Brasileiro Série A

O Campeonato Brasileiro e Sua História

O Campeonato Brasileiro, que também já se chamou Campeonato Nacional de Clubes, teve início em 1971, entretanto, em 2010, assim que a Confederação Brasileira de Futebol juntou os títulos antigos nacionais, a primeira edição ficou sendo a Taça do Brasil em 1959. Destacando-se como a competição principal entre os clubes brasileiros de futebol.

Depois que se iniciou o Campeonato Nacional de Clubes, em 1971, houve edições com vários nomes, tais como Campeonato Nacional de Clubes, Taça de Prata, Taça de Ouro, Copa União, Copa Brasil, e somente depois de 1989, passou a ser usado o nome atual: Campeonato Brasileiro de Futebol.

O primeiro campeão do Campeonato Nacional de Clubes foi o Bahia. Depois de 2003, a competição passou a contar pontos corridos, e sob esse sistema primeiro campeão foi o Cruzeiro. Esse campeonato é feito contando com a organização da CBF e promove o acesso à Taça Libertadores da América ao campeão, vice, 3º e 4º colocados.

Bem no ano 2000, não foi feita a disputa oficial pelo Campeonato Brasileiro, e foi celebrado o torneio preparado pelo Clube dos 13, que recebeu o nome de Copa João Havelange, reconhecido pela CBF como equivalente substituto do Campeonato Brasileiro. Na década de 70, tanto o Atlético Mineiro (vice-campeão) quanto o Botafogo (5º colocado)terminaram sem derrotas o campeonato, entretanto, naquela temporada o campeão foi o São Paulo.

Quando se considera somente o tempo a partir de 1971, assim que o Campeonato Brasileiro passou a ser Campeonato Nacional de Clubes, o clube com maior número de títulos é o São Paulo. Quando é levada em conta o Torneio Roberto Gomes Pedrosa e a Taça Brasil, ambos oficializados pela CBF se tornaram equivalentes ao Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Santos são clubes com mais títulos, oito cada.

Uma das propriedades do Campeonato Brasileiro foi a total falta padrão do sistema, que era alterado todos os anos, da mesma forma o número de participantes e as regras. Depois de ter tido a aprovação no Congresso Nacional do “Código do Torcedor”, foi feito pela CBF um planejamento que pretendia organizar o calendário confuso do futebol nacional.

Seguiu o sistema de turno e returno e diminuiu o tempo ligado às competições estaduais. Como esse tipo de calendário exige bastante tempo, também passou a diminuir o número de participantes em 2004, que ficaram para 22 e anteriormente eram 24, e em 2006 apenas 20, tanto na primeira divisão, Série A como na segunda divisão, Série B. A partir do ano de 2009, para a Série C, com a criação da Série D, a quantidade de clubes se igualou àquela das Séries A e B, apesar de ter formato distinto de disputa.

Até o ano de 2011, somente 03 clubes participaram de todas as edições Série A desde 1971: Cruzeiro, Flamengo e Internacional. O São Paulo e o Santos jamais foram rebaixados, entretanto no final da década de 70 recusaram-se a participar do Brasileirão por terem negado seus pedidos de entrar na disputa somente a partir da fase final.

O Campeonato Brasileiro, o popular Brasileirão, no ano de 2006, foi tido como sendo o 5º melhor campeonato de futebol nacional de todo o mundo, pela IFFHS.

Brasileirão Série A – 2015

Neste ano, o Campeonato Brasileiro de Futebol da Série A contará com sua 59ª edição. Assim como em outros anos, a disputa contará com o mesmo tipo de regulamento, claro que após a implementação dos pontos corridos para a competição. Durante a Copa América, que terá sua edição protagonizada no Chile, os jogos não contarão com a pausa característica.

Está edição terá o menor numero de clubes do Nordeste, depois da implantação dos pontos corridos, apenas o Sport será o representante da região, e aquela com numero maior de clubes será a região catarinenses, que terá a participação de quatro clubes: Joinville, Figueirense, Chapecoense e Avaí.

Regulamento da Competição

O Campeonato Brasileiro da Série A será disputado por vinte clubes, e em 02 turnos. Nos turnos, todos os clubes se enfrentarão somente uma vez. As disputas referentes aos jogos do 2º turno serão feitas segundo a ordem estipulada para o primeiro, somente com a inversão do mando de jogo. Não terá a possibilidade de campeões por turnos, e o campeão brasileiro será aquele que tiver o numero maior de pontos depois de cumprida as 38 rodadas.

Como Se Dará o Critério de Desempate

Se, por um acaso do destino, houver um empate de pontos entre dois ou mais clubes da disputa, a aplicação dos critérios de desempate será feita de acordo com a ordem seguinte:

  • 1º – Deverá ser levado em conta o número de vitórias
  • 2º – Deve ser avaliado o saldo de gols de um e de outro clube
  • 3º  – Os gols feitos, ou seja, os gols pró
  • 4º – Os gols tomados, ou seja, os gols contra
  • 5º – A quantidade de cartões vermelhos que o time tomou durante as disputas
  • 6º – Os cartões amarelos que foram tomados no decorrer da competição

No fim do campeonato, caso ainda permaneça o empate entre os clubes, levando-se em consideração os primeiros quatro critérios acima, será realizada uma partida para que haja o desempate, a ser realizada num campo neutro para que se determine a colocação de ambos os times. Essa partida deverá ser efetuada em no máximo 07 dias depois do encerramento da competição e, caso permaneça o empate, a disputa será resolvida através dos pênaltis.

Veja logo abaixo quais são os times participantes do Campeonato Brasileiro – 2015:

Brasileirão/2015

  • Atlético Mineiro
  • Avaí
  • Atlético Paranaense
  • Chapecoense
  • Curitiba Cruzeiro
  • Corinthians
  • Figueirense
  • Fluminense
  • Flamengo
  • Grêmio
  • Goiás
  • Joinville
  • Palmeiras
  • Internacional
  • Ponte Preta
  • São Paulo
  • Santos
  • Vasco da Gama
  • Sport

O Campeonato Brasileiro da Série A terá inicio no dia 09 de maio, por isso, não perca tempo, prepare seu kit torcedor e junte sua torcida. Vale a família, amigos e até os rivais, para dar uma emoção maior ao jogo. Tudo para animar ainda mais o seu time do coração a conquistar esse importante campeonato do Brasil. Mas lembre-se, o que vale é a torcida, e nela não há lugar para briga, desentendimentos e tudo o mais. A festa bonita se faz dentro de campo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Futebol

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.