Conjunto de Universidades

Duas famosas universidades norte-americanas, Harvard e Stanford, fizeram um estudo mostrando a importância do leite materno, revelando que ele apresenta substâncias chamadas imuglobinas, cuja função é proteger o intestino das crianças recém-nascidas, que são vulneráveis às alergias alimentares, além de aumentar o poder do efeito das vacinas aplicadas nos bebês.

Até os dois anos de idade, o organismo infantil ainda não consegue se defender sozinho, por isso é importante, que a mulher amamente até esse período, pois assim ele ficará protegido contra infecções, através dessas substâncias, que conferem imunidade, encontradas no leite materno.

Promovendo o Laço Afetivo

Uma das maiores contribuições, que o ato de amamentar pode proporcionar ao ser humano, é o laço afetivo que se forma nesse momento, entre mãe e filho.

De acordo com especialistas na área, o bebê enxerga somente a distância entre o olho de sua mãe, e o seio que o alimenta, criando um vínculo, além do olhar, pelo contato entre a pele da mulher e da criança.

Em alguns casos, se esse contato afetivo não for criado nesse período, a criança pode crescer, e se transformar em um adulto com problemas emocionais.

Por isso, a importância da amamentação, vai muito mais além do aspecto do fortalecimento, do sistema imunológico do bebê, passa pelo futuro psicológico, que a criança poderá ter.

Auxílio ao Desenvolvimento Oral do Bebê

Os pesquisadores ressaltam ainda que, o aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento oral da criança, uma vez que a musculatura da boca é estimulada, pelo exercício de sucção que o bebê faz no seio da mãe, ao mamar.

Essa estimulação é muito importante, posteriormente para o desenvolvimento da vocalização e fala da criança. Determinadas regiões do rosto do bebê , como a mandíbula, o maxilar, os músculos faciais, e o dentes, são exercitados durante o ato da amamentação.

Desenvolvimento dentro do Campus

Se a criança ou o jovem, no futuro, apresentar algum problema de fala, a origem do problema poderá estar no fato deles terem recebido ou não, o leite materno.

Contribuição para a Inteligência

Segundo os cientistas, o cérebro dos seres humanos, não nasce totalmente formado. Somente nos três meses iniciais de vida do bebê, é que há um aumento do número de neurônios e das sinapses, ou seja,conexões entre eles.

Quando a criança recebe o leite materno, que contem algumas substâncias que proporcionam o desenvolvimento dessas células nervosas, a longo prazo, a tendência é a criança ficar mais inteligente, se comparada as que não foram amamentadas, pois de acordo com pesquisadores, noventa por cento das sinapses,são criadas durante os três anos iniciais de vida do indivíduo.

Formação do Cérebro

Formação Cognitiva

Esse fato é muito relevante, quando se fala de diferenças cognitivas entre as crianças e jovens, de uma mesma faixa etária, pois nesses casos, todos os fatores devem ser avaliados, inclusive se a pessoa foi amamentada ou não.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.