Escolhidas as Sedes da Copa do Mundo de 2018 e 2022

Após polêmicas envolvendo a escolha das novas sedes para a Copa do Mundo, a FIFA realizou, nessa quinta, uma eleição para escolher que país sediará o torneio mais importante de futebol em 2018 e 2022. Os vencedores foram a Rússia e o Catar. Disputaram, ao todo, 11 países para organizarem o campeonato.

A Escolha

Escolhidas as Sedes da Copa do Mundo de 2018 e 2022

Escolhidas as Sedes da Copa do Mundo de 2018 e 2022

A escolha se tornou tão polêmica e tão esperada por todos devido a acusações de uma possível fraude envolvendo a escolha dos países sede por parte de diretores ligados a entidade máxima do futebol. Um caso de favorecimento entre os candidatos foram manchetes em vários jornais por alguns dias que antecederam a escolha, tendo até o Joseph Blatter, presidente da FIFA, alegando que era inevitável conluios entre os candidatos.

Entretanto, o caso se tornou mais grave até o jornal Sunday Times divulgar que dois dos 24 membros do Comitê Executivo da FIFA estavam dispostos a negociar o voto com jornalistas da mídia britânica. Os envolvidos Reynald Temarii, presidente da Confederação de Futebol da Oceania, e Amos Adami, representante da Nigéria, demonstraram que trocariam o voto por certa quantia de dinheiro.

A solução encontrada pela organização foi de suspender os envolvidos. Além disso, a BBC também divulgou denúncias contra mais três membros, entre eles foi veiculado o nome de Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol e do Comitê Organizador da Copa de 2014.

Rússia 2018

FIFA

FIFA

A escolha da Rússia para ser sede da Copa do Mundo de 2018 foi considerada histórica, pois o país nunca havia sediado tal campeonato. Os russos, que foram representados durante a escolha pelo jogador do Arsenal Andrei Arshavin e pela recordista em salto com vara Yelena Isinbayeva, venceram as candidaturas conjuntas de Bélgica/Holanda e Espanha/Portugal, além da Inglaterra. Vladimir Putin, presidente do país, não viajou para acompanhar a eleição por acreditar que os vencedores já estavam definidos.

O projeto russo prevê uma quantia gasta de 500 bilhões de dólares. O principal foco do governo será promover melhorias em infra estrutura e em instalações adequadas para a prática do futebol. Outro empenho em gastar isso é tornar o futebol do país uma das grandes forças do continente.

Catar 2022

Projeto

Projeto

No entanto, a maior surpresa das eleições para país sede pela FIFA foi a escolha do Catar como organizador da Copa do Mundo de 2022. O país, que não tem grande tradição no futebol, levará pela primeira vez a competição para o Oriente Médio. Eles foram a candidatura que mais gastou com propaganda, tendo como garoto propaganda o ex jogador Zinedine Zidane, além de promover grandes clássicos do futebol internacional, como Brasil e Argentina e Brasil e Inglaterra. O país árabe bateu Japão, Austrália, Coréia do Sul e Estados Unidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Futebol

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.