Amidalite

A Amidalite

Muitas pessoas sofrem com problemas de respiração, sendo que um deles é a Amidalite, que é uma inflamação nas amígdalas (ou tonsilas palatinas) que pode ser devido a bactérias ou também por vírus, simulando os efeitos da gripe e a pessoa se cura após certo período de dias. No entanto, quando a infecção é causada por alguma bactéria, é possível que se formem placas de pus, recolhendo mais atenção da pessoa. Nesses casos, são aconselháveis o uso de antibióticos.

Amidalite

Amidalite

Os sintomas predominantes das duas infecções são os mesmos. É comum pessoas com amidalite sofrerem dificuldade para engolir alimentos e líquidos, terem febre e muita dor no pescoço, chegando até a limitar a movimentação devido a uma inflamação dos gânglios. Apesar de a doença ser originada através do vírus comum da gripe, existe um vírus chamado Epstein-Barr que, que causa uma doença chamada mononucleose, que além de atacar as amígdalas e os gânglios, também afeta o baço.

O Surgimento da Amidalite

Vírus

Vírus

Há diversos fatores que contribuem para o surgimento da amidalite. Não só para esse tipo de infecção, mas para todas as outras doenças, manter um ambiente saudável é essencial; por isso, pessoas que convivem com outras que fumam, por exemplo, possuem um risco maior em relação a outras para contrair esse tipo de doença.

Outra causa é o abuso do ar condicionado. Existem diversas pessoas que são muito sensíveis a mudanças climáticas e, por isso, ao entrarem em ambientes frios, podem sofrer uma queda da sua imunidade caso a temperatura anterior for muito diferente da atual. Além disso, o ar condicionado abaixa a umidade do ambiente e provoca um ressecamento das mucosas, aumentando o risco do aparecimento de problemas respiratórios. Segundo os médicos, pessoas que sofrem com refluxos também têm grandes chances de desenvolver essas doenças.

Cirurgia das Amígdalas

Problemas

Problemas

Antigamente, era muito comum médicos fazerem cirurgia de extração das amígdalas caso o paciente sofresse de alguma inflamação nessa região. Com o avanço dos estudos sobre essas infecções, os médicos descobriram que nem sempre as cirurgias são mais indicadas, pois as amígdalas têm grande importância na proteção desse local do corpo, pois anticorpos que ajudam a acabar com os vírus da gripe.

No entanto, para pessoas que sofrem com amidalite crônica ou que tem essa infecção de três a sete vezes por ano, assim como pacientes que relataram que sofrem com uma forte obstrução das vias respiratórias, são aconselhadas pelos médicos a realizarem a extração das amígdalas.

Apesar de perderem a proteção da região, estudos realizados por doutores de diversos países relataram que crianças e adolescentes que sofrem com a amidalite desse nível tiveram uma melhora de qualidade de vida após a cirurgia. Crianças que possuem algum problema cardiovascular ou que apresentem dificuldade para respirar também devem fazer a extração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.