O Ômega-3 é um dos tipos de ácidos graxos, que são gorduras fundamentais para a boa função das atividades do organismo. Porém, essa é uma substância a qual o corpo humano não é capaz de produzir por si só, sendo assim, é preciso que haja a ingestão do Ômega-3 por meio de uma dieta balanceada.
Várias pesquisas sobre o tema têm comprovado a diversidade de benefícios que o Ômega-3 causa no corpo e, devido a esses motivos, não somente a industria farmacêutica, como também a alimentícia, incluem o componente super benéfico com um dos ingredientes dos produtos que vendem. Qual seria a real importância do Ômega-3 para a saúde? Como essa substancia age no organismo? de quais alimentos naturais podemos retirar o Ômega-3 ? A resposta a essas perguntas e qual o melhor modo de se ingerir o Ômega-3 a fim de ter uma dieta balanceada estão logo a seguir. Confira?
Quais São Os Benefícios do Ômega-3?
- Diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos.
- Agente anti inflamatório.
- Diminuição da pressão arterial.
- Combatente do entupimento dos vasos sanguíneos.
O Ômega-3 também combate a propensão ao desenvolvimento de uma serie de doenças graves como por exemplo o diabetes, a artrite reumatóide, a asma, alguns tipos de câncer, algumas síndromes inflamatórias do intestino, derrames cerebrais e o declínio das funções mentais. Há pesquisas que já comprovaram que o Ômega-3 traz benefícios, ainda, para a melhora do humor, para a capacidade de aprendizado e fortalece o sistema imunológico.
Quais São Os alimentos Que Mais Contém Ômega-3?
Basicamente, os alimentos que mais contém o Ômega-3 são os peixes de águas profundas e frias e os óleos derivados desses peixes. As espécies de peixes que correspondem a essas características são a Cavala, a Sardinha, o Atum, o Arenque, o Salmão e o Bacalhau.
Onde Mais Se Encontra O Ômega-3?
Pode mos ingerir o Ômega-3 também por meio de vegetais de folhas verdes escuro, nas semente de linhaça, nas castanhas, nos óleos vegetais – como o azeite, óleo de soja e de canola – e nas nozes.
Quanto Se Deve Ingerir de Ômega-3 Ao Dia?
É recomendado ingerir ao menos duas porções de peixe a cada semana, ou ingerir os outros alimentos listados que contém o Ômega-3. A dieta, é claro, deve ser planejada por um nutricionista, o qual saberá dizer qual é a melhor dieta para o seu corpo e rotina diária.
Existe Alguma Restrição Em Relação Aos Peixes?
Sim existe. O modo de preparo dos alimentos possui restrições quando se pretende conservar as propriedades benéficas dos mesmos. Recomenda se assar, cozinhar ou grelhar os peixes, ou seja, nunca fritar. Pois a fritura destrói o Ômega-3.
Quais Os Benefícios do Ômega 3 Para A Capacidade Mental?
Somos aquilo o que comemos, isso é um fato. Fato o qual não se resume a aparência do corpo mas, também, ao funcionamento da mente. O bom humor, a disposição e o bom desempenho da mente estão diretamente relacionados a aquilo do que nos alimentamos. Há pesquisas as quais respondem que determinados alimentos conseguem melhorar as atividades da mente.
Mais de vinte por cento do cérebro é formado por compostos gordurosos os quais atuam em fundamentais funções. O bom funcionamento dessas funções está diretamente relacionado ao tipo de gordura que ingerimos e, não necessariamente, a quantidade delas. Os ácidos graxos do tipo Ômega-3 sabe se que possuem componentes determinantes da membrana da fora das células do cérebro. É por meio desta membrana que fluem todos os sinais nervosos, aumentando a capacidade da mente.
Logo, um organismo que contenha o Ômega-3 forma um meio ideal para a troca instantânea de informações entre as células do cérebro. O organismo que não ingere nenhuma fonte de Ômega-3, faz com o cérebro adapte a essa falta. A conseqüência é um cérebro mais demorado no raciocínio e, com isso, as respostas a quaisquer estímulos ficam mais lentas. Se a falta de Ômega-3 for um hábito de uma determinada pessoa, o cérebro dessa pessoa vai reagir como se esse fosse o padrão normal de funcionamento. É nesse tipo de caso que ocorrem os problemas de memória, a inconstância do humor e deficiências no aprendizado, sendo que todos os problemas citados podem virar uma rotina.
Por outro lado, quando a ingestão do Ômega-3 é um hábito feito da maneira correta, ou seja, de modo regular, há pesquisas que comprovam uma série de benefícios da substância, além da melhora da transmissão de informações entre as células cerebrais. São eles: a melhora da velocidade do tempo de resposta a reações, diminuição considerável do estresse, melhora das habilidades motoras, disposição mental, maior capacidade de concentração e de memória.
Lins Interessantes:
• Uma alimentação suplementada com o Ômega-3 traz benefícios à saúde que são conhecidos de todos, devido aos posts como esse na internet, indicações médicas e entre todas as outras formas de divulgação. Além dos benefícios de melhora do funcionamento corporal, a ingestão dessa substancia,quando feita em latas doses, colabora no combate a depressão. Sabe se também que o Ômega-3 estimula a longevidade e, quando ingerido por mulheres grávidas, beneficia a formação mental do bebê em gestação.
Devido a tantas promessas dessa substância, a indústria da alimentação aproveitou o potencial comercial do Ômega-3 para vendê-lo em diversos produtos, seja em bebidas, pastas para passar no pão ou em cápsulas para serem igeridas como medicamento apenas. Até que ponto o hábito de ingerir altas doses de Ômega-3 é correto? Alimentos ditos enriquecidos com Ômega-3, são de fato de alto valor nutricional? Confira as respostas no link a seguir:
http://veja.abril.com.br/blog/nutricao-homo-obesus/dietas/mitos-e-verdades-do-omega-3/
• A ingestão de altas doses do Ômega-3 sem uma prescrição médica, segundo pesquisas pode ter relações diretas com o aumento da predisposição da forma mais letal de câncer de próstata, de acordo com cientistas norte americanos. Leia a matéria na íntegra no link logo abaixo:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/07/130711_cancer_prostata_omega3_rp.shtml
• Uma dieta balanceada deve conter, desde que de modo equilibrado, todos os tipos de alimentos, inclusive gorduras. Quais são as gorduras que fazem bem ao organismo e em que quantidades? Acesse o link abaixo e conheça a resposta: