O que é Gymnaestrada?

Em resumo, a Gymnaestrada é considerada o maior evento de ginástica que não envolve competição em todo o mundo. Ginástica entende-se como a junção de diversas modalidade – sejam elas competitivas ou não – que demandam a execução de vários movimentos que necessitam de flexibilidade, coordenação motora e/ou força.

Origem

Esse evento, conhecido como Gymnaestrada Mundial é oficialmente ligado à Federação Internacional de Ginástica (FIG), onde o foco é a reunião das demonstrações da área da ginástica, onde os únicos itens excluídos são quaisquer modalidade de competição, fazendo com que os participantes dos diversos países possam conversar e trocar informações e aprendizados sobre os trabalhos que são realizados em cada área do esporte.

A Gymnaestrada teve origem em razão das realizações de festivais de ginástica no século XIX, possuindo sua base fundamentada em princípios ginastas da Europa, mais precisamente na Áustria, Alemanha, Noruega, Suécia e Suíça, além da região da atual República Checa, que foram as principais influências nesse movimento.

A República Checa, última citada acima, possui grande participação na realização da Gymnaestrada, devido ao movimento dos Sokols, que foi um movimento criado originalmente como uma sociedade ginasta, mas que em pouco tempo se encaminhou para um viés mais cultural, criando bibliotecas e conferências, desempenhando um papel muito importante na divulgação da identidade do país. As influências desse país se deram principalmente pelo fato da Gymnaestrada ser realizada de quatro em quatro anos.

Todos os eventos representavam celebrações festivas no âmbito nacional, mas que aos poucos foram abrindo a possibilidade da participação de estrangeiros, tomando uma proporção bem maior. O primeiro festival oficial de cunho internacional foi realizado em 1939, na Suécia e levou o nome de Lingiada, em homenagem ao fundador da educação física no país, o Per Henrik Ling.

A essência é a mesma até os dias de hoje, como já foi apresentada acima, a principal ideia era a realização de um evento voltado para a ginástica, mas que não carregasse o espírito de competição extrema dos jogos olímpicos, dessa forma, inicialmente o evento foi dividido em dois momentos, ao passar de mais ou menos quatro dias era realizado um festival de ginástica propriamente dito, e nos outros próximos cinco dias acontecia um congresso a respeito de atividades físicas, com palestras e coisas do tipo.

A primeira gymnaestrada foi um sucesso, sendo contabilizados aproximadamente 7500 atletas, que vieram de mais de 37 países, fazendo com que houvesse uma repercussão e uma divulgação mundial. Também haviam mais de 1500 instrutores e treinadores, que além de auxiliar os ginastas, também contavam suas experiências e participavam de debates sobre métodos de aplicação e ensino da ginástica.

A segunda gymnaestrada foi ainda mais impactante do que a primeira. Realizada em 1949, a proporção foi praticamente o dobro da edição de 1939, já que nessa estavam presentes 62 países representados por aproximadamente 14000 ginastas, havendo poucas mudanças comparadas a primeira, sendo uma das principais a alteração da quantidade de dias, que dessa vez foram cinco dias de apresentação e três dias de congresso e palestras.

Apenas na segunda realização do evento que o termo “Gymnaestrada” foi oficializado – antes sendo chamado de Lingiada. – O nome foi instituído por Johannes Heinrich François Sommer, que resume a essência e a ideia principal do evento, onde “gymna” se relaciona à ginastica e “strada” se relaciona a caminho. Dessa forma, o caminho da ginástica é o foco do evento, representando a interpretação literal da palavra e sua filosofia, que tende a mostrar acima de tudo a união entre os povos, e não a disputa e/ou na competição, fazendo com que todos os participantes sintam-se vitoriosos e que cada um deles represente seu país por amor e pelo prazer de praticar esportes, além de evidenciar os benefícios da prática.

Organização do Evento

Em geral, o evento acontece no mês de julho no decorrer de sete dias, sendo dividido nos seguintes tópicos:

  • Cerimônia de abertura, que acontece no primeiro dia do evento, em um estádio com capacidade para pelo menos trinta mil pessoas;
  • Apresentações em grupos, ocorrem algumas apresentações, que são realizadas por dez ginastas no mínimo, e acontecem no mesmo dia da cerimônia de abertura;
  • Apresentações em grupo, que são realizadas ao ar livre e podem contar com até trezentos ginastas;
  • Espetáculos de ginástica geral por nações, também conhecida como noites nacionais, acontecem em locais fechados, nas quais os membros podem mostrar sua desenvoltura na prática de ginástica geral, associando a itens da cultura nacional; 
  • Ginástica de gala, em que a Federação Internacional é responsável, e que são realizadas coreografias baseadas em um tema pré determinado por um grupo convidado;
  • Fórum de instrutores é a parte que envolvem palestras e debates, além de demonstrações educativas e de didática;
  • Eventos sociais para participantes, que incentivam a integração e socialização entre os ginastas;
  • Cerimônia de encerramento, que acontece ao final do evento e que precisa seguir o estilo da cerimônia de abertura.

Gymnaestrada Mais Recente

A última gymnaestrada realizada foi a décima quinta edição, na Finlândia, no ano de 2015 e o nosso país teve a possibilidade de participar, contando com 381 brasileiros. Dessa vez o esporte foi mais difundido, inclusive para portadores de deficiência e necessidades especiais.

Como é um evento realizado de quatro em quatro anos, o próximo acontecerá em 2019, na Austria, fazendo com que os atletas aguardem com ansiedade e muita expectativa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.