Como As Calorias Se Transformam Em Gordura?

Calorias – É uma unidade de medida de energia e não é uma substância da qual vem dentro da comida. Portanto, o valor calórico de um alimento, indica a quantidade de energia que ele fornece para o nosso corpo.

Como As Calorias Se Transformam Em Gordura?

Como As Calorias Se Transformam Em Gordura?

Saiba!

“Um ser humano precisa consumir todo dia, 30 calorias por quilo do seu peso, em média. Caso a pessoa ingira mais do que o necessário, as calorias à mais serão estocadas no corpo como gordura. Já se a pessoa ingere menos calorias, ela acaba emagrecendo, de modo que queimará essas reservas para que atenda a necessidade diária de energia”.

“A energia dos alimentos pode ser medida em calorias”. Porém, para medir a quantidade de energia a qual é gerada pelo alimento, é de costume usar a unidade de medida quilocaloria (kcal), a que equivale a 1000 calorias. Por exemplo, uma banana possui 100 calorias, uma maça possui em média 70 kcal, e um sorvete cremoso 230 kcal.

Como As Calorias São Transformadas Em Gordura?

Ao ingerirmos mais calorias que o nosso corpo precisa, ou que não são gastas nas atividades diárias, a tendência é que essas calorias em excesso sejam armazenadas pelo organismo como gordura. Como já dito, uma pessoa precisa consumir 30 calorias por quilo do seu peso, por dia. Caso a pessoa consuma mais coloria do que isso, o corpo armazena como gordura.

Como As Calorias São Transformadas Em Gordura?

Como As Calorias São Transformadas Em Gordura?

Digestão Dos Alimentos

Os alimentos contem três tipos de nutrientes: triglicerídeos (gordura e óleos), proteínas (abundantes nas carnes) e carboidratos (comum em massas e pães). No final da digestão dos alimentos, eles são quebrados em, ácidos graxos (vindos dos triglicerídeos), do aminoácidos (que formam as proteínas), e da glicose (vinda dos carboidratos).

O intestino delgado absorve os nutrientes para assim joga-los na corrente sanguínea. Quando os triglicerídeos entram no fígado, eles voltam a ser ácidos graxos. Dentro do fígados, eles são reprocessados para formarem lipoproteínas, as quais voltam para o sangue afim de abastecer as células de todo o corpo.

Em alguns casos, quando sobram triglicerídeos, “eles acabam sendo absorvidos pelo tecido adiposo – formado por 30 milhões de células que armazenam gordura – por meio das lipoproteínas.” O tecido adiposo aparece sob a pele (aquela gordura subcutânea), na medula óssea, ao redor dos órgãos (na gordura visceral) e no tecido do peito.

A principal fonte de energia do corpo, a qual é a glicose, é usada pelas células ou também é armazenada nos músculos e no fígado como glicogênio. Caso essa fonte de energia seja ingerida em excesso, ela pode ser processada pelo fígado afim de gerar mais triglicerídeos, os quais serão estocados, formando as gorduras. A gordura subcutânea se acumula no quadril, coxas e baços. A gordura visceral, aquela que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, fica estocada na barriga.

“Os aminoácidos passeiam pela corrente sanguínea e são usados pelas células de todo o corpo para sintetizar proteínas e usá-las para reconstituis várias estruturas, como o tecido muscular”. O excesso deles é eliminado em forma de ureia pelos rins, na urina.

Gasto Energético

“Porém nem só de metabolismo basal vive o homem. Pelo menos dois terços do dia exercemos algum tipo de movimento”. Não é preciso ser especialista neste assunto para saber que a conta do gasto energético é bastante simples, pois quanto mais você se movimenta, mais você gasta calorias. Assim, a quantidade de atividade musculas, tanto em exercícios, quanto nas ações cotidianas e nas tarefas diárias (limpas casa, andar, trabalhar), vai precisar de um menor ou maior consumo de calorias de acordo com a demanda.

Então, as pessoas que ficam a maior parte do tempo sentada, assistindo televisão e não pratica nem tipo de atividade om menos exigência de esforço muscular, como por exempli passar o dia todo digitando, te uma diminuição no seu metabolismo total, ou seja, essa pessoa tem um menor gasto calórico. “As calorias que não são queimadas transformam-se em gordura, que é depositada em várias regiões do corpo como, barriga, coxa e braços”. O mais comprometedor resultado de acúmulo de gordura no organismo, seja de médio ou longo prazo, é a obesidade e suas consequências (más), como o aparecimento de hipertensão, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Já as pessoas que exercem atividades físicas com mais intensidade, precisam de mais calorias, pela presença de uma maior massa muscular, e não só por causa dos exercícios puxados, até porque a queima das calorias ocorre nas fibras musculares.

Calorias!

Como dito a quantidade adequada é de 30 calorias ingeridas por dia, por quilo de cada pessoa, ou seja, a quantidade adequada é individual. A quantidade de calorias necessárias é calculada através de diversos fatores como sexo, altura, peso e idade. De um modo geral para os homens manter o peso, ele tem de consumir de 2.200 a 2.500 kcal por dia, já as mulheres tem de consumir 1.500 a 1.800 kcal. “Isso varia com o maior ou menos nível de atividades. Além disso, existe quem possa comer à vontade sem se preocupar com a quantidade e o tipo de alimento, devido à balança nunca acusar ganho de peso”.  O contrário de outros, que mesmo quando comem pouco, acabam engordando. Isso ocorre devido a essas pessoas serem diferentes geneticamente. “Existem pessoas com metabolismo mais acelerado e, além de queimar calorias com mais eficiência, não estocam tanta gordura”.

Saiba que existe determinadas substâncias que podem acabar alterando o metabolismo, o que irá favorecer o gasto calórico. As termogênicas, transformam o excesso de calorias em calor ao em vez de gordura. As mais conhecidas são a efedrina, cafeína, fenilpropalamina e aminofalina. Mas, são indicadas raramente pelos médicos.

“Seus efeitos colaterais como hipertensão arterial e taquicardia, não compensam a perda calórica que proporcionam. Além delas, todos os medicamentos que agem na liberação de adrenalina aumentam a queima calórica, como a sibutramina”.

Agora que você está mais por dentro, sabe como as calorias são transformadas em gordura, o que no caso, é o que engorda, faça uma avaliação de seu comportamento. Em seguida, confira atitudes simples e saudáveis, as quais ajudam a acelerar o metabolismo e ajude, ou melhor, favoreça o gasto energético. Consuma alimentos termogênicos, aqueles que estimulam a queima de calorias como mostarda, pimenta vermelha, chá verde e gengibre.

Consuma alimentos em pequenas refeições em intervalos de tempo curto. Ao mesmo tempo, tenha horários certos para se alimentar. Pratique exercícios físicos.

Acima de tudo, cuide de sua saúde e seu bem estar!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.