Comer Insetos Faz Bem à Saúde?

Já imaginou comer insetos para ter uma dieta balanceada e em clima de paz com a balança? Pois bem, considere comer formigas, besouros, lagartas ou algum outro animal que você jamais tenha imaginado comer. Existem até estudos globais sobre os benefícios de uma alimentação baseada em insetos. Quase duas mil espécies de insetos podem virar alimento para pessoas de todo o planeta, sendo fato habitual na África e, também, na Ásia. Já no mundo ocidental, essa não é uma prática comum da sociedade. Segundo pesquisas realizadas inclusive pela ONU, pode se afirmar que muitos dos insetos comestíveis possuem uma igual ou maior, em proporção, quantidade de proteínas e minerais em comparação às carnes e gorduras dos animais que estamos acostumados a comer, sendo ainda mais benéficos à saúde. Uma dieta baseada em insetos colabora na batalha contra o excesso de peso. Sabe se que a obesidade, conforme dados da Organização Mundial de Saúde, atinge em torno quinhentos milhões de pessoas em todo o planeta. O cultivo de insetos faz bem, ainda, para o meio ambiente porque precisa de menos terra em comparação à pecuária tradicional e produz uma menor quantidade de gases que afetam o efeito estufa. O cultivo de insetos é visto, também, como uma ótima oportunidade de comércio local e internacional para as pessoas em condições de pobreza nos países em desenvolvimento, principalmente para o gênero feminino, as quais em grande parte das regiões de cultivo de insetos são as responsáveis por coletá-los nas comunidades agrícolas. Existem fatores os quais nos fazem não comer insetos no dia a dia: o mercado de carnes de gado, de aves e peixes é bem estruturado, não comer insetos é um hábito cultural que só é feito quando se está em estado de pobreza ou menos e há pouco incentivo cultural para se propagar essa prática.

Comer Insetos Faz Bem à Saúde?

Comer Insetos Faz Bem à Saúde?

Sentir Receio de Comer Insetos é uma Sensação Produzida pela Cultura

Trocar as carnes de frango, de boi, e de porco por insetos pode sim ser feito com muitos benefícios como conseqüência. São muito mais nutritivos que as outras carnes e custam consideravelmente menos para serem cultivados. Até aqui está tudo bem, mas e a sensação de mastigar uma larva? A crocância seguida pela explosão de líquidos do bicho pode sim ser uma sensação ruim. Porém, essa é uma sensação que pode ser domesticada pela aceitação e pratica pela constante alimentação de toda a sociedade por insetos. Pode se afirmar que não é apenas o fato dos insetos aparentarem serem nojentos, mas também podem ser sujos. O fato é que isso depende.

Nem Todo Inseto anda por Bueiros ou tem as Patas Sujas

A prática de cultivar insetos já é muito comum em diversos países exóticos aos olhos do Ocidente. Nesses países, o cultivo de insetos é feito de modo que existem fazendas exclusivas em função da criação de insetos. E nessas fazendas eles estão livres de sujeiras e alimentam se apenas de ração. A idéia de fazendas de insetos tem sido estreada em países como o Brasil por exemplo, com a finalidade de compor o cardápio de restaurantes com pratos elaborados para destacar o sabor dos bichos.

Nem Todo Inseto anda por Bueiros ou tem as Patas Sujas

Nem Todo Inseto anda por Bueiros ou tem as Patas Sujas

Bichos Fonte de Energia

Outro fator que deve ser somado à questão da limpeza é a riqueza em proteínas que os insetos têm. Normalmente, esses são alimentos muito mais protéicos que outros animais. Pode se comprovar a afirmação ao comparar a quantidade de proteína da carne de boi que chega a trinta por cento do animal, sendo que um mosca é formada por quase sessenta por cento de proteína. Os insetos são, também, muito ricos em vitaminas e em minerais. Possuem, por fim, ácidos graxos essenciais, que metabolizam energia, sendo essa uma espécie de gordura a qual é encontrada nos peixes.

Economize Energia Comendo Muito Bem

É muito mais barato criar insetos do que criar bois e vacas. Insetos são animais de sangue frio, ou seja, necessitam de menos energia para sobreviver. Sendo que a ração utilizada no cultivo de insetos é muito mais simples e de menor custo de produção que o alimento do gado. Outro importante fator em favor dos insetos é a questão do espaço para criação dos bichos ser muito menor e a reprodução acontecer em bem menos tempo. Por fim, em comparação proporcional às medidas do corpo, aproveita se muito mais as partes do corpo de um inseto do que de um animal bovino. Por exemplo uma larva, pode se comê-la de uma só vez.

Economize Energia Comendo Muito Bem

Economize Energia Comendo Muito Bem

As Carnes de Gado, Porco e Aves Custarão Como um Caviar

Conforme previsões sobre a produção de alimentos no mundo, o espaço de terra destinado ao cultivo de animais precisara aumentar setenta por cento para conseguir alimentar toda a população do planeta em 2050, a qual estima se que será de nove bilhões de habitantes. Como alternativa a esse problema os insetos, mesmo havendo apenas mil e seiscentas espécies comestíveis, pelo alto ritmo de reprodução que apresentam, podem sim ser a solução da alimentação protéica dos seres humanos.

Você ainda vai se Alimentar de um Inseto sem Medo

Caso você ainda não esteja convencido mesmo com todos os fatores justificáveis, saiba que eles são alimentos saborosos. No dia a dia muitos dos alimentos industrializados que consumimos têm pedacinhos de insetos por não serem completamente limpos. Ou as verduras e legumes vindos da feira e mal lavados podem ser levados direto à boca com aquele inseto cozido e bem temperadinho.

Você ainda vai se Alimentar de um Inseto sem Medo

Você ainda vai se Alimentar de um Inseto sem Medo

Então se você ainda não provou um inseto sem que tivesse a intenção, com a popularização desse tipo de alimentação na sociedade ocidental a passos curtos e lentos, é fato que em algum momento da sua vida você o fará. Visto que o ano de 2050 não está longe, e as previsões de aumento da população são quase uma certeza entre todos os grupos sociais. A dica é rever seus preconceitos e sensações imaginarias que se possa ter do sabor de um inseto ao simplesmente olhar para ele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.