O Que é Freeganismo?

Você já ouviu falar do freeganismo? Caso contrário, explicamos o que significa, “um estilo de vida alternativo”. A característica desse tipo de estilo de vida é que ele tem como base o boicote do consumismo. Mas, ainda com uma segunda característica importante para dizer “não” a determinado produto.

Freeganismo é quando as pessoas não consomem um produto que tenha gerado no seu processo produtivo qualquer tipo de exploração seja de pessoas ou de animais ou que tenham gerado prejuízos para o meio ambiente.

A Origem da Palavra Freeganismo

É simples compreender como surgiu a palavra freeganismo, pois se trata de uma junção de duas palavras, em inglês, “vegan” e “free”. Justamente vegan, pois a ideia do estilo de vida surgiu do veganismo, que entre as práticas luta para preservar a natureza, mas que foi se expandindo até o anarquismo, que é boicotar. A ideia é evitar qualquer custo humano usando como tática o boicote.

Ainda de acordo com o estilo de vida freeganismo, tudo o que for possível deve ser aproveitado, sempre ao seu máximo. O descarte de alimentos deve ser nenhum e os objetos devem se repassados e não descartados, como é a lógicada sociedade de consumo capitalista.

Com a teoria do freeganismo se evita a todo custo o desperdício e a ideia é que a longo prazo, seja possível que as pessoas produzam para sobreviver.

O Objetivo dos Freegans

Assim são chamadas as pessoas que praticam o freeganismo, os freegans, que buscam a longo prazo a autonomia, uma vez que eles produzirão boa parte do que consomem. Além disso, eles são mais criteriosos na hora da compra, além de buscar sempre envolver-se em trabalhos voluntários. Tudo o que for possível tirar do lixo e reaproveitar, eles irão fazer.

Aliás, como vão no lixo em busca do que reaproveitar, os freegans preferem as cidades grandes, nelas a quantidade é bem maior, é abundante. Falando em cidades, New York é considerada a capital dos freegans, onde vive a maior comunidade que pratica esse estilo de vida.

A busca por objetos, como utensílios e móveis no lixo é chamada pelos freegans de “mergulho no lixo”.

Quando Surgiu o Freeganismo

O movimento de freeganismo começou em meados de 1990, chegou junto com veganismo e no mesmo momento que a subcultura que surgia em consequência da Grande Depressão. Era um fortalecimento do que vinha acontecendo desde 1960, que imperaram os movimento antiglobalização e antiguerra.

“Food Not Bombs”, outro movimento que tem a ver com o freeganismo, da década de 1980. Neste momento, se começou a recuperar alimentos e muita gente adotou o estilo de consumo alimentar vegetariano. Era um momento que era difícil comer, os alimentos começaram a desaparecer.

Vale ressaltar que o freeganismo sofreu influência também do anarcoprimitivismo, que luta para o fim das indústrias e o retorno ao natural.

Práticas de Um Freegan

  • Garimpo urbano é caracterizado pela vida que os freegans conseguem ter sem comprar nada, pois tudo o que é necessário, eles encontram no lixo. A sociedade consumista atual e o descarte de coisas que ainda poderia ser utilizadas, facilita muito essa característica, prática, desse tipo de estilo de vida. Como foi dito, eles fazem o garimpo urbano, não só buscam o que precisam no lixo das famílias, mas também de lojas e escritórios e até mesmo em locais de construção.
  • Squats ou Okupas: na concepção dos freegans, ter uma moradia é um direito e não pode ser visto como um privilégio, característica da sociedade capitalista. Par eles não é justo que uma coisa que serve para o ser humano sobreviver seja uma “moeda” do mercado, tenha um valor. Por isso, eles fazem moradias em lugares abandonados, além de fazer grandes hortas comunitárias em terrenos vazios.
  • Voluntário para o desemprego é porque os freegans consideram que quando uma pessoa tem um trabalho, ela está trocando a sua liberdade e se tornando submissa, ao empregador. Para eles, isso faz parte de um sistema que destrói as pessoas. Graças ao garimpo urbano e o fato de eles optarem pela okupas, a necessidade de dinheiro é reduzida quase por completo.
  • Como os freegans tem uma grande preocupação com o meio ambiente, obviamente, eles rejeitam qualquer meio de transporte que represente poluição, que causa impactos ambientais.
  • Troca de recursos e coletivização é outra prática dos freegans, que para não jogar nada no lixo, depois do garimpo, promove troca entre eles, assim, um pode ajudar o outro.
  • A volta ao natural, essa é uma prática que buscam os freegans. O que significa que eles querem evitar que se perca a valorização das estações do ano, dos ciclos da vida. Eles querem voltar a se alimentar sem precisar ir ao supermercado, pois eles não exisitam há tanto tempo atrás. Eles preferem buscar a cura através de plantas medicinais a ter que que recorrer a uma farmácia. Os freegans que querem voltar mesmo para o natural, os considerados mais radicais, se isolam, vão morar bem longe de tudo e criam comunidades.

No Brasil existem comunidades que praticam o freeganismo, mas não foi feito ainda um cálculo para tentar identificar quantas pessoas adotaram esse estilo de vida. Nem menos é possível dizer onde os freegans brasileiros estão, até porque, como foi dito no texto, alguns grupos preferem viver em comunidades isoladas.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, existe um grupo chamado “erva daninha”. Porém, a comunidade é considerada um grupo anarquista-verde. Não somente o freeganismo é divulgado, mas também a libertação dos animais e a crítica a sociedade de consumo atual.

O movimento não tem grande repercussão nacional, nem local,  e o trabalho é divulgado na região onde fica localizada a comunidade. Porém, o objetivo das pessoas que adotam esse tipo de estilo de vida não é virar foco das pessoas e da imprensa, é simplesmente o de adotar novos hábitos. Neste caso, não se valoriza nada do que o capitalismo sugere que é consumo pelo consumo, em excesso e o desperdiço. O reaproveitamento é uma das principais práticas dessas pessoas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.