Histeria Em Massa Na América Central

Um surto de histeria coletiva é relatado a ter atingido três comunidades indígenas que vivem perto do rio Coco, no norte da Nicarágua. Um total de 43 pessoas ficaram doentes com o que é conhecido localmente como GRISI siknis (“doença de louco”). Médicos, antropólogos e sociólogos que estudaram casos anteriores de histeria coletiva também conhecida como massa psicogênica. Até agora não conseguiram chegar em uma receita mágica para o fenômeno. Linda Geddes falou com Elie Karam de St George Hospital University Medical Centre, em Beirute, no Líbano, que estudaram um surto de histeria coletiva no Líbano em 2004, para descobrir algumas informações sobre a doença que nós desconhecemos atualmente.

Histeria em Massa

Histeria em Massa

Por exemplo: Quais são os sintomas? No primeiro tipo pode ser resumido como sintomas: ansiedade, tremores, agitação, dificuldade respiratória e sensação de asfixia. O segundo tipo é referido como um sintoma dissociativo: a pessoa não reconhece quem ele ou ela é, parece estar em um transe. Os mais jovens e mulheres são mais fáceis de serem infectados. Agentes de saúde da área de saúde local tentam resolver o problema, mas para isso é precisa saber muito mais sobre o assunto. Qual é a freqüência de ocorrência de surtos de histeria coletiva, e eles estão se tornando mais comum? Não existe uma verdadeira maneira de dizer como eles são comuns. O fenômeno parece ter vindo a acontecer ao longo dos séculos.

América Central

América Central

Acredita-se que muitos coletivos comportamentos atribuídos a feitiçaria poderia ser devido à histeria coletiva. Os sintomas parecem ser mais comuns nas sociedades menos industrializadas, que a pura ansiedade são sintomas mais comuns nos mais industrializados. O ponto crucial é que os sintomas parecem ser contagiosos. Normalmente, as vítimas tiveram um alto nível de estresse comunal. Nicarágua é o foco particularmente grande e incomum, ou é bastante típico? O foco parece ser sobre o lado maior, mas não enorme. Precisamos de mais dados sobre a forma de propagação para podermos desenvolver possíveis drogas ou meios de vacinação para a doença. Normalmente, os sintomas começam com uma pessoa, normalmente eles são relatados para ocorrer em indivíduos que estão na linha de visão do “gatilho”.

Doença de Louco

Doença de Louco

Para a Nicarágua, não sabemos ainda. Será que alguém entende o que faz com que o fenômeno exista e á alguma explicação fisiológica? Em suma, não. Explicações sobre as causas variam de acordo com as definições. Demoníaca interferência pode ser excluída, mas isso pode supostas explicações mais recentes que apontam para a poluição. A doença é um perigo na praça para muitas pessoas. Existe uma cura? Não como essa. Como vencer a crise ainda é um mistério, pois os sintomas sempre param dentro de algumas semanas. A comunidade para reduzir o medo é essencial, como publicidade e meios de comunicação é manter a atenção. Na verdade é uma doença que precisa ser mais estudada para se saber realmente o que acontece.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.