O governo lançou um programa que vai permitir a milhares de trabalhadores terem sua experiência profissional reconhecida através de um exame. Isso será possível se o trabalhador se inscrever para efetuar o exame no Programa Certific, que vai avaliar se o trabalhador realmente está apto a receber o certificado ou não.
Programa é uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério da Educação

Trabalhadores Podem Receber Certificados se Comprovarem Excelência em seu Trabalho
O Programa Certific é resultado de uma parceria entre dois ministérios públicos, o da Educação e o de Trabalho e Emprego. O objetivo do programa é oferecer uma chance ao trabalhador que ocupa uma função há anos mas não tem um certificado comprovando formalmente sua competência naquela função.
Podem se inscrever no programa trabalhadores que não tenham diploma que comprovem sua educação formal, mas que desejam obter um certificado que comprove seu conhecimento adquirido depois de anos no exercício de determinada função.
O programa está sendo realizado por etapas e a primeira está abrindo inscrições para profissionais que desejem comprovar seus conhecimentos nas seguintes áreas de conhecimento: música, atividades ligadas à pesca e aqüicultura, profissões ligadas à eletroeletrônica, construção civil e hotelaria, como turismo e hospitalidade.
Como se inscrever

Programa
A inscrição para quem deseja se candidatar ao programa é gratuita, assim como a emissão do diploma. Não existe limite de vagas. Para se inscrever, a pessoa interessada deve entrar em contato com o instituto federal de educação, ciência e tecnologia que fique mais próximo de sua residência. No total são 37 pontos de institutos federais distribuídos por 13 estados além do Distrito Federal, que estão aptos a oferecer o Programa Certific neste segundo semestre de 2010.
As vantagens

Sobre
Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 10 de setembro, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161. As vantagens que o programa pode oferecer são inúmeras e os benefícios são imediatamente sentidos pelo trabalhador: ele estará mais apto ao mercado de trabalho pois terá um reconhecimento formal de suas habilidades.
Outra vantagem citada pelo programa é o aumento da escolaridade entre a população de faixa etária adulta. No entanto, algumas pessoas alegam que isso é uma forma de maquiar um lapso no oferecimento de educação profissionalizante. Depois que o trabalhador se inscrever no programa, suas habilidades serão avaliadas por uma equipe com membros de várias áreas do conhecimento, como assistente social, um pedagogo além de profissionais da área.
Depois da entrevista o profissional pode ser aprovado ou não. No caso de ser aprovado, receberá um certificado emitido por um instituto federal que comprova sua qualificação. Se for reprovado, o instituto federal que o avaliou se encarregará de oferecer a este trabalhador a formação necessária ao desempenho de suas atividades. No segundo caso, após terminar o programa de qualificação o trabalhador receberá o certificado.
Neto