Cola de Sapateiro

Substância alucinógena bastante difundida no submundo das drogas, devido ao seu baixo valor de venda e facilidade de comercialização por se tratar de uma substância de uso profissional, a cola de sapateiro é principalmente utilizada como droga por meninos de rua e moradores de rua.
Devido a essas características, é um campeão de popularidade entre as drogas, de acordo com pesquisas promovidas pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Álcool e Drogas, ficando em quarto lugar no consumo geral aqui no Brasil, atrás apenas do Álcool, do cigarro e da maconha.

Cola

Modo de ação no Organismo

É uma droga do grupo dos inalantes, pois somente desta maneira ela consegue manifestar seu efeito alucinógeno, sendo de resultado tóxico ao organismo semelhante ao tabaco, pois há resíduos absorvidos pelo pulmão.
Dentre os efeitos que ela provoca ao usuário o mais comum é a desorientação, mas há também a falta de memória e as alucinações, que são manifestadas como visões e à escuta de vozes.

Inalantes

Composição

Devido sua mistura de componentes químicos de alta densidade, como o tolueno e a n-exana, ela proporciona aos usuários uma forte sensação de excitação que vicia rapidamente, pois sua absorção no organismo ocorre de maneira bem rápida, fazendo o indivíduo inalar novamente para produzir a nova sensação. Conforme o organismo e a quantidade inalada pela pessoa, podem apresentar tonturas, espirros, náuseas, salivação, fobias variadas e tosse.
Por ser uma droga volátil e de constante uso pela sua curta duração, a cola de sapateiro promove a morte prematura de neurônios, provocando várias seqüelas ao longo de tempo do uso, como desorientação, movimentos involuntários do globo ocular, lesões no coração, fígado e pulmão, além de paralisia. Seu uso durante períodos muito longos de tempo começam a desencadear convulsões e inconsciência, devido à destruição do sistema nervoso, o que pode causar também a morte súbita do usuário.

Facilidade de Aquisição e Medidas Preventivas

Como citado anteriormente, a cola de sapateiro é uma droga de fácil acesso, por se tratar de matéria prima para profissão e além disso, se comparado ao custo de outras drogas é a mais barata que existe, sendo facilmente encontrada nas mãos de meninos de rua, andarilhos e moradores de rua, que com pouco dinheiro utilizavam-se do narcótico para amortecer os efeitos da dura vida que o destino lhe reservou.
Como toda droga, o vício faz com que estes mesmos usuários já tão desprovidos de recursos, cometam delitos para com a renda gerada pelos furtos possam comprar a droga e assim se gera um círculo vicioso de violência que não é interessante a ninguém.
Visando combater este tipo de situação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu desde 2005 a venda de produtos inalantes que possam danificar o sistema nervoso central à menores de idade, prevendo também que o vendedor da cola de sapateiro tenha um livro em seu estabelecimento para que, a cada venda do produto, o comprador se identifique, colocando nome completo, RG e número de lote e quantidade de produto foi comprado.

Facil Acesso

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.