Nobel da Paz Para Obama

O Instituto Nobel da Noruega anunciou oficialmente o Presidente Barack Obama, como ganhador do Premio Nobel da Paz de 2009, pelos seus “esforços extraordinários por reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos”, segundo declaração feita junto com o anuncio pelo Instituto. O anuncio gerou alguma polêmica e surpreendeu o próprio Sr. Presidente.

Debate

Debate

Esperança de paz para o mundo

Segundo alguns críticos e jornalistas que se manifestaram sobre o assunto, a escolha do Premio Nobel da Paz para Barack Obama não foi pelos seus feitos, uma vez que ele tem pouco tempo de governo, mas sim pelo que ele representa para o mundo, como uma esperança no árduo trabalho pela paz mundial. Assim sua indicação seria um voto de estímulo e confiança na visão do Presidente americano de um mundo sem as armas nucleares. Barack Obama hoje é um símbolo da persistência e da justiça, da viabilidade de um mundo sem guerras, da cidadania e da humildade. Nunca um Presidente dos Estados Unidos foi tão poderoso, determinado e humilde ao mesmo tempo. Um homem que parece capaz de fazer os seus próprios caminhos para chegar aonde quer, e os caminhos do mundo também. Obama já abriu caminhos fortalecendo a diplomacia com o Tibete, Israel, Palestina, África, Cuba e Rússia em busca de respaldo para a sobrevivência humana e da preservação das diversidades, no combate da crueldade e da tortura e na luta pelo desarmamento nuclear.

Nobel da Paz Para Obama

Nobel da Paz Para Obama

Meio ambiente

Barack Obama logo depois de eleito anunciou um pacote de novas medidas, entre elas algumas novas leis ambientais para redução da emissão de poluentes, que reverteram as medidas adotadas por Bush. Há uma grande esperança que os Estados Unidos venha apresentar uma boa proposta no novo encontro mundial que vão acontecer em dezembro em Copenhagen. O Premio Nobel sinaliza também com uma esperança de que o presidente americano assuma medidas mais efetiva contra a poluição ambiental o aquecimento global e em defesa e controle do meio ambiente do planeta.

Blog

Blog

Nobel da paz

Não esqueça que o premio Nobel são seis menções honrosas a pessoas ou instituições que se destacaram mundialmente em alguns segmentos importantes para o mundo, e fazem parte de um legado deixado por Alfred Nobel, um cientista sueco, inventor da dinamite. Os prêmios Nobel instituídos são eminentemente para pesquisas em Física, Fisiologia/Medicina, Química, Literatura, Economia e o Premio Nobel da Paz que é devido a alguém que se distinga  em melhores ou maiores ações pela fraternidade entre os povos, pela manutenção e pela promoção dos tratados de paz e pela diminuição das ações beligerantes em todo o mundo.

O Presidente dos Estados Unidos traz a todo o mundo a esperança de que o mundo melhor, mais justo, mais humanitário, onde as diferenças sejam respeitadas, pois além do poder, ele tem o discurso e a postura de um político realmente comprometido com o bem comum.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.