Século XXI Pode Ser o Século da Fome

Os últimos relatórios da ONU vem falando sem cessar da fome que assola o mundo e que deve se tornar pior nos próximos anos. Já no seu último relatório anual, documento redigido com base nos estudos e dados de todos os países do mundo,  a ONU advertiu que no ano de 2009 o número de pessoas que passam fome na terra aumentou em cerca de 100 milhões de pessoas com relação a 2008.  Mais cem milhões de pessoas com fome, sem ter o que comer….é um quadro assustador.

Inglaterra

Inglaterra

Século XXI – século da fome

Parece um bom filme de terror, mas são esses  os prognósticos emitidos pela ONU, uma entidade humanitária internacional que vem lutando contra essa terrivel ameaça, de que o século XXI se torne conhecido na história como o século da fome, onde mais pessoas sentiram fome e morreram de fome. No relatório de 2009 sobre a fome que foi apresentado no ultimo dia 14 em Roma, a ONU estima que sejam 1 bilhão e duzentos milhões de pessoas com fome no mundo, maior número de famintos já registrado desde a década de 70.  Isso significa que de cada seis pessoas que vivem no planeta uma delas não tem acesso a alimentação suficiente para manter-se de forma saudável, e em mutios casos, não tem alimento suficiente para se manter vivo.  Para nós esse quadro não parece tão aterrador porque a concentração maior de pessoas com fome acontece nos países que se encontram em desenvolvimento, onde é maior o numero de desnutridos afetando a saúde de crianças e pessoas famintas.

Renda

Renda

Diante disso nós perguntamos? Não estamos vivendo uma era de evolução?

Lugares mais assolados pela fome

Segundo o relatório a ásia é o local com mais pessoas atingidas pela fome, cerca de 642 milhões de famintos e desnutridos, no sul da Africa são 256 milhões de pessoas e na América Latina 53 milhões de pessoas. As maiores e mais graves concentrações de falta de alimentos são encontrados na república Democrática do Congo, em Burundi, Serra leoa, Eritreia, Chade e na Etiópia. No sul da Ásia tem o Paquistão, a India, Camboja e Bangladesh e o Haiti na América Latina que também está nesta lista, que tem 29 países listados.

Escassez na produção de alimentos

O aumento da fome no mundo foi agravado pela crise mundial economica que atingiu quase todo o planeta, mas é sabido que o problema vem se arrastando a década e que as principais causas são o aumento da demanda e uma produção de alimentos que não supre essa demanda e também a má distribuição dos alimentos e da riqueza do planeta, assim como o biocombustível, etc… Estudos estimam que para alimentar a população do mundo até 2050 será necessário aumentar em 70% a produção de alimentos.

Há uma necessidade urgente de investimento na produção agricola, de incentivo para que as pessoas voltem a produzir alimentos. Não esqueça que há muitos estudos que apontam saidas inteligentes para o problema, mas é necessário urgentemente vontade politica de todos os comandantes do nosso planeta para que a fome possa ser definitivamente exterminada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.