Em Foz do Iguaçu, Receitas Médicas e Pedidos de Exames Estão Voltando à Pré-História

Sob este título, quero comentar um problema muito comum em nossa cidade – se não no Brasil, que precisa, no entanto, ser solucionado, evitando mortes e contribuindo com a melhoria da saúde pública.

Refiro-me aos pedidos de exames laboratoriais, bem como às receitas médicas fornecidas por uma grande maioria dos nossos médicos, principalmente no que diz respeito ao Sistema Único de Saúde.

Receitas

Ocorre que, mesmo existindo uma lei a respeito, e nos próprios formulários de pedidos de exames uma observação pedindo que seja preenchida em letra de forma, parece que os médicos vêm ignorando a lei 0492, de 16 de dezembro de 1999, que em seu artigo 1º, torna obrigatória a emissão de receitas legíveis aos pacientes; de maneira que as mesmas vêm sendo preenchidas de forma ilegível ao ponto de muitas vezes não apenas o nome do paciente ser trocado ou sair errado, como também os próprios exames serem indecifráveis.

Fico imaginando a dificuldade dos auxiliares de enfermagem ou mesmo dos laboratórios diante de tal problema. Uma  vez que não são adivinhos, tão pouco decifradores de hieróglifos ou grafias cuneiformes (pra não falar pré-histórica)- que é o mais próximo dos rabiscos daqueles que se intitulam médicos. Será que nossos ilustríssimos doutores  ignoram que por seus rabiscos ilegíveis podem causar a morte de seus pacientes? Ou será que é proposital para reduzir um pouco a explosão demográfica existente no país?

Escrita

Seria pedir demais que lembrem do alfabeto brasileiro, ainda que manuscrito? Porque, sinceramente, ninguém merece tais rabiscos que eles próprios só lembram, nas próximas duas horas com a ajuda de DEUS, e que, passado esse tempo, só DEUS sabe o que escreveram.

Seria conveniente que o Município incluísse em seu provisionamento dos próximos anos, a compra de cadernos de caligrafia para os médicos, ou então providenciasse um sistema de receitas e requisições computadorizado; porque o número de medicamentos trocados por muitos balconistas de farmácia também não é pequeno.

Troca

Claro que há exceções! Alguns (bem poucos) profissionais tem uma ótima caligrafia, e outros, inclusive, fornecem receitas impressas por computador. Parabéns a esses não é mesmo? Vou buscar me informar dessas raridades para uma merecida homenagem neste veículo de comunicação. Mas, por enquanto, é possível colocar aí esse apelo?

Grato!

BCA

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.