Relações Comerciais entre China e EUA Prejudicadas

Relações Comerciais entre China e EUA Prejudicadas

Segundo a Agência Nova China, os Estados Unidos da América aplicaram um verdadeiro tarifaço na China, em relação às suas exportações de pneus para aquele país e considerada pelos chineses, uma maneira muito forte e grave, de protecionismo comercial e que pode, no futuro, prejudicar as relações comerciais entre essas duas nações que estão em busca de como vencer a crise e com certeza, não é desrespeitando acordos que vão ser solucionados os problemas dificeis. Segundo porta voz do Ministério das Relações Exteriores, os EUA não respeitaram os compromissos assumidos perante o G-20, fazendo com que acabem as relações comerciais entre China e EUA prejudicadas. Para os chineses o procedimento exagerado de protecionismo, será capaz de truncar futuras negociações entre os dois países, prejudicando, sensivelmente a recuperação da economia globalizada. Pequim e Washington estão neste momento, em lados opostos em relação a estas tarifas impostas pelo governo americano aos pneus importados da China.

Eua e China

Eua e China

A indignação da China

Além de tudo, a China se reserva o direito de reagir, e com toda a razão, quanto à criação das regras estabelecidas pela Organização Mundial do Comércio, que neste caso, foram desrespeitadas. A China considera que no contexto atual da crise mundial, a atitude dos Estados Unidos, não contribui em nada e se torna ainda, um péssimo exemplo para futuras negociações, pois não respeitaram nem mesmo os compromissos assumidos perante o G-20, uma atitude de muito oportunismo, mas não no bom sentido de quem quer manter boas relações internacionais com seus parceiros.

Atual Comércio

Atual Comércio

Segundo porta voz do Ministério do Comercio, Yao Jian, o presidente Obama impôs, através de um decreto, tributações alfandegárias por um período de três anos e uma alíquota de 35% no primeiro ano, 30% no segundo e 25% no terceiro. Outro agravo na relação China x EUA, foi à imposição de tarifas aos canos importados da China, destinados a indústria do petróleo dos EUA. Ainda nesse contexto de taxação dos produtos importados da China, pelos EUA, paira uma investigação sobre importação de autopeças e aves importadas dos EUA sob suspeita de anti-subsídios.

Imagens

Imagens

Compromissos desrespeitados

Como se pode ver, a situação não é tão simples assim, e as tensões comerciais entre os dois países, podem trazer problemas futuros para ambos. Sem tomar partido, vale esclarecer que os EUA sempre foram autoritários e exigentes no cumprimento dos acordos bilaterais, mas quando se trata de serem eles a cumprir as regras, isto não acontece. A questão de honrar compromissos assumidos, pelo que se vê, nas relações comerciais entre os dois países, não é o forte dos americanos, o que ficará, com certeza, muito embaraçoso para aquele país. O livre comércio e a autonomia de cada nação devem ser respeitados, mas os compromissos firmados perante organizações comerciais internacionais, também, até mesmo por uma questão de honra, devem ser acatados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.