Ficar em Incubadora Traz Felicidade?

Bebês Prematuros

A gravidez possui uma duração considerada ideal, que são os conhecidos nove meses, ou mais precisamente quarenta semanas, tendo como normalidade a possibilidade de o bebê nascer com até três semanas de antecedência ou uma de atraso, salvo esses casos, o bebê é considerado prematuro, caso nasça antes do tempo, ou pós terno, caso nasça depois.

O feto passa a ser considerado viável após a vigésima quarta semana, e a partir disso já pode vir ao mundo, ainda que dependendo de muitos cuidados, e eles podem englobar todos os serviços neonatais, que contam com incubadoras que auxiliam na adaptação dos recém nascidos, e esse assunto será abordado mais abaixo.

Os fatores que mais influenciam na ocorrência dos partos prematuros são a idade avançada da mãe, as doenças que acontecem nesse período de fim da idade fértil, rotina de vida estressante e não saudável. Por isso, o mais indicado ao se decidir engravidar ou depois de já estar na gestação, é importante mudar os hábitos e passar a beber bastante água, optar por alimentação saudável e evitar itens nocivos como álcool e cigarros, além de ser extremamente importante o acompanhamento médico.

Os bebês prematuros podem ter algumas características mais particulares, já que possuem menor comprimento e peso das crianças nascidas no tempo correto. Elas podem ser manifestadas em um tamanho desproporcionalmente maior da cabeça, membros mais finos, postura pouco firme, órgãos genitais não formados completamente e pele mais fina.

Esses bebês também tem maior tendência a ter problemas respiratórios, podendo desenvolver inclusive alguma síndrome mais séria. Além disso, eles podem ter deficiências no reflexo de sucção e deglutição, dificultando a alimentação. Porém, todas essas características variam de criança para criança, e também de acordo com o nível de prematuridade.

Para mais detalhes de como cuidar e como proceder com a criança, o médico pode solicitar exames como níveis de glicose, cálcio e bilirrubina, monitoramento da respiração e do coração, raio X do tórax, análise de oxigênio do sangue e exame de vista.

De modo geral, uma criança que nasce prematuramente deve ficar na unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal do hospital, já que nesse ambiente existem os aparelhos específicos e apropriados para que eles sejam bem acompanhados e possam se desenvolver de modo ideal.

Os procedimentos mais comuns a serem realizados são o constante monitoramento e análise dos sinais vitais do recém nascido, como batimentos cardíacos, pressão arterial e respiração, além dos níveis de potássio, sódio e dos fluidos corporais.

Ele também deve receber sua alimentação por meio intravenoso, ou o próprio leite materno pode ser fornecido por meio de um tubo que vai do nariz ao estomago, já que nessas circunstâncias o bebê pode ter dificuldades para sugar e engolir.

O bebê também pode necessitar de transfusões de sangue, já que existe a possibilidade de ele não conseguir produzir suas próprias células vermelhas. Em alguns casos ele também pode precisar do uso de medicamentos e até mesmo de procedimentos cirúrgicos, e isso depende de como ele se desenvolverá.

Outro ponto que merece muita atenção é o fato de que o bebê prematuro pode possuir dificuldades em permanecer com o calor corporal em um nível desejável, e assim a temperatura do corpo tende a ser igual a do ambiente. Para contornar esse problema, o bebê deve ser alocado em uma incubadora, para que a temperatura seja mantida do jeito ideal. Esse é o assunto foco desse artigo.

Incubadoras

As incubadoras são aparatos usados para fazer com que bebês recém-nascidos prematuramente permaneçam nas condições ambientais propícias, já que na maioria das vezes eles possuem dificuldades em se adaptar ao meio externo, ainda mais no que se diz respeito à temperatura ambiente. Assim, as incubadoras realizam um papel parecido com a de um berço onde a temperatura pode ser regulada.

Sua constituição é próxima a de um berço envolto por uma espécie de plástico transparente e com aberturas dos lados, para que se possa fornecer os cuidados necessários ao bebê, sem que seja preciso tirá-lo de dentro desse sistema, já que ali ele está nas condições mais indicadas de temperatura, umidade e concentração de oxigênio.

A incubadora conhecida atualmente foi pensada em 1878 por um obstetra de Paris, que solicitou a um funcionário de um zoológico que fizesse uma incubadora inspirada em uma chocadeira de ovos de galinha, e ao se instalar esse item na maternidade em que trabalhava, fez os índices de mortes de bebês caírem em mais de 30%.

Os bebês que precisam ser mantidos com esses cuidados especiais em geral são aqueles prematuros, ou seja, aqueles que nascem muito antes do tempo previsto, como já foi citado acima.

A incubadora também tem funções importantes ligadas ao bebê, como um controle bem severo da temperatura do mesmo por meio de sensores, que automatizam a variação da temperatura atendendo plenamente a suas necessidades. Além disso, ela também proporciona o isolamento da criança, através de filtros de ar que impedem a presença de germes no interior, fazendo com que se evitem agravantes no sistema imunológico da mesma.

Ela também controla a umidade no interior do local e fornece bastante oxigênio, prevenindo doenças respiratórias. Nos casos graves, quando essas doenças já existem e já impedem o recém nascido de respirar, eles podem passar por respiração assistida, onde se colocam bombas que ajudam mecanicamente nesse processo.

A incubadora também conta com luz ultravioleta, que é oferecida em quantidades moderadas e contribuem na ativação da vitamina D, e também no combate a icterícia, que é uma coloração amarelada na pele de alguns bebês recém nascidos.

Incubadora x Felicidade

Foram desenvolvidas pesquisas no Canadá que relataram que bebês prematuros e que ficam em incubadoras tendem a ser mais felizes quando adultos, e o risco de depressão também se torna menor do que as de crianças que tiveram contato duradouro com a mãe assim que nasceram.

Porém, ainda existem outros estudos que indicam que o contato de um prematuro com seu pai ou sua mãe assim que nasce, faz com que seja um adulto menos agressivo, hiperativo e impulsivo, comparado a bebês que necessitaram de incubadoras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.