Erupção de Vulcão no Chile

Erupção

Um carro ficou praticamente de baixo da terra depois da erupção de um vulcão no Chile em 22 de Fevereiro de 2009. O governo chileno disse que a cidade que foi destruída pelo vulcão irá ser reconstruída há 10 quilômetros do vulcão para isso não voltar a ocorrer. Foi a primeira vez que isso ocorreu na cidade de Chaiten e forçou a evacuação de todos os 4000 habitantes da cidade.

Desde o mês de abril de 2018, o complexo vulcânico chamado Nevados de Chillán, localizado ao sul do Chile, em uma região chamada Biobío, é tido como o que apresenta a maior atividade sísmica, dentre os 45 vulcões que existem no país e que são monitorados. No dia  de abril, o Sernageomin (Serviço Nacional de Geologia e Mineração), decretou para o vulcão estado de “alerta técnico laranja”. 

De acordo com a escala usada pela autoridade do Chile, essa categoria de alerta é a última antes de acontecer uma erupção, que é o “alerta técnico vermelho”. O alerta técnico laranja indica um provável de erupção do vulcão no curto prazo. 

Há relatórios diariamente sobre o vulcão que se encontra nessa situação, conforme determinam os protocolos. Paralelo aos relatórios, também se estabeleceu, nos últimos meses, que o raio de distância seguro ao redor da cratera seria de 10 quilômetros. 

Têm-se observado que uma cúpula de alva viscosa bem na cratera Nicanor está crescendo. Situado a mais de 480 quilômetros, na região sul de Santiago, esse complexo possui 18 vulcões, em um superfície estimada de 14 quilômetros quadrados. Quanto à altura, ela tinge o máximo de 3.214 metros. O local é um ponto turístico, em que os turistas adoram aproveitar dos esportes na neve e das águas termais.  

Sernageomin fez uma projeção de possíveis cenários, considerando a vigilância e a revisão de processos de erupção parecidos. Nesse contexto, o documento relata a possibilidade de ocorrência de uma erupção ainda maior sem que, para isso, sejam mostrados indícios claros. Caso acontecesse uma erupção, a população correria maiores riscos de línguas de lava que iriam fluir pelo rios e baixadas. 

O vulcão Nevados de Chillán figura em 5º posição do ranking que a Sernageomin elaborou para informar o risco, especificamente, de vulcões. Ainda que esse vulcão seja o único que se encontra em alerta técnico laranja, há ainda mais quatro que têm sido acompanhados com bastante atenção pelos órgãos encarregados dessa função.  

São eles: o vulcão Copahue (na região de Biobío), o vulcão Osorno (na região de Los Lagos), Láscar (na região de Antofagasta) e o complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle (na região de Los Ríos). No caso desses vulcões, o alerta é amarelo, que indica que a situação deles é instável. Por isso, a atividades deles é monitorada em relatórios que são elaborados a cada quinze dias. 

A população que vive próxima a vulcões, apesar do acompanhamento das autoridades competentes e da tentativa de acalmá-los, fica sempre em estado de alerta. Com receio de que, a qualquer momento, eles acordem e comecem a cuspir fogo e engolir o que encontrar pela frente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.