Adolescente Rebelde

A adolescência é um dos períodos mais conturbados vividos pelos seres humanos, sem exceção. Ela compreende uma idade em que não somos mais crianças e nem ainda adultos, o que faz com que tomemos atitudes ora de crianças ora de adultos, é como estar ao mesmo tempo com o pé em duas canoas. Essa implicação de não se saber como se portar acarreta diversos problemas, sendo que alguns passam por essa fase de maneira satisfatória, sem apresentar comportamentos desviantes, enquanto outros não se enquadram nem cá, nem lá, e buscam na rebeldia uma forma de escape e de chamar a atenção para a falta de organização que estão no momento.

Adolescente Rebelde

Adolescente Rebelde

Lidar com essa fase nunca é fácil, tanto para os pais quanto para os próprios adolescentes, já que há diversos desafios a serem enfrentados, principalmente no que se refere à imposição de limites, que não é muito bem vista pelos garotos e garotas dessa idade. Em diversas famílias, a imposição de limites na adolescência tem se transformado em um bicho de sete cabeças, principalmente quando os filhos se tornam rebeldes sem causa, sempre prontos a atirar as mais diversas pedras em seus pais. Os limites impostos não podem apenas começar a aparecer durante a adolescência, têm que ser exercitados desde que a criança nasce. Entretanto, há alguns casos em que essa imposição é colocada somente depois que a criança cresce e, nesse caso, fica difícil de ser respeitada.

Adolescente Rebelde

Adolescente Rebelde

O carinho, o respeito e a atenção devem fazer parte da criação dos filhos, fatores esses que não podem faltar na adolescência, quando os hormônios estão em fúria e os filhos não sabem para onde correr. Por isso, os pais devem se colocar na função deles, sendo protetores, amigos e compreensivos, já que passaram pela mesma situação há alguns anos. O que mais preocupa os pais de filhos rebeldes é o envolvimento com as drogas, que pode ser evitado ou ao menos amenizado se os adolescentes tiverem como conversar com os pais de forma aberta e real, tendo as dúvidas esclarecidas e sabendo que a droga não traz bem nenhum ao ser humano e leva ao fundo do poço em bem pouco tempo.

Adolescente Rebelde

Adolescente Rebelde

Outra situação que provoca um profundo mal-estar entre os adolescentes é não serem ouvidos, especialmente quando se encontram em situações problemáticas. Essa é a hora dos pais conversarem, explicarem que o mundo não é brincadeira e que qualquer passo em falso nessa fase pode acarretar grandes problemas futuros. A liberdade deve ser dada aos adolescentes, mas na medida em que eles sejam capazes de respeitá-la. Isso vale para horário de chegada, círculo de amizade, compra de presentes e muitas outras coisas. O que tem que ser pensado é que ninguém perde filho na rua, mas dentro da própria casa, quando deixa de amá-lo, respeitá-lo e compreendê-lo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.