Como Manter Uma Alimentação Inteligente

A relação do ser humano e do alimento existe desde sempre, ninguém pode sobreviver sem a energia proveniente do que se come. Porém, essa relação vai muito mais além de simplesmente saciar a fome e sobreviver. Com o passar do tempo o homem chegou a essa conclusão e percebeu que era importante ter uma relação inteligente com a comida.

Foi a partir dessa compreensão que surgiu a necessidade de se ter um cardápio variado com opções de folhas, frutos, carnes, sementes e outros tipos de alimentos. Vale destacar que a descoberta do que era melhor para a alimentação se deu através de experiências com os diferentes tipos de comida.

Saiba Se Alimentar

Saiba Se Alimentar

Após um período de experimentação a humanidade foi descobrindo que alguns alimentos eram necessários no dia a dia e que outros eram melhores que os demais para a saúde do organismo. Atualmente, o homem já conhece bem milhares de alimentos e também já sabe como aproveitá-los usando o melhor dos seus benefícios.

A alimentação se tornou inteligente com o passar do tempo porque se tornou possível elencar quais os alimentos que trazem mais vantagens para o organismo. Além disso, o homem aprendeu a driblar dificuldades como sabor através do surgimento de temperos e formas diferenciadas de preparo da comida.

Estudando os Alimentos

Hoje em dia muitas pessoas dedicam as suas carreiras profissionais ao estudo dos alimentos e suas propriedades em busca da alimentação ideal. Muito mais do que dizer que alimento A é melhor que alimento B o objetivo desse estudo é contribuir para a cura de doenças e preservação da saúde apenas com uma dieta equilibrada e saudável.

Quem come bem tem um organismo funcionando bem e pode aproveitar a vida com mais saúde. É realidade que somos o que comemos, por isso é interessante conhecer os alimentos que compõem a chamada alimentação inteligente e incluí-los no seu dia a dia.

Os Alimentos Inteligentes

A Maçã

A maçã é uma das frutas mais democráticas que existem isso porque é possível encontrar mais de 3 mil tipos cultivados. Independente do tipo de maçã que você escolhe para ter em sua mesa essa fruta sempre terá baixa caloria e um alto teor de fibras. Isso sem contar as substâncias antioxidantes que ajudam a diminuir o risco de doenças e prevenir o envelhecimento precoce.

A principal fibra que é encontrada na maçã é a Pectina (presente em grande concentração na casca), a função dela é ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, contribuir para a diminuição dos níveis de colesterol no sangue e também prevenir a prisão de ventre.

Alimente - Se Bem

Alimente – Se Bem

A Pectina é ótima, mas não é a única substância que está presente na maçã, dentre outros benefícios podemos destacar os flavonoides e os polifenois (substâncias antioxidantes). Esses antioxidantes são muito importantes para preservar as células que sofrem com o ataque dos radicais livres.

Além de ajudar a evitar inúmeras doenças os antioxidantes também retardam o processo de envelhecimento.

O Azeite de Oliva

Esse azeite é extraído da azeitona e é a única gordura que não faz mal a saúde, aliás, faz muito bem. Aproximadamente 70% da gordura do azeite é monoinsaturada, isso quer dizer que é um tipo de gordura que age como uma vassoura e arrasta outras moléculas gordurosas (que são nocivas) que estão circulando nas artérias.

O azeite de oliva ainda é bastante rico num ácido graxo chamado ácido oleico (também chamado de ômega-9) que tem como função estimular o fígado a produzir HDL (colesterol bom) que ajuda no combate do LDL (colesterol ruim). O risco de doenças cardiovasculares é bastante reduzido.

Esse azeite também contém uma substância antioxidante chamada tocoferol que ajuda a retardar o envelhecimento e diminuir o risco de incidência de algumas doenças como, por exemplo, catarata, câncer e artrite.

Devemos destacar ainda o prazer que o azeite de oliva acrescenta a alimentação, pois dá um sabor especial para os alimentos. Um azeite que vai bem acompanhando os alimentos mais sofisticados e também os mais simples.

A Uva

A uva, assim como a maçã, tem uma boa quantidade de pectina. Além dessa substância a fruta ainda possui minerais como Cálcio, Potássio, Magnésio e Fósforo. Isso sem contar com a Vitamina A, C e Complexo B. Também é uma fruta rica em polifenóis.

Uma curiosidade em relação aos polifenóis é que eles são produzidos pelas videiras e ficam “estocados” principalmente na casca e nas sementes das uvas. Esse grupo de substâncias ajudam a combater a ação dos radicais livres, isso porque tem ação antioxidante.

Acrescentar as uvas a sua dieta pode ser bem interessante também porque elas têm propriedades antibacteriais, antialérgicas e antivirais. Isso melhora as defesas do organismo. Alguns outros benefícios são atribuídos as uvas como, por exemplo a prevenção de doenças cardiovasculares, ação anti-inflamatória e a redução de coágulos no sangue.

O Alho

O alho pode até não ser muito bom para o hálito, mas estudos comprovaram que o consumo de 1 grama dele por dia ajuda a reduzir cerca de 80% de gordura nas artérias. Isso ajuda a proteger o coração e aumento o colesterol HDL (o bom colesterol) e contribui para a redução do LDL (mau colesterol) no sangue.

Além disso, o alho contém a alicina (responsável pelo seu odor), essa substância inibe uma bactéria que á capaz de causar a úlcera. Lembrando que a úlcera é apontada pelos médicos como uma precursora do câncer gástrico.

O alho pode ser bastante útil para tratar de resfriados e infecções porque contêm substâncias que ativam o sistema imunológico. Consumir alho ainda ajuda a diminuir a glicose sanguínea devido a ação das substâncias (alicina e ajoeno), bastante indicado para diabéticos como um coadjuvante no tratamento.

A Linhaça

Depois de alguns estudos descobriu-se que a linhaça é rica em ácidos graxos conhecidos como ômega-3. Alguns estudos comprovaram que o óleo de linhaça pode chegar a conter em torno de 60% desse ácido graxo. Se você não tem o hábito de comer peixe no dia a dia pode ser uma boa alternativa.

O ômega-3 é bastante eficiente na proteção contra doenças cardiovasculares, doenças autoimunes, trombose, pressão alta e outras. Alguns estudos ainda apontaram que a linhaça tem propriedades que ajudam a controlar os hormônios e assim amenizam os sintomas da TPM e o calor intenso sentido na menopausa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.