A Saúde do Homem em Pauta

A Saúde do Homem em Pauta

A saúde e beleza da mulher é um assunto há muito tempo debatido, com campanhas de prevenção e de esclarecimento em todos os meios disponíveis. As mulheres brasileiras desde muito cedo tem a disposição acompanhamento médico, informações e conhecimentos a respeito da prevenção e do tratamento das principais doenças femininas, enquanto isso o homem sempre ficou relegado a um lugar secundário nas ações de saúde do país. Atualmente essa situação vem se modificando, especialmente depois do levantamento de alguns números e estatísticas importantes acerca da saúde do homem brasileiro e o índice de mortalidade masculina. Números que levaram o Governo Federal a desenvolver a Política Nacional de Saúde do Homem, uma medida em tempo de resgatar a saúde do homem contemporâneo.

A Saúde do Homem em Pauta

A Saúde do Homem em Pauta

Número e Índices

Segundo o IBGE no Brasil existem mais de 95 milhões de homens, deste total 38 milhões estão na faixa etária entre 25 a 29 anos, uma imensa população jovem, cuja expectativa de vida está estimada em torno de 70 anos. No entanto é dentro desta fatia da população brasileira que está 27% da mortalidade do sexo masculino. No total o índice de mortalidade masculina é de 52%, e cerca de 50% desse total a causa do óbito são doenças do sistema circulatório, advindas do coração, em homens entre 20 e 60 anos. Resumindo: de cada 3 adultos que morrem 2 são homens e os homens vivem em média, 7 anos menos que as mulheres. Um grande desperdício de vidas, numa idade de pleno desenvolvimento e capacidade do ser humano.

Planos

Planos

Ações de Saúde do Homem

As primeiras ações do Governo estão sendo no sentido de informar a população masculina e a todos de modo geral a importância da prevenção na saúde masculina, e estão sendo feitos investimentos na expansão dos serviços, na estrutura da área de saúde pública e na qualificação de profissionais para atender especificamente este público. Existe uma questão cultural e educacional muito forte no Brasil e a maior parte dos homens só procuram o sistema de saúde quando sua capacidade de trabalho é afetada, perdendo um precioso tempo para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz das doenças, uma vez que procuram assistência em situações consideradas limite.

Serviços

Serviços

Especialmente se levarmos em conta que as principais causas de doenças masculinas são hipertensão artérial, sedentarismo, colesterol alto, tabagismo, diabetes e obesidade, causas conhecidas e perfeitamente controláveis. O programa Nacional de Saúde do Homem tem metas estabelecidas até o ano de 2011, quando prevê que cerca de 2,5 milhões de homens, entre 20 – 60 anos procurem o sistema de saúde uma ver por ano ao menos. O Programa Nacional de Saúde do Homem tem metas bem específicas, e prevê além da melhora das condições de saúde da população masculina uma mudança cultural, criando uma referência em prevenção de saúde masculina.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.