Cardápio Contra Ansiedade

Ai, Que Ansiedade!

Roer as unhas, quase arrancar os cabelos da cabeça, ficar andando de um lado pro outro e ter a sensação de que já se passaram dez anos quando ainda não passaram nem dez minutos direito. Se identificou? Então você, provavelmente é uma pessoa ansiosa. Mas a ansiedade não é apenas esse conjunto de coisas simples, que caracterizam apenas pessoas apressadas e impacientes, ela pode ser uma coisa bem séria, que precisa de tratamento psicológico para ser tratada.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Uma pessoa que sofre um ataque de ansiedade pode vir a ter taquicardia, náuseas, dores no estômago e ter pequenos ou grandes tremores. A ansiedade está ligada ao medo, e pode prejudicar o desenvolvimento do potencial intelectual de alguém caso venha em níveis muito altos ou associado a timidez e depressão. A inteligência e o aprendizado são bloqueados e a pessoa fica sem saber como se comportar em situações sócias ou no ambiente de trabalho, o que pode levar a perca do emprego. Boca seca, vômitos, insônia, fadiga e dores no peito ou palpitações são apenas alguns dos sintomas da ansiedade.

Mas, apesar de ser um problema no psicológico da pessoa que afeta o corpo, há várias maneiras de se lidar com essa sensação muitas vezes ruim, como, por exemplo, exercícios de relaxamento e a alimentação da pessoa, que pode contribuir muito para baixar os níveis de ansiedade.

Alimentos Calmantes

As sensações da ansiedade podem ser amenizadas com alguns alimentos. Frutas como banana, maçã, jabuticaba e uvas ajudam nesse processo. A uva é energética e fonte de vitamina do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso Central e agem como antidepressivos, assim como as jabuticabas, que além de vitamina B, são ricas em carboidratos que também fornecem energia, ferro e vitamina C, que combate a anemia e aumenta a defesa do organismo, respectivamente.

As maçãs são ricas em várias substâncias, como carboidratos, vitaminas, minerais, zinco, magnésio e selênio, e ajudam a relaxar. A banana por sua vez, auxilia também no combate da depressão e ajudam a aliviar os sintomas da ansiedade, devido ao triptofano, que auxilia na produção de serotonina e alivia os sintomas da ansiedade.

Frutas cítricas também são recomendadas, pois a vitamina C reduz a secreção de cortisol, um hormônio produzido pela glândula adrenal que é uma resposta ao estresse e a ansiedade, e promovem o bom funcionamento do sistema nervoso e aumentam a sensação de bem-estar.  A alface atua no organismo como um calmante natural, prevenindo a depressão e confusões mentais, já que é rico em lactucina e folato.

Saiba Mais

Saiba Mais

Ovos, leites e derivados magros também são bastante eficazes, pois são ricos em triptofano. São recomendadas duas a três porções desse tipo de alimento por dia ao ansioso. Os carboidratos encontrados em cereais e alimentos integrais elevam o nível de açúcar no sangue, fornecendo energia, disposição e bem-estar. É recomendado que se inclua na alimentação pães, arroz, feijão, massas e batata para maior ingestão de carboidratos.

Carnes vermelhas e brancas são as melhores fontes naturais de triptofano, que além dos benefícios já citados, é importante no processo de sono. As carnes também contém taurina, que é um aminoácido que aumenta a disponibilidade do Gaba, um neurotransmissor que o corpo usa para controlar a ansiedade de forma fisiológica. Espinafre, por sua vez, contém ácido fólico, que é um potente antidepressivo natural, e eliminam as substâncias que sobram depois que nosso cérebro consome energia para funcionar, os resíduos químicos oxidantes.

Doces como mel e chocolate também auxiliam o organismo a produzir uma grande quantidade de serotonina, que fornece sensação de bem-estar e melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade. O chocolate é rico em flavonoides, um antioxidante que produz mais serotonina, e são recomendadas cerca de 30 gramas de chocolate por dia, mas dê preferência aos amargos ou meio-amargos, pois são menos calóricos e mais ricos em flavonoides.

A dieta a seguir, retirada do site da revista Boa Forma, é bastante eficaz na perda de peso, e no controle da ansiedade, além de trazer mais de uma opção para cada refeição.

Café da Manhã

Opção 1: 1 pote de iogurte light com pedaços de frutas, de seu gosto, e uma colher de semente de linhaça triturada.

Opção 2: 1 fatia de pão integral light com 2 fatis de peito de peru

1 colher de sopa de abacate com meio pote de iogurte natural desnatado e adoçante a gosto.

Opção 3: 1 copo de 200 mç de leite desnatado, ou leite de soja light, batido com 1 polpa de frutas vermelhas, uma colher de semente de linhaça e adoçante a gosto.

Opção 4: 2 colheres de queijo cottage com meia goiabada picada

¼ de papaia

1 colher de semente de linhaça triturada e adoçante a gosto

Opção 5: 1 pote de iogurte desnatado batido com 1 polpa de frutas vermelhas

1 colher de semente de linhaça e adoçante a gosto

Lanche Manhã/Tarde

Opção 1: 1 colher de abacate

Opção 2: 5 amendoins sem sal

Opção 3: 3 amêndoas cruas

Opção 4: 2 castanhas de caju

Opção 5: 1 castanha do pará

Almoço (Só Terá Duas Opções)

Opção 1: 1 filé (120g) de peixe grelhado com champignon

2 colheres de feijçao

1 colher de arroz, de preferência integral

1 prato de sobremesa de folhas verdes com uma coler de azeite de oliva extravirgem, sal e limão

1 fatia fina de abacaxi

Opção 2: 4 colheres de picadinho de carne carne magra

2 colheres de arroz, integral de preferência

2 colheres de abóbora refogada

1 prato de sobremesa de folhas verdes com 1 colher de azeite de oliva extravirgem, sal e limão

1 goiaba vermelha

Jantar (Só Terá 2 Opções)

Opção 1: 1 prato fundo de sopa de legumes com 2 colheres de peito de peru em cubos ou um filé pequeno (90g) de frango cozido desfiado

Opção 2: 1 prato de alface, rúcula, tomate-cereja, 2 colheres de queijo cottage e 1 castanha do Pará picada com 1 colher de azeite de oliva extravirgem, sal e limão.

Ceia

3 colheres de abacate (é ideal comer a fruta pura, mas se não quiser, use adoçante)

Mito Ou Verdade?

O maracujá realmente acalma e ajuda a relaxar? A resposta é sim! Além de calmante, o maracujá ajuda a combater a ansiedade. Não é algo provado, mas se acredita que o maracujá os níveis de de um produto químico chamado ácido gama-aminobutírico no cérebro, diminuindo a atividade de algumas células cerebrais e dando a sensação de relaxamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.