Briga no Hockey

O Hockey

O Hockey, que também pode ser conhecido como “hóquei sobre o gelo” ou ainda “hóquei no gelo”, é um esporte de categoria olímpica que se praticado em um ringue patinação, que é uma superfície cercada por paredes de aproximadamente um metro de altura constituída de gelo.

As pessoas que praticam esse esporte – os patinadores – são reunidos em duas equipes distintas, com seis jogadores cada, onde todos eles e também os juízes que estão no comando daquela competição, necessariamente usam patins para ficar sobre o gelo. Os jogadores patinam sob a superfície e também contam com o auxílio de tacos para movimentar os discos de borracha que fundamentam todo o esporte.

O objetivo principal do hóquei é fazer com que o disco que foi citado acima seja colocado na baliza do time adversário. Dessa forma, cada gol que é feito corresponde a um ponto, e no final, sai como vencedor a equipe que fez o maior número de pontos, tornando-se os campeões da partida.

Jogadores Brigando em Jogo de Hockey

Jogadores Brigando em Jogo de Hockey

O hóquei no gelo é considerado um dos mais rápidos jogos de todo o mundo, tanto no que diz respeito aos velozes e constantes movimentos dos jogadores, quanto pelas tacadas fortes que são disparadas pelos mesmos, que podem chegar até a cento e sessenta quilômetros por hora. Um ponto interessante desse jogo, além dessa questão de velocidade, é o fato de que é um dos poucos esportes que possibilitam que os jogadores sejam trocados – de forma ilimitada – ao decorrer do jogo, sem que hajam malefícios ou punições.

Por mais que não aparente, esse é um esporte bastante violento e que envolve muita agressividade, e é por isso também que são utilizados pesados e relevantes equipamentos de proteção, visando sempre a diminuição do número de lesões. Por todos esses motivos, é comum que aconteçam várias brigas entre os jogadores nas próprias partidas, e isso é exatamente o foco do artigo e será tratado mais abaixo.

A origem do hóquei do gelo se deu no Canadá, e por isso mesmo ele é até mesmo considerado o esporte nacional do país. O Canadá é ainda o maior e mais conceituado vencedor desse esporte em competições internacionais ao redor de todo o planeta, inclusive em competições importantíssimas, como os Jogos Olímpicos e os Campeonatos Nacionais.

Um outro local onde o hóquei é altamente popularizado é nos Estados Unidos, principalmente nas regiões do Centro Norte e do Nordeste. Há também uma alta incidência da prática desse esporte em países como a Suécia, a Rússia, a Finlândia, a Letônia, a República Checa e a Eslováquia e a Eslovênia. Há também a prática, porém em menor escala, em locais de clima temperado.

Jogador de Hockey dando Murro em Adversário

Jogador de Hockey dando Murro em Adversário

A História do Hóquei

Como já foi apontado acima, o hóquei no gelo foi desenvolvido no ano de 1834 no Canadá, sendo um derivado do esporte hóquei de campo – que é um esporte praticado entre duas equipes com onze jogadores cada e que tem como objetivo marcar o maior número possível de gols, onde a bola é conduzida, assim como no hóquei de gelo, por meio de tacos. – E a partir dessa inspiração, os primeiros jogos informais passaram a ser realizados e praticados principalmente pelos soldados britânicos, nas cidades de Kingston, Halifax, Nova Escócia e Ontário, sempre sobre os rios e lagos congelados, que formavam uma espécie de espelho no forte e rigoroso inverno do país.

No ano de 1875 foi realizada pela primeira vez a cobertura de um jogo de hóquei, e isso aconteceu e Montréal, uma das maiores cidades canadenses. Após isso, no ano de 1877 estudantes da Universidade McGill se interessaram em criar as primeiras regras oficiais do esporte, e a partir disso, a bola de borracha foi substituída por um disco feito de madeira, e cada equipe apssou a oficialmente ter nove jogadores. Assim, o hóquei passou a se espalhar por todo o país e nos festivais de inverno de várias cidades canadenses nos próximos nãos.

Hoje em dia existe a NHL, ou National Hockey League, que é uma organização esportiva profissional que é constituída pelos principais times de hóquei no gelo do Canadá e dos Estados Unidos.

No início o hóquei era um esporte predominantemente masculino e isso era justificado principalmente por ser um esporte agressivo, porém, rapidamente o hóquei feminino ganhou espaço, espaço esse graças a Isabel, uma das filhas de Lord Stanley, que sempre foi muito fã do esporte e já foi várias vezes flagrada jogando hóquei com seus irmãos e com amigos. Uma partida de hóquei feminino propriamente dito foi registrada pela primeira vez no ano de 1891, na cidade de Ottawa, mas foi apenas nos últimos dez anos que o hóquei feminino cresceu mais significativamente, tendo o número de jogadoras aumentado em quatrocentos por cento.

O esporte foi praticado de forma profissional pela primeira vez por uma equipe estadunidense no ano de 1903, na cidade Houghton, no Michigan, mas ainda que possuindo essa origem, a maioria dos jogadores eram canadenses. Assim, em 1904, uma liga de hóquei decidiu alterar o número de jogadores das equipes, passando de nove para seis (sem contar os jogadores reservas), e a partir daí isso se tornou um padrão para o hóquei.

Troca de Socos em Jogo de Hockey

Troca de Socos em Jogo de Hockey

A Estrutura do Esporte

Um jogo de hóquei é praticado em uma pista de gelo especialmente desenhada. O gelo é responsável por diminuir muito o atrito e a fricção entre o disco a pista, e facilita também a locomoção dos jogadores, e por isso as velocidades alcançadas são tão altas. A pista conta com um formato retangular e as dimensões padrões são: sessenta e um metros de comprimento por vinte e seis metros de largura pela National Hoquei League e sessenta metros de comprimento por trinta metros de largura em todo o restante do mundo.

As pistas contam ainda com cantos arredondados e um muro envolvendo a pista, visando que o disco não escape dos jogos, além de uma parte de vidro acima desse muro, para proteger as pessoas que estão nas arquibancadas, mas possibilitando que elas assistam normalmente. Há também diversas marcações que delimitam áreas específicas da pista.

Os jogos de hóquei são divididos em três tempos, cada um com vinte minutos,  e esses tempos são separados por intervalos de vinte minutos cada. As substituições dos jogadores no esporte são ilimitadas e podem ser feitas tranquilamente sem a autorização do juiz. Os equipamentos indispensáveis utilizados na prática de hóquei no gelo são o disco de borracha, que tem dimensões aproximadas de dois centímetros e meio de espessura, sete centímetros e meio de diâmetro e pesa cerca de cento e sessenta gramas. Além disso, também são necessários patins específicos para o esporte, que são constituídos de um sapato de nylon e couro, materiais que oferecem segurança e proteção aos pés, e com uma lâmina de aço na parte inferior. Que oferecem ao jogador mobilidade e sustentação. Outro item necessário são os tacos que tem um formato de “L”

Os jogadores utilizam ainda um uniforme que representa a que equipe eles pertencem, um capacete, que visa proteger os jogadores em caso de quedas ou outro tipo de acidente. Junto com esse capacete, muitas vezes são utilizadas máscaras de proteção ou um visor de plástico para proteger o rosto do jogador. Os jogadores usam também luvas: uma de apanho, geralmente na mão esquerda, e uma de bloqueio, geralmente na mão direito. Há também outros equipamentos de proteção que devem ser utilizados, principalmente sobre os braços, ombros e pernas e também um colete ao redor da barriga e do tórax;

Jogadores de Hockey se Agarrando

Jogadores de Hockey se Agarrando

Brigas no Hóquei no Gelo

As brigas nesse esporte são quase que uma tradição que foi estabelecida na América do Norte, e isso chama muita atenção, tanto é que existem pessoas que acompanham esse esporte apenas para ver as brigas. Alguns jogadores tem o papel específico de intimidar e brigar com osoutros jogadores, e apesar da maioria das brigas serem espontâneas, muitas delas são combinadas pelos próprios participantes. Ainda que os árbitros suportem e até mesmo façam um pouco de vista grossa sobre isso, eles acabam impondo várias penalidade nos jogadores que se envolvem nas brigas.

Ainda hoje existem muitas discussões e debates sobre a permissão dessas brigas no hóquei, porque apesar dos inúmeros pontos negativos, muitos fãs do esporte não concordam com a eliminação das mesmas dos jogos profissionais, porém existe sim uma forte série de medidas com o objetivos de eliminá-las do esporte.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Coletivo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.