Como é o Funcionamento dos Pulmões? O Que Faz Mal a Ele?

Manter os pulmões saudáveis é essencial para ter boa qualidade de vida, contudo, nesse ritmo de vida moderna pode não ser tão simples. Para quem pensa que somente fumar faz para o bom funcionamento desse órgão com forma de pirâmide precisamos alertar que existem outros riscos. Se você tem dúvidas sobre a estrutura, funcionamento e cuidados com os pulmões continue lendo que vamos apresentar todas essas informações detalhadamente.

Conhecendo Melhor os Pulmões

Com forma piramidal, o pulmão, pode ser comparado pela aparência a uma bexiga com consistência esponjosa e apresenta tonalidade cor-de-rosa. O ser humano possui dois pulmões situados na caixa torácica, eles fazem parte do aparelho respiratório. O pulmão esquerdo é dividido em dois segmentos chamados de lobos enquanto que o pulmão direito possui três lobos. O pulmão direito é mais largo e espesso em comparação ao esquerdo e também um pouco mais curto.

Os pulmões possuem brônquios divididos em bronquíolos e alvéolos pulmonares além de serem recobertos por uma membrana de proteção chamada pleura. A função dos bronquíolos é transportar ar da traqueia para os alvéolos. Os alvéolos são responsáveis por formar o tecido pulmonar e consistem em bolsas pequeninas feitas a partir de uma membrana extremamente fina com muitos vasos.

Como é o Funcionamento dos Pulmões?

Dos pulmões depende que o ar respirado entre em contato com o sangue circulante em nosso corpo, para isso o órgão duplo oxigena o sangue eliminando o dióxido de carbono. O sangue absorve o oxigênio de maneira que ligado a hemoglobina possa ser levado para todas as células do organismo eliminando dessa forma o gás carbônico que foi produzido pelas células para gerar energia.

Essa troca gasosa vital para o organismo é realizada por uma membrana extremamente fina chamada de membrana alveolar que promove a separação de cerca de 1 litro de sangue de 5 litros de ar. Para se ter uma ideia caso essa membrana fosse esticada teria o tamanho de uma quadra de tênis.

Pulmões

Pulmões

O Que Faz Mal Para o Pulmão?

Os dois principais fatores de risco para os pulmões são o tabagismo e a poluição. Para se ter uma ideia do tamanho do risco da poluição para a saúde pulmonar vale dizer que estudos detectaram que em muitas grandes cidades a cada 2 horas de ar respirado é como se a pessoa tivesse fumado um cigarro.

A dica para quem deseja fugir do grande dano da poluição em grandes centros urbanos é evitar fazer atividades a céu aberto em avenidas particularmente em horário de pico. Os carros são os grandes poluidores atmosféricos, respirar esse ar poluído afeta e seriamente os seus pulmões. No caso de quem utiliza ciclovias cercadas por avenidas a dica é evitar os horários muito movimentados ou substituir o lugar por um parque ou academia.

Ar Dentro de Casa

Ar Dentro de Casa

Ar Dentro de Casa

A qualidade do ar dentro das casas também deve ser observada com um tópico relevante haja vista questões como tabagismo passivo e o uso de fogão a lenha em algumas regiões. O aumento das doenças infecciosas na época do inverno se deve a uma qualidade do ar pior combinada com a redução da umidade do ar devido a menos incidência de chuvas. Foque em criar um ambiente mais saudável dentro da sua casa.

Exercícios Para os Pulmões

Exercícios Para os Pulmões

Exercícios Para os Pulmões

Assim como outros órgãos, o pulmão, também tem diversos benefícios por meio da prática de atividade física em especial a aeróbica como esteira e bicicleta. São exercícios que contribuem para melhorar o condicionamento do pulmão. Quanto mais tempo você tem de realização de prática de exercícios mais tolerância possui para a realização de atividades extenuantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.