O Cataclisma de Tunguska

Se não tivesse sido tão inexplicável o fenômeno, talvez teríamos neste episódio o fato que provavelmente teria provocado uma Terceira Guerra Mundial. Felizmente, o maior golpe em que o espaço mandou para bater a nossa Terra, desde os tempos pré-históricos aconteceu quando o século 20 mal tinha oito anos. Ainda hoje, os cientistas ainda estão em desacordo quanto à natureza do objeto extraterrestre que abalou o mundo depois de explodir no céu da Rússia.

O Fato

O Cataclisma de Tunguska

O Cataclisma de Tunguska

O evento aconteceu às 07:15 da manhã, hora local, no último dia de junho de 1908. Naquele exato momento, um objeto brilhante rasgou o sol da manhã através da atmosfera sob a Sibéria. Um Comboio de passageiros na ferrovia Trans-Siberian olhou com horror enormes chamas que rugiam pelo céu azul claro com uma velocidade fenomenal de cerca de uma milha por segundo. A pancada que fora dada pelo invasor do céu abalou a linha férrea, convenceu o maquinista que um dos seus vagões tinha sido sabotado.

O maquinista assustado travou toda sua força no freio, enquanto o objeto explodia no norte. O trem de passageiros sentiu alívio quando ouviu o perigo aéreo tornar-se mais fracos, e muitos deles olharam para fora das janelas do trem e viram com perplexidade o cenário de caos. Quase 350 quilômetros ao norte do trem, as tribos nômadas de Evenki sentiram o chão tremer violentamente, como eles testemunharam o que parecia ser um segundo sol atravessando os céus. Só que este sol parecia ser cilíndrico.

Até agora, o objeto imenso apocalíptico tinha sido visto como se estivesse sendo controlado ou direcionado. Depois de passar sobre os viajantes com medo, o objeto fez uma volta a quarenta e cinco graus à direita e viajou 150 milhas antes de executar uma manobra idêntica em outra direção. O objeto tinha forma tubular, e percorrer mais 150 milhas antes de explodir ao longo do vale Tunguska.

Detonação

Explosão

Explosão

A detonação ocorreu em uma altura de cinco quilômetros, e a explosão de 12 mega toneladas (poderia ter sido até 30 mega toneladas) destruiu tudo num raio de 20 milhas. Manadas de renas foram incineradas como eles correram longe da explosão, e todos os animais selvagens na região foi provocada pela explosão de calor escaldante.

Trinta e sete quilômetros da explosão, as barracas em que o povo Evenki se refugiavam foram suspensas ao ar pela onda de choque resultante na atmosfera No centro da explosão de uma nuvem monstruosa levantou-se firmemente sobre a Sibéria. Uma visão estranha e perturbadora só seria testemunhada novamente trinta e sete anos depois, em Hiroshima e Nagasaki. Mas essa explosão foi ainda mais intensa do que as bombas A, que foram lançadas sobre as cidades japonesas. A explosão de Tunguska derrubou árvores como se fossem palitos de fósforo e ao redor de 20 milhas, florestas inteiras foram incendiadas.

Reflexos

Onda

Onda

A onda de choque gerada pelo cataclismo misterioso viajou ao redor do mundo duas vezes e balançou as canetas gravação dos sismógrafos em três estações meteorológicas, em Londres, onde foram interpretadas como abalos sísmicos resultantes de alguns terremotos distantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.