Japão Começa a se Reerguer Após a Tragédia

O Japão ainda segue contabilizando seus prejuízos, que são imensos, do terremoto seguido de tsunami que destruiu a região nordeste no dia 11 de março. Passado quase um mês da tragédia, o número de mortos já ultrapassa os 12 mil, isso sem contar com ao mais de 15 mil desaparecidos e os quase 160 mil pessoas, que praticamente perderam tudo o que tinham, e que se encontram em mais de dois mil refúgios temporários. A cidade que apresentou a maior quantidade de mortos foi Miyagi, com mais de 7 mil, seguida de Iwate, com mais de 3 mil e Fukushima com mais de mil mortos.

Os prejuízos vão mais além, principalmente em relação ao alto nível radioativo que se propaga por todo o país. Recentemente, verificou-se que a água do mar que se encontra nas proximidades da usina nuclear de Fukushima o nível de iodo radioativo já ultrapassa em cinco milhões de vezes, o limite considerado legal, já o césio 137, já está 1,1 milhão de vezes maior. Em razão disso, a empresa Tepco iniciou uma operação para verter ao mar 11,5 mil toneladas de água, dos depósitos e dos porões das unidades 5 e 6, com radioatividade baixa. No entanto, o que se sabe é que nas unidades 1, 2 e 3, os operários ainda encontram muita dificuldade para resfriar os reatores atômicos, pois ainda há por lá muita água contaminada.

Planejamento e Investimento no Japão

Planejamento e Investimento no Japão

A Reconstrução

 

Somente no início de abril, é que o primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, pode visitar uma das cidades mais destruídas pelo tsunami, Rikuzentakata. Na ocasião, disse que o governo buscará fazer o máximo que puder para que as casas sejam reconstruídas e as pessoas retomem sua vida normal.

Como parte desse auxílio, o Banco do Japão já se dispôs a oferecer um trilhão de ienes, o equivalente a mais de 11 bilhões de dólares, em empréstimos com baixo custo, para ajudar as instituições financeiras nas áreas afetadas. Com isso, esperam que seja possível, em pouco tempo, o noroeste do país se reerguer.

Independentemente disso, diversas personalidades vêm se mobilizando para reerguer o país. Esse é o caso do ator Jackie Chan que, com outras estrelas asiáticas, conseguiu, por meio de um show de caridade realizado no início de abril, em Hong Kong, arrecadar mais de US$ 3,2 milhões. Desse total, Chan doou US$ 500 mil.

Outra celebridade que resolveu por a mão na massa, foi a estrela pop Lady Gaga, que chegou a arrecadar mais de 1,5 milhão de dólares com a venda de pulseiras de plástico com dizeres “rezemos pelo Japão”.

Não resta dúvida, que o mundo está mobilizado para auxiliar, mais uma vez, a nação japonesa a se reerguer e, certamente, muito em breve, com a determinação de seu povo, isso não demorará para acontecer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.