal (23,7 metros): essa onda foi surfada por Garrett McNamara, um surfista havaiano. Essa onda lhe rendeu o recorde de maior onda surfada naquela região. Foi reconhecido até mesmo pelo Guinness.

Surfistas Mais Bem Pagos no Mundo

Já faz um bom tempo que o surf deixou de ser apenas um esporte para relaxar. Hoje em dia, ele é a fonte de renda de muita gente. E que fonte de renda. Confira abaixo a relação de alguns surfistas mais bem pagos no mundo:

  • John John Florence – 5 milhões de dólares
  • Dane Reynolds – 3.9 milhões de dólares
  • Kelly Slater – 3.9 milhões de dólares
  • Joel Parkinson – 3 milhões de dólares
  • Mick Fanning – 2.9 milhões de dólares
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Radical

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.