O Acidente da Air Florida

Em janeiro de 1982, muitas novas companhias comerciais aéreas foram surgindo como resultado da desregulamentação do setor aéreo. Uma dessas companhias que começava a operar era a Air Florida. A companhia projetou um cronograma de vôos que se concentravam na costa leste.

Um Temporal

Em 13 de janeiro de 1982, Washington foi atingida por uma grande tempestade de neve. As escolas e as empresas estavam fechadas, e as estradas estavam completamente lotadas, com pessoas querendo voltar o mais rápido possível para casa antes que acontecesse outra tempestade de neve. No Aeroporto Nacional, a atividade era mínima, pois o mesmo tinha sido fechado por um breve período de tempo. No entanto, reabriu ao meio-dia. Muitos vôos continuaram seus itinerários, embora com muitos atrasos.

Tempestade

Um destes foi o vôo número 90 da Air Florida. O vôo estava programado para partir do Aeroporto Nacional às 14 horas e 15 minutos para uma viagem sem escalas para a ensolarada Fort Lauderdale, no estado da Flórida. Apesar do fato de que o avião sairia atrasado, havia passageiros a bordo do avião, e às com meia hora de atraso, todos passageiros estavam a bordo.

O capitão do voo, Lawrence Wheaton, tinha ordenado que fosse realizado o degelo do início avião. A torre de controle informou a tripulação de vôo que o atraso seria maior do que poderia ser esperado. A tripulação foi informada de que teria de esperar por várias outras aeronaves se afastarem antes que eles finalmente pudessem decolar.

Decolando

Após alguns atrasos, a tripulação do vôo 90 conseguiu sua decolagem atrás de vários outros jatos. Uma reportagem da época afirma que o capitão Wheaton decidiu ficar atrás de algumas aeronaves para diminuir o volume de gelo, que era imenso. Ele usou o escapamento quente do avião na frente dele para derreter a neve que se acumulou sobre as asas do vôo 90.

Degelo

Pouco antes da decolagem, a tripulação checou uma lista de operações relativas aos sistemas do avião. As fitas do gravador de voz da caixa preta, apontou o fato de que o mecanismo de bloqueio de gelo nos motores não havia sido ativado. Aproximadamente um minuto antes de quatro horas horário de Brasília, avião da Air Florida fez a volta para a pista e se posicionou para a decolagem.

Começam os Problemas

Como o vôo 90 foi liberado para decolar, o avião começou a correr na pista. Logo após a decolagem, o capitão Wheaton e seu co-piloto notaram que o nariz do Boeing 737 tinha se empinado bruscamente. No entanto, o avião não iria ganhar altitude. A aeronave começou a falhar, e começou a cair em direção à terra. Ele colidiu com a Ponte da Rua Catorze, que na época estava lotada de pessoas indo para casa.

O avião esmagou vários carros e matou cinco pessoas na ponte antes de apontar violentamente no congelado rio Potomac e afundar. Os esforços do resgate posteriormente renderam apenas cinco sobreviventes do avião.

As investigações concluíram que o fracasso ocorreu devido a equipe não utilizar o motor de mecanismo anti-gelo causado grandes quantidades de gelo e neve que se reúnem nos motores principais. Ao todo, setenta e quatro pessoas perderam suas vidas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Desastres

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.