O jogador Frederico Chaves Guedes é conhecido por todo o Brasil por seu apelido, Fred. Um bom centroavante que ganhou projeção na mídia por ter sido escalado para disputar duas Copas do Mundo e também por ter um comportamento um tanto extravagante. Tornou-se reconhecido e ídolo no Rio de Janeiro por defender por 7 anos as cores do Fluminense. Conheça mais sobre a trajetória e a história da vida do jogador Fred.
Os Feitos de Fred
Nascido na cidade de Teófilo Otoni no dia 3 de outubro de 1983, Fred, se tornou um nome conhecido dos brasileiros por vestir a camisa verde e amarela em diversas situações. Pela Seleção Brasileira o jogador participou de duas Copas do Mundo, de uma edição da Copa América e de uma edição da Copa das Confederações. Uma das atuações de Fred com a camisa canarinho foi na final da última competição citada, ele marcou dois gols.
Como jogador do Fluminense, Fred, se tornou integrante do grupo que ficou conhecido sob a alcunha de “Time de Guerreiros” em 2009. Foi o artilheiro 4 vezes atuando pelo tricolor carioca e ainda ganhou várias competições com destaque para dois campeonatos nacionais. Um boa carreira que infelizmente acabou sendo marcada pelo fatídico jogo na Copa do Mundo de 2014 (realizada no Brasil) em que a seleção brasileira perdeu de 7×1 da Alemanha. Muitos criticaram a fraca atuação de Fred.
O Começo da Carreira e o Gol Mais Rápido do Futebol Brasileiro
No ano de 2003 Fred era apenas um jogador iniciante que acabava de sair das categorias de base para jogar pelo clube América Mineiro e mesmo assim ele já conseguiu grande destaque. Com um chute do meio de campo o jogador marcou o gol mais rápido do futebol brasileiro, com apenas 3 segundos. A partida era contra o time Vila Nova de Goiânia pela Copa São Paulo de Futebol Junior.
Esse era também o gol mais rápido do mundo, contudo, o jogador árabe Nawaf al Abed marcou um gol com apenas dois segundos de jogo. Além desse gol relâmpago o jogador ainda se tornou parte da história do América como o maior artilheiro do clube, ele marcou 34 gols na década de 2000.
A Ida para o Cruzeiro
Um jogador como Fred logo desperta a atenção de clubes grandes do futebol nacional e não demorou, em 2004, o Cruzeiro o contratou. Novamente a sua fama de goleador iria prevalecer, com a camisa do time da toca da raposa ele marcou 28 gols somente no Campeonato Brasileiro além de outros 2 gols na Copa Sul-Americana. Em 2005 Fred continuou no Cruzeiro e continuou fazendo gols, somente no campeonato mineiro foram 14 gols. Ele se tornou um ídolo para a torcida e demonstrou em toda a sua trajetória que também tinha grande admiração pelo clube.
A Carreira Internacional do Jogador Fred
Com tantos gols marcados é claro que Fred chamou a atenção de clubes do exterior também e em 2005 foi contratado pelo Lyon, clube francês. Nesse clube o jogador jogou ao lado de outros nomes importantes do futebol brasileiro que são Cris e Juninho Pernambucano. Os três foram chamados para atuar pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2006.
Em campo pelo Lyon, Fred, contribuiu, para que o clube se tornasse heptacampeão, venceu seis vezes seguidas a competição da Ligue 1 Francesa. Porém, nem tudo foi exatamente bem para Fred na sua carreira internacional. Como o clube contava com outros bons jogadores ele não conseguiu se manter firme como titular perdendo seu lugar para outros jogadores como John Crew e a estrela do clube Karim Benzema.
Quando percebeu que a situação não iria mudar, Fred, decidiu deixar o futebol estrangeiro para voltar ao Brasil. Porém, sua saída do Lyon em 2009 foi considerada polêmica, isso deixou a imagem do jogador um tanto prejudicada. No mesmo ano o jogador foi contratado pelo clube brasileiro Fluminense onde escreveria uma história vencedora.
7 Anos no Fluminense
A relação de Fred com o Fluminense foi bastante próspera, tanto que o jogador conseguiu ser convocado para a seleção mesmo atuando no Brasil. Naquele momento era raro que jogadores que ainda jogavam em times nacionais fossem chamados para compor o elenco. No começo da escrita dessa história Fred teve alguns problemas como uma lesão na virilha, em 2009, mas tudo foi superado e ele manteve uma média de um gol por partida no mesmo ano.
O jogador conquistou a torcida do Fluminense e os brasileiros de uma forma geral por ser um excelente atleta, mas também por ter um comportamento um tanto exagerado. Fred se destacou também com a torcida feminina por ser considerado um dos jogadores mais bonitos do campeonato brasileiro e também da seleção. Vários episódios de mulheres que gritavam para o jogador foram registrados. Houve até mesmo um caso polêmico em que Fred beijou uma fã na rua e se acabou se tornando parte de uma história envolvendo fofocas.
A Queda de Desempenho na Copa do Mundo FIFA 2014
O atleta apresentou declínio de desempenho na Copa do Mundo de 2014, a verdade é que Fred quase não apareceu nos jogos e isso fez com que a torcida começasse a questionar se o jogador não estaria ficando velho demais para a seleção. Especialistas em esquemas táticos dizem que o verdadeiro culpado pelo mau desempenho de Fred é na verdade o técnico Luiz Felipe Scolari que fez uma escalação errônea em que o centroavante ficava isolado sem chances de pegar a bola.
Após perder o jogo contra a Alemanha na Copa e ficar em quarto lugar na competição mundial Fred disse que não jogaria mais pela Seleção, pois em suas próprias palavras “já deu”. A frustração dos jogadores ficou bastante evidente nesse momento em que o país do futebol foi humilhado por uma seleção que não só levou o título do mundial como mostrou como a união de vários craques é mais sólida que apenas a criação de estrelas solitárias.
O Atlético Mineiro
Após toda a situação ocorrida na Copa do Mundo de 2014 Fred apresentou uma certa queda de rendimento embora continuasse marcando gols com a camisa do Fluminense. Após 7 anos de intenso namoro com a torcida o jogador se despediu do Rio de Janeiro e foi jogar pelo Atlético Mineiro.