Campeonato Baiano

Todos os Estados possuem os seus campeonatos de futebol e com a a Bahia não seria diferente. O Campeonato Baiano de futebol é o primeiro torneio do ano para os dez clubes baianos da primeira divisão. Diferente do que ocorre nos outros estados, ele é composto por três fases.

Na primeira fase, a de classificação, apelidada por muitos de ‘mata mata’, porque quem perder está fora, todos os times se enfrentam em jogos de ida e volta (um em casa e outro fora). É nessa fase que se definem quais os quatro clubes que disputarão as semi finais e os dois que serão rebaixados à segunda divisão.

Campeonato Baiano

Campeonato Baiano

Os quatro clubes classificados para a segunda fase do torneio são divididos em dois grupos e jogam intercruzados, ou seja, o primeiro e o quarto classificados formam um grupo e o segundo e o terceiro formam outro. Eles se enfrentam também em jogos de ida e volta, para definir quem serão os finalistas do campeonato. O mando de campo e a vantagem na final são do clube que obteve a melhor classificação na primeira etapa.

Nos últimos dez anos, o Campeonato Baiano não apresentou muitas novidades. De 2003 até hoje, o Esporte Clube Vitória acumula sete títulos (um tricampeonato e um tetracampeonato), intercalados pelo Colo-Colo (de Ilhéus), em 2006, e pelo Bahia de Feira (de Feira de Santana), em 2011.

Campeonato Baiano

Campeonato Baiano

O maior rival do Vitória no Estado, o Esporte Clube Bahia, foi o campeão desse ano, quebrando um jejum de onze anos. Entretanto, o Bahia é maior vencedor da disputa, acumulando ao longo de sua história quarenta e quatro títulos baianos.

O Campeonato Baiano é uma das disputas mais antigas do país, perdendo somente para o Campeonato Paulista. De qualquer forma, muito se fala hoje sobre a qualidade da disputa, que é tida como uma das melhores em partidas, com verdadeiros clássicos em campo.

A participação dos times do interior ganhou ascensão apenas nos últimos anos. Até então, a disputa permanecia entre os dois “times grandes” da capital, Vitória e Bahia.

Campeonato Baiano

Campeonato Baiano

Além dos títulos do Colo-Colo e Bahia de Feira, apenas o Palmeiras do Nordeste (atual Feirense), também de Feira de Santana, levou o título para o interior. Isso porque no ano de 2002, o Baianão foi realizado de forma diferente. Num primeiro momento, todos os times (exceto Bahia, Vitória e Fluminense de Feira) participaram, sagrando o Palmeiras como campeão. Depois, na fase “dos grandes”, formou-se um quadrangular final com Palmeiras, Bahia, Vitória e Fluminense, tendo o Vitória como o campeão.

O Campeonato Baiano também se destaca quando o assunto é lotação de estádios. A torcida do Bahia é recordista de público, mesmo quando o time estava na série C do Campeonato Brasileiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Futebol

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.