Qual a Altura Máxima Que Uma Pessoa Pode Cair na Água?

Em julho de 2021, mais especificamente no dia 23, as Olimpíadas de Tóquio finalmente vão começar, depois de terem sido adiadas por mais de um ano devido ao Corona Vírus.

E um dos esportes mais disputados é o Salto Ornamental, onde o atleta deve ficar em uma plataforma elevada e pular em um trampolim em direção a uma piscina, fazendo vários movimentos e manobras para conseguir a maior pontuação possível, e assim ganhar a tão cobiçada Medalha de Ouro.

Geralmente essa plataforma fica elevada a uma altura de 10 metros do chão, para que o competidor não se machuque ao atingir a água da piscina. Mas qual a altura máxima que uma pessoa pode pular em direção à água, seja no mar, em um lago, na piscina mesmo ou em um tanque?

Essa pergunta já foi respondida há alguns anos. Em 2015, o brasileiro naturalizado suíço Laso Schaller, que tinha 27 anos na época, conseguiu saltar de uma altura de 58,8 metros.

Ele bateu o recorde mundial de maior salto do mundo, que antes pertencia ao tcheco Rudolf Bok, que em 1997 tinha pulado de 58,2 metros. Ele, por sua vez, tinha quebrado o recorde do também suíço Oliver Favre, que tinha saltado de 53,9 metros em 1987.

Esse salto foi realizado na Suíça mesmo, na Cascata del Salto, em Maggia, que é um pequeno povoado com pouco mais de dois mil habitantes. O lago em que ele caiu tinha cerca de 8 metros de profundidade.

O feito de Schaller é incrível por diversos motivos, e abaixo você vai saber o porquê:

  • Para efeito de comparação, o salto foi realizado do equivalente a um prédio de 20 andares.
  • A altura é maior do que a da Torre de Pisa, que tem 55,8 metros, fica localizada na Itália e é um dos maiores cartões postais do mundo;
  • Ele atingiu a impressionante velocidade de 123 km/h;
  • O salto durou apenas 3,5 segundos;
  • Essa “loucura” demorou 4 anos para ser feita, desde que ele avistou o local pela primeira vez, quando praticava canyoning, que é outra das especialidades de Shaller;
  • Ele teve uma pequena lesão em sua perna direita, mas nada demais, não foi motivo para preocupação e a ele se recuperou pouco tempo depois.

Depois do salto, o suíço foi entrevistado e disse que o sentimento tinha sido sensacional, algo indescritível. E por mais que tudo tenha acontecido muito rapidamente, ele conseguiu aproveitar o momento. Ainda afirmou que se esqueceu de todos os seus problemas enquanto quebrava o recorde mundial de maior salto, e não pensou em nada enquanto o fazia.

E o que é preciso para realizar um feito tão incrível? Segundo Schaller, é necessário treinar, depois treinar mais um pouco e por fim treinar ainda mais. E um pouco de loucura também, é claro.

Saltar de Muito Alto Envolve Quais Variáveis?

Porém antes de se sentir inspirado por esse recorde e tentar fazer um salto enorme também, saiba que não existe uma altura específica que a pessoa pode cair na água e não se machucar. Esse fator depende de uma série de variáveis, que envolvem:

  • A altura do salto;
  • A profundidade da água;
  • O preparo da pessoa que vai pular, levando em conta sua altura e seu peso;
  • As condições do salto, como, por exemplo, o local escolhido, o clima naquele dia, entre outros;
  • É necessário ter um equipamento adequado, além de uma equipe profissional de resgate naquele local, para caso aconteça algum problema;
  • O saltador precisa comprimir os músculos, braços e pernas ao máximo em seu corpo, de modo a evitar lesões. Não é nada parecido com o que é visto nos filmes, onde geralmente a pessoa bate os braços e deixa as pernas abertas;
  • Assim que atingir a água, aí sim pode-se descomprimir os músculos, para que o movimento dela seja reduzido;

É impossível definir a altura exata que a água “se transforma em pedra”, pois há inúmeros registros de pessoas que pularam de altura bem menores do que Schaller e se machucaram bastante, isso quando não vieram a óbito.

Saltos Radicais

Saltos Radicais

Isso acontece porque a força de resistência do movimento que um corpo no interior de algo fluído (como a água) cresce devido ao quadrado da velocidade do corpo, levando em relação o fluído. É pura e simplesmente física.

Um corpo “macio” e “deformável” como o dos seres humanos pode sofrer uma série de deformações e machucados se atingir a água em alta velocidade.

Os técnicos em balística estão sempre realizando vários testes disparando projéteis de arma de fogo contra a água, para garantir que o líquido não se transforme em pedra e para testar a qualidade das balas e das armas também, é claro.

Eles travam o projétil, que por sua vez viaja a uma velocidade muito alta (são centenas de metros por segundo, o que equivale a mesma que é adquirida numa queda livre de alguns quilômetros). E tudo isso sem que haja dano à bala.

Há alguns anos atrás acreditava-se que jogar um objeto muito pesado na água antes de cair de uma enorme altura (como um pedaço de concreto, por exemplo) faria o líquido “amolecer”, e não o transformava em pedra.

Porém já foi provado por especialistas e professores de física que isso não passa de um mito. É impossível que algo (não importa seu peso e nem a distância do corpo) amoleça a água. O impacto ainda pode causar danos ao ser humano.

Sabia que a Red Bull realiza todo ano um torneio com vários atletas do mundo inteiro para saltar de penhascos?

Ele é chamado de Red Bull Cliff Diving World Séries (ou Campeonato Mundial de Salto de Penhasco, em português) e acontece em vários países ao redor da Europa: França, Irlanda, Itália, Noruega, Bósnia e Herzegovina, entre outros. É uma competição que dura vários meses, quase sempre indo de Junho até Outubro.

E se você já deu uma “barrigada” na piscina sabe o quanto isso pode doer. Portanto não saia por aí saltando de distâncias muito altas para brincar ou se aparecer para seus amigos.

Prefira sempre pular da altura normal mesmo para evitar lesões e danos que podem não só fazer mal para você, mas sim para sua família e todos que te amam.

É melhor deixar os recordes para os profissionais e assistir os Saltos Ornamentais das Olimpíadas de casa mesmo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Radical

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.