Rock Progressivo

O Rock Progressivo

Rock Progressivo

Rock Progressivo

Um dos gêneros mais antigos de rock, o chamado rock progressivo nasceu no fim da década de 60, na Inglaterra. Apesar de o seu auge ter ocorrido na década de 70, com grandes nomes do cenário musical como Pink Floyd, Rush e The Who, é possível encontrar algumas bandas que ainda tocam esse estilo de rock.

Esse estilo de música recebeu influências de vários gêneros, muitas vezes até diferentes, como o country e a música erudita. Outras influências vão do jazz até o blues. Com o sucesso do rock progressivo, muitos artistas derivaram os valores dele e fundaram outros estilos de rock, como o space rock, o krautrock e o metal progressivo. A difusão desse estilo não ficou apenas na Inglaterra, de propagando para diversos lugares do mundo, especialmente nos Estados Unidos.

Elementos Básicos do Rock Progressivo

Bandas

Bandas

É possível observar certos elementos básicos encontrados em todas as bandas desse gênero musical. Uma das principais características é o uso de composições longas, utilizando melodias e harmonias complexas. Em muitos casos, as músicas acabam se aproximando ou até mesmo passando de 20 minutos, ficando mais parecidas com músicas eruditas, cuja duração também é longa.

Outra característica é o tema das músicas. É muito comum ouvir letras que falam de ficção científica, religião, amor, guerra, história e fantasia, apesar de existirem bandas, principalmente da Alemanha, que escreviam músicas com temas de cunho político. Entretanto, são muitos discos de rock progressivo que apresentam músicas não cantadas, mas com vocalizações.

Os discos das bandas de rock progressivo, geralmente, apresentavam certos temas e histórias que eram abordados em todas as músicas do álbum. Isso é chamado de Álbum Conceptual, pois além de músicas que ‘contam’ sobre o assunto, era comum colocarem diversos gráficos e imagens nas capas, deixando a mensagem ou a história ainda mais perceptível.

Outra característica é a utilização de longos solos, não só de guitarras, mas de quase todos os instrumentos. Além disso, os músicos usavam compassos compostos e mistos, escalas musicais e modos complexos, tornando a música muito longa e consolidando o feeling do artista. Assim, por tocaram em diversos tempos e com múltiplos andamentos, muitos dos músicos das bandas de rock progressivo se tornaram muito famosos devido à dificuldade e aos excelentes riffs e solos.

No Brasil

Estilo

Estilo

Com o boom do rock progressivo no fim dos anos 60 na Inglaterra e depois no resto do mundo, as bandas brasileiras sofreram grandes influências desse estilo. Entretanto, a única banda que sofre influência desse estilo e que teve bastante sucesso, inclusive internacional, foi Mutantes, formado por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. Com o crescimento do grupo no cenário do rock, diversas bandas começaram a tocar esse estilo de música.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.