Exemplo de Empreededorismo

Introdução

Exemplo de Empreededorismo

Exemplo de Empreededorismo

Neste trabalho, procuraremos analisar o discurso feito por Steve Jobs na graduação de uma turma de Stanford, nos Estados Unidos, em busca de características chaves e temas recorrentes ao empreendedorismo. Tomaremos como base os conceitos fundamentais do PETRA e o trabalho de Louis Jacques Filion, relacionado as visões e relações do modelo empreendedor.

Os Vídeos

http://www.youtube.com/watch?v=yplX3pYWlPo http://www.youtube.com/watch?v=ksoo-G_YB2o

Steven Jobs

Steven Jobs

Steven Jobs

Steven Paul Jobs, mais conhecido como Steve Jobs, nascido em São Francisco, em 24 de fevereiro de 1955 é um empresário americano, co-fundador das empresas de informática Apple Inc, da NeXT e do estúdio Pixar.

Jobs fora adotado por um eletricista californiano chamado Paul, que junto de sua mulher, Clara, o educaram da melhor forma possível e de acordo com suas condições econômicas, sob a promessa de proporcionar-lhe formação superior. Aos 17 anos, entrou na universidade Reed College em Portland, Oregon e, depois de 6 meses, se viu compelido a abandoná-la devido aos seus elevados custos.

À partir deste ponto Jobs começa a construir toda a base para suas realizações empreendedoras. Criou alta notoriedade em torno de seu nome por levar a cabo uma política industrial que valoriza a inovação e o design de seus produtos.

Análise do Discurso

Discurso

Discurso

Analisando os vídeos referentes ao discurso de Steven Jobs pode-se traçar um paralelo muito forte com as características presentes no modelo PETRA. Steven Jobs apresenta, através de histórias de sua vida a exemplificação de diversas qualidades pessoais, classificadas como qualificações chave.

O modelo PETRA de forma sucinta pode ser visto fundamentalmente como Projeto e Transferência, sendo Projeto, a tarefa, com diversos graus de complexidade que deve apresentar uma dificuldade e Transferência a aplicação das habilidades e qualidades pessoais já aprendidas a situações novas e modificadas.

Procuraremos destacar as fases do discurso em que Steven Jobs demonstra tais características que foram parte de seu processo de formação e desenvolvimento profissional.

O discurso é baseado em três histórias da vida de Steven Jobs. A primeira relacionada a Ligar os pontos, “about connecting the dots”, a segunda sobre amor e perdas “about Love and loss” e a terceira sobre morte, “about death”.

Antes de dar destaque para cada característica que pode ser encontrada ao se analisar de forma mais atenta o discurso, procuraremos apresentar as mensagens finais, que são marcantes a cada história.

Na primeira, Steven Jobs, finaliza dizendo: “Claro que era impossível de se ligar os pontos quando eu estava na faculdade, mas era muito, muito claro, olhando para trás 10 anos mais tarde. De novo, você não pode conectar os pontos olhando para o futuro, você só pode conectá-los olhando para o passado, então você tem que confiar que, os pontos vão, de alguma maneira, se ligar no futuro. Porque acreditar que os pontos vão se ligar em algum momento, vai te dar confiança para seguir seu coração, mesmo que te leve para um caminho diferente do previsto. E isto fará toda a diferença”.

Neste ponto, podemos dar destaque para uma característica que virá a ser importante, ao se seguir tal conselho: a capacidade de transferência. Pois além de acreditar que um dia os pontos vão se conectar não basta, se no momento de se utilizar o que foi aprendido num passado a pessoa não esteja pronta pra transferir os conhecimentos para produzir algo útil.

Já na segunda parte: “Eu havia sido rejeitado, mas continuava amando. Então eu decidi começar de novo. (…) Me convenci que a única coisa que me fez seguir em frente, foi amar o que fazia. Você tem que achar o que você ama (…) pois a única maneira de fazer um ótimo trabalho, é amar o que você faz”. Podemos incluir neste trecho características como zelo, determinação e envolvimento.

E a terceira história: “Seu tempo é limitado, não o perca vivendo a vida de outras pessoas, não seja preso pelo dogma, que é viver pelo pensamento de outras pessoas, não deixe o ruído das opiniões de outras pessoas calarem sua própria voz interior e mais importante de tudo, tenha coragem de seguir seu coração e intuição, de alguma maneira eles já sabem o que você realmente quer se tornar”.

Da análise mais detalhada de todo o exposto por Steven Jobs é possível extrair grandes conclusões aplicáveis para a vida de qualquer pessoa, em qualquer ramo de atividade. A atitude empreendedora é fundamental para o crescimento, em qualquer ramo de atividade. Tomar como exemplo as histórias e procurar trazer para a vida as características apresentadas são passos importantíssimos para que se possa crescer em produção nas suas atividades e relações.

Além das características relacionadas ao modelo PETRA, podemos ao considerar o tema Weltanschauung (W), tomando por base a definição de Louis Jacques Filion, na obra: “Visões e relações: Elementos para um metamodelo da atividade empreendedora”.

Segundo Louis Jacques Weltanschauung é o prisma através do qual o individuo vê o mundo real. O conceito importante é “o que é relevante não é o que de fato há no mundo real, mas sim o que o empreendedor pensa que há ali”. Seguindo tal definição, podemos perceber que o empreendedor em questão, Steven Jobs, tem um W positivo.

Ao ter a situação da faculdade muito cara colocada a sua frente, o que ele viu não foi uma barreira a sua formação que proporcionasse uma estagnação em sua vida. Pelo contrario, ele viu a oportunidade de freqüentar as classe que realmente o interessavam, podendo passar a se dedicar ao que sua intuição julgava ser útil e pertinente, ao contrario de simplesmente esperar que tudo desse certo ao freqüentar as classes normais.

Além dessa passagem, tal fato pode ser percebido também no momento de sua demissão da Apple. Após um tempo de recuperação do choque, o empreendedor mais uma vez através de seu W positivo pode passar pelo que ele classifica como a maior fase criativa de sua vida, com a criação da NeXT e da Pixar. Mais uma vez de um quadro real negativo e destrutivo o empreendedor encontrou possibilidades e colocou em prática ações que pudessem gerar a realização de seus projetos.

Podemos ainda estender a análise para temas ainda relacionados ao W: a energia e liderança e a questão das relações. Energia é o tempo e intensidade que é destinado a realização das atividades profissionais. Os Ws irão, também, influenciar no que o empreendedor está preparado para investir na sua vida profissional. Podemos ver exemplos da aplicação de energia por Jobs, ele cita a criação da Apple, como fruto de trabalho muito duro.

Além disso, certamente ao obter sucesso em criar as empresas NeXT e Pixar aos 30 anos, após ter sido demitido da Apple, reflete novamente uma grande determinação e capacidade de dedicar muita energia a seus projetos. Além disso, neste ponto entra com muita força, a mensagem final deixada por Steven Jobs, que dá destaque a importância de amar sua atividade profissional, para que seja possível se dedicar de forma intensa. Esta energia despendida pode conferir mais liderança, pode levar o empreendedor a dedicar mais tempo nos relacionamentos e na articulação da visão.

Já a liderança resulta dos Ws, da energia e das relações e além disso, exerce influencia sobre os três elementos anteriores. A liderança afeta diretamente no desejo de realização, que por sua vez, determinará em grande parte das vezes até onde a visão poderá chegar.

Por fim, temos o sistema de relações, também muito destacado em uma das histórias. As relações é um fator muito importante para justificar a evolução da visão. O sistema de relações do empreendedor moldará que tipo de visões iniciais ele poderá ter. Mais tarde, as relações que ele desenvolve com objetivo de desenvolver as visões complementares serão muito importantes para formação da visão central. Steven Jobs, ao falar da sua situação de saúde com um suposto câncer incurável, reflete sobre a importância da família e sua atividade profissional em sua vida.

Ao finalizar o discurso, Steven deixa uma mensagem final que deve ser interpretada por cada um e adequada a sua vida da maneira mais adequada possível. Ele diz: “Stay hungry, stay foolish…”, que traduzido de forma literal resulta em: “Mantenha-se faminto, mantenha-se tolo…”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.