Autoestima

A auto-estima saudável é a melhor herança que podemos receber de nossos pais, familiares, professores e todos aqueles com quem as crianças estabelecem as suas primeiras relações afetivas, pois é nessas primeiras relações que a auto-estima do ser é formada. Assim como a afetividade, o desenvolvimento de uma auto-estima saudável é essencial para um pleno desenvolvimento do individuo, desde a infância até a maturidade, e assim como um cristal ou um vidro fino a autoestima que foi quebrada, desgastada ou machucada fortemente durante a infância poderá ser consertada em qualquer tempo durante seu desenvolvimento, com amor, cuidado e até com terapias, mas ela sempre exibirá as marcas, que irão influenciar de alguma forma durante toda a vida do indivíduo, de forma negativa ou positiva, como um vidro que se quebrou e foi colado, a marca sempre existirá, e para isso não existe Avanço Tecnológico que de jeito.

Autoestima

Autoestima

Estudiosos do desenvolvimento infantil e da psicopedagogia tem debatido muito sobre a importância da auto-estima dos indivíduos também nos processos de ensino aprendizagem, onde na escola os alunos apresentam então dificuldades de aprendizagem ou mesmo dificuldade de manter um adequado envolvimento social. E muitas vezes essa deficiência na autoestima não pé percebida na família, e é na escola que ela vem se manifestar, justamente porque normalmente a Escola é o primeiro ambiente diferente do ambiente familiar que a criança vai freqüentar, e é ali que ela vai vivenciar e experimentar tudo aquilo que trouxe como bagagem de sua formação na família. Na interação com outras crianças, na disputa pela atenção da professora, pelos brinquedos e pelo seu espaço que a maioria dos problemas na formação dos indivíduos começa a dar sinais, é ainda, longe dos olhos protetores ou não da família que afloram todos os aprendizados que a criança realizou.

Ansiedade

Ansiedade

A auto-estima de um ser se desenvolve em varias etapas, e na primeira infância ela é formada basicamente pela afetividade e pelo cuidado dos seus pais ou daqueles que tem a responsabilidade pelos cuidados da criança, conforme ela se desenvolve a partir daí, vai descobrindo como é o mundo ao seu redor e descobrindo o seu próprio valor a partir do valor que as pessoas com quem interage lhe atribuem. Esse é um processo que passa despercebido para a maioria das pessoas, mas é uma etapa fundamental no desenvolvimento da criança, assim cuidados, carinhos e atenção vão mostrando a uma criança o quanto ela é amada, essa é uma das mais importantes Dicas para Cuidar de Bebês e crianças. Nesses processos de interação com os outros vai se formando a auto-estima que continua a se desenvolver durante toda a vida, capacitando o individuo a realizar e expressar seus desejos, sonhos e dar um rumo a sua vida com segurança, Saúde e Beleza.

Depressão

Depressão

A auto-estima é um processo essencial que se desenvolve e se transforma no indivíduo ao longo de toda a sua vida, mas é na primeira infância que esse processo é formado, é nessa fase de sua vida que ela aprende as lições mais fundamentais, a maioria delas sem a necessidade de palavras. Neste sentido Antonio Cury diz que: “[…] as sementes que você arquiva no solo da memória gerarão o tipo de personalidade que você colherá. Não espere ter segurança, se você registra continuamente o medo do amanhã, o medo do novo, o medo de amar, o medo de se doar, o medo dos seus superiores, o medo de expressar suas idéias, o medo de errar, o medo de recomeçar, o medo do medo.” Se os adultos de hoje cuidarem melhor das suas crianças amanhã teremos um mundo mais humano, mais feliz, repleta de pessoas realizadas, de bem com a vida, com a auto-estima equilibrada, Fazendo do Mundo um Lugar Melhor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.