Dicas Para Se Livrar Do Mau-Hálito

Além de ser um problema de saúde, o mal hálito se torna algo social, pois causa constrangimentos e pode fazer com que a pessoa se isole ou seja isolada, perca oportunidades, se sinta inferior.

Entretanto, ninguém precisa deixar este problema interferir tanto na sua vida, pois é bem fácil para melhorar a hálito e manter os seus dentes e gengivas saudáveis. Confira, a seguir, alguns passos simples para manter a sua boca sempre fresca e limpa.

Dica 1: Escove os Dentes e Uso Fio Dental Com Frequência

O acúmulo de resíduos de alimentos entre os dentes causa a proliferação de bactérias que causam mau hálito e outros problemas, como cárie, tártaro, etc. Para evitar estes problemas, escove os dentes pelo menos duas vezes por dia, e use o fio dental pelo menos uma vez.

Se você estiver preocupado com o seu hálito, escove e passe o fio dental após cada refeição que fizer. Para isso é interessante carregar sempre um kit básico na bolsa, com paste de dente, escova, fio dental e um enxaguante bucal. Entretanto, cuidado para não exagerar. Se você escovar com muita força pode acabar desgastando os dentes, tornando-os vulneráveis ​​à deterioração, sem contar nas gengivas, que poderão acabar feridas.

Dica 2: Faça Bochechos

Além de refrescar o seu hálito, um bochecho com um enxaguante bucal adiciona mais proteção contra as bactérias. Um sabor mentolado e fresco pode fazer você se sentir bem. Mas tenha certeza de que o produto que você escolher realmente mate os germes que causam mau hálito. Não basta camuflar o cheiro, é preciso tratar o problema. Lave diariamente sua boca com um bom anti-séptico e eliminar o mau hálito em sua fonte.

O bochecho apenas com água também tem o seu valor. Os movimentos com água ajudam a eliminar partículas de alimentos que estiverem presas em seus dentes.

Dica 3: Escove a Sua Língua

O revestimento que normalmente se forma na sua língua pode ser o local perfeito para as bactérias produzirem mau cheiro. Para se livrar delas, escove suavemente sua língua com a sua escova de dentes. Existem, inclusive, algumas escovas que contam com uma parte específica para escovar a língua e retirar esta película que se forma sobre ela.

No início você poderá achar desconfortável escovar a língua e poderá chegar até a sentir uma ânsia. Entretanto, basta insistir para se acostumar. O ato de escovar a língua irá remover bactérias, restos de comida e células mortas que, sozinha, a escovação normal nos dentes não consegue remover.

Dica 4: Evite Alimentos Que Interfiram no Hálito

A cebola e o alho são grandes vilões do bom hálito. Isso porque, após comê-los, escovar os dentes pode até reduzir o cheiro na boca, mas dificilmente conseguirá eliminá-lo por completo.

As substâncias que causam o mau cheiro destes alimentos entram em sua corrente sanguínea e chegam até os pulmões, dessa forma, ao respirar você estará liberando o cheiro.

A melhor maneira de acabar com o problema é não comer estes alimentos pelo menos antes de ir para o trabalho, se encontrar com amigos ou qualquer outra situação em que você não queira ficar com o temido “bafo”.

Dica 5: Pare de Fumar

Além de causar câncer, o tabagismo pode prejudicar suas gengivas, manchar os seus dentes e causar mau hálito. Hoje em dia existem diversas opções para quem deseja parar de fumar, como os adesivos de nicotina, por exemplo.

Se você acha que precisa de uma ajuda um pouco mais efetiva, marque uma consulta com o seu médico para falar sobre programas ou medicamentos de prescrição que podem ajudar você a parar de fumar.

Dica 6: Chupe Chicletes Sem Açúcar

As bactérias da boca amam açúcar e o usam para produzir ácido. Isso desgasta os dentes e causa mau hálito. Por isso, mascar chicletes sem açúcar é uma boa solução. Além de melhorar o hálito, o ato de mascar estimula a produção de saliva, que é o mecanismo de defesa natural da boca contra ácidos da placa bacteriana, que causam cáries e também o mau hálito.

Dica 7: Mantenha as Suas Gengivas Saudáveis

Doenças da gengiva podem causar mau hálito. As bactérias se reúnem formando bolhas na base dos dentes, o que cria um odor desagradável. Se você tem algum tipo de doença na gengiva, seu dentista pode sugerir que você consulte um periodontista, que é um especialista em tratar esta parte da boca.

Se o seu mau hálito é resultado de um problema na gengiva, ao tratá-la o odor irá desaparecer. Portanto, fique sempre atento a esta parte da boca, e, ao perceber qualquer sinal diferente, consulte seu dentista. Tratar as gengivas é importante porque é nela que os dentes ficam presos, se ela não estiver bem, os dentes também não ficarão.

Dica 8: Umedeça a Boca

Se você não produzir saliva o suficiente, pode acabar facilitando o surgimento de cáries e mau hálito. Por isso, sempre que a sua boca estiver seca, beba água. Na verdade, o ideal é nem permitir que a boca fique seca. Além de a água fazer bem para a sua boca, ela também é fundamental para a sua saúde.

Reforçando a dica dada no item 6, mascar chicletes também ajuda na produção de saliva. Mas, claro, prefira sempre as versões sem açúcar para não prejudicar os seus dentes com o excesso de açúcar. Além disso, tente usar um umidificador à noite para umedecer o ar em sua casa.

Dica 9: Consulte o Seu Dentista

Se o seu mau hálito continuar apesar de todos os seus esforços, consulte o seu dentista. Ele irá verificar se os seus problemas estão relacionados a uma condição médica e indicará o melhor tratamento.

Além disso, o dentista poderá te ajudar no caso de você não ter a certeza se tem ou não mau hálito. Isso porque, geralmente, quem em não percebe e dificilmente alguém tem a coragem de chegar e falar. Neste caso, o profissional poderá tirar a sua dúvida e realizar o melhor tratamento.

Um dos piores problemas que podem ter para a nossa autoestima está no mau-hálito. As pessoas deixam de se aproximar para não terem de sentir o cheiro ruim que vem da boca do orador que mesmo com a higiene bocal em dia, pode ter este velho problema. Confira algumas dicas para se livrar do mau-hálito.

Este é um dos problemas mais comuns da atualidade. Muitas vezes a pessoa tem mau-hálito e não sabe, por isso pode existir muita dificuldade no diagnóstico.

Dicas Para Se Livrar Do Mau-Hálito

Dicas Para Se Livrar Do Mau-Hálito

Podem existir diversas causas, como cares nos dentes, que retém alimentos na boca por longas horas, auxiliando para que o mau-hálito apareça. Os próteses, sejam elas removíveis ou fixas, também pode originar mau-hálito.

As causas também podem estar ligadas com problemas fora da boca. Como no caso das pessoas que tomam remédios com frequência. Os remédios para diminuir a obesidade e os que servem para curar problemas renais são dois grandes causadores do mau-hálito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.