Fala Brasil Record

O Fala Brasil é um jornal nacional produzido pela emissora Rede Record, que vai ao ar pela manhã e noticia os principais fatos que estão acontecendo no Brasil e no mundo. O programa teve sua estreia em 1990, na época apresentado por Silvia Poppovic. Diversas alterações foram introduzidas ao longo dos anos e atualmente ele é apresentado por Carla Cecato e Roberta Piza.

Em 1998, o programa de notícias apresentou um formato parecido com o da emissora Rede Globo, a qual transmitia o Bom Dia Brasil. O noticiário continha blocos com receitas culinárias e apresentações musicais. Já a apresentação das notícias ficava por conta de Doris Giesse.

Fala Brasil Record

Fala Brasil Record

No ano seguinte, a Rede Record utilizou uma versão do Fala Brasil para concorrer com o programa Fantástico, da Rede Globo, mas não obteve sucesso. Os apresentadores eram José Luiz Datena, Adriana de Castro e Rosana Hermann.

O formato exibido atualmente foi apresentado no ano de 2001, época em que ocorreu uma mudança intensa entre os apresentadores. No início era comandado por Mônica Waldvogel e Miguel Dias, mas devido ao falecimento do apresentador e a saída de Mônica para o SBT, o espaço foi ocupado por Rodolpho Gamberini e Janine Borba. Posteriormente, a apresentação do programa ficaria por conta de Alexandre Giachetto e Fernanda Fernandes. Antes de possuir os apresentadores atuais, o noticiário ainda contou com Marcos Hummel ao lado de Janine Borba, em 2004, e de Luciana Liviero, em 2006. O apresentador foi substituído por Roberta Piza no ano de 2009, quando houve a estreia do novo cenário.

Fala Brasil Record

Fala Brasil Record

Nos anos de 2007 e 2008, o programa passou a exibir uma versão aos sábados e aos domingos, respectivamente, porém, a produção foi interrompida em pouco tempo. Curiosamente, algumas regiões possuem versões diferentes do telejornal, como é o caso do Fala Pará e do Fala Portugal, este último exibido na TV Record Portugal.

De acordo com dados do Ibope, em junho de 2010, o programa conseguiu atingir a liderança de audiência na Grande São Paulo. A média durante o período foi de 7 pontos. E no final do mesmo ano, ainda segundo o Ibope, o telejornal ocupou a liderança no ranking durante mais de quinze meses dentro da região metropolitana de São Paulo.

Fala Brasil Record

Fala Brasil Record

No mês de novembro de 2010, registrou uma das maiores audiências da sua história, ao atingir picos de 20 pontos e manter uma média de 16 pontos no Rio de Janeiro. A Rede Globo atingiu na época apenas 9 pontos. A causa desse registro foi a onda de acontecimentos violentos que ocorreram no Rio de Janeiro no final daquele mês. Os trágicos eventos tiveram grandes proporções, sendo internacionalmente noticiados como uma espécie de guerra civil brasileira. Em São Paulo, a emissora também ficou na liderança de audiência, ao atingir picos de 12 pontos e média de 10. A concorrente obteve 7 pontos na região.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.