Gastronomia Francesa como Patrimônio da Unesco

Maneira Francesa de Comer à Mesa

Para os franceses, que sempre foram elogiados por seus modos à mesa, na hora das refeições, não poderia haver melhor notícia. Essa maneira peculiar de se alimentar, recentemente foi considerada, como patrimônio imaterial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). Em virtude disso,a França anunciou a criação de um centro cultural de gastronomia. Para os amantes da boa comida, é mais um motivo para  visitar o país.

Patrimônio Imaterial da Unesco

O chamado Patrimônio Imaterial da Unesco,na realidade, é um livro,um compêndio que reune em suas páginas, desde famosas danças clássicas, até as línguas que já estão em extinção. Recentemente,foi oficializado o lançamento da candidatura, em Tours, oeste de Paris, onde estavam o comitê da Instituição, com a presença da imprensa, para que fosse feita uma entrevista coletiva, e depois houve a celebração com uma grande festa, para comemorar a inclusão da culinária ,e modo de comer à mesa dos franceses,como patrimônio da Entidade.

Comida Francesa

Comida Francesa

Significado do Prêmio

De acordo com especialistas em gastronomia, ser considerado como Patrimônio imaterial da Unesco, não é ganhar um prêmio para a culinária francesa, e sim a maneira peculiar como o povo francês, se comporta à mesa. E isso inclui, o modo como dividem os alimentos em vários pratos, na hora das refeições, os  acompanhamentos que são servidos, o lugar ocupado por cada pessoa na mesa, os pratos e os copos escolhidos para serem usados no momento da alimentação, enfim, é todo um conjunto, chegando até a ser um ritual nas refeições, principalmente nos dias festivos, quando os franceses tem alguma comemoração para fazer.

Esse comportamento à mesa, teve muito pouca variação desde o século XVIII, até os dias atuais,o que denota ser um povo que gosta de manter suas tradições, culturais e gastronômicas.Pertencer à Unesco, também não é ser premiado, pela produção de restaurantes luxuosos e sofisticados, que é o que remete a todos quando ouvem a palavra gastronomia. Vale ressaltar, que para os franceses ela é sinônimo de comer bem.

Gastronomia Francesa

Gastronomia Francesa

Idéia da Candidatura e Centro Cultural

A idéía de candidatar a França, partiu de uma historiadora francesa. em Tours, que fica localizada à oeste de Paris, onde há a Sede do Instituto Europeu de História e Cultura da Alimentação. Na realidade, essa atitude teve por objetivo reforçar a importância da arte de comer à mesa, para os próprios cidadãos franceses, e para os turistas que visitam o país,através de incentivos para a pesquisa e parcerias com colégios, e ainda a criação de um centro cultural, que é totalmente dedicado a culinária francesa, nos moldes das instituições construídas para música e a ciência.

A idéia é fazer um centro multidisciplinar, onde haja exposições, ateliês, e degustações de alimentos. Várias cidades franceses, estão concorrendo para realizar esse grandioso projeto, por exemplo, Bordeaux, Lyon e Paris, que possui um palácio para realizar o projeto, situado no centro da cidade na Place de la Concorde.

Unesco sobre Gastronomia Francesa

Unesco sobre Gastronomia Francesa

Premiações da Unesco

A Entidade premia desde o ano de 2003, com um selo de cultura, não somente monumentos de arquitetura, que devem ser preservados, como também manifestações tradicionais, que estão quase acabando, como as técnicas de tecelagem chinesas, e a pesca coletiva em Mali. Na área da culinária, no ano de 2010 foram contemplados, juntos com a França, a tradicional gastronomia mexicana,a dieta mediterrânea, e o pão de mel decorado da Croácia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.