10 anos 11 de Setembro

Um dos acontecimentos mais importantes na primeira década do século XXI foi sem dúvidas o atentado às torres gêmeas do World Trade Center, na manhã do dia 11 de setembro de 2001. Com um saldo de 2.753 mortes, o atentado ao até então maior complexo comercial de Nova York foi comandado pelo grupo terrorista Al Qaeda, tendo como líder Osama Bin Laden, e culminou em duas guerras, a do Afeganistão e do Iraque.

Torres Gemeas

Torres Gemeas

Esses conflitos serviram para deteriorar ainda mais as relações diplomáticas entre os países do Ocidente e os muçulmanos. Mesmo uma década depois de um dos mais tristes atentados terroristas do mundo, tanto os Estados Unidos como o restante do planeta ainda pagam um alto preço pelo o que ocorreu naquela trágica manhã de terça-feira na big Apple.

Relatos de pessoas que viviam em Nova York antes do atentado diziam que a cidade tinha uma vida cultural pulsante, com músicas e shows nos trens. Após o atentado, os habitantes passaram por um longo período de luto, com grande silêncio, já que não se escutava conversas nas ruas.

Terrorismo

Terrorismo

Além disso, o cheiro e os destroços permaneceram por muito tempo, já que as duas torres eram extremamente altas, sendo que cada uma tinha 110 andares e 415 metros de altura.

Até o dia 11 de setembro, os Estados Unidos eram tidos como uma incontestável potência econômica e militar. Foi a nação que venceu a Guerra Fria, disputa ideológica e econômica entre a então União Soviética e os EUA na década de 80, que terminou com a dissolução da URSS  em países independentes.

Ataque

Ataque

Além disso, o país estava sendo recém-governado por George W. Bush, que tinha tomado posse apenas oito meses antes do ataque às Torres Gêmeas, e comandava um processo de globalização exercendo o seu soft power, através de sua indústria cultural por meio do cinema e dos prodigiosos avanços na tecnologia devido aos seus centros de pesquisa e universidades.

Dessa forma, até então, o mundo vivia uma relativa calmaria, somente com pequenos conflitos que eram bem administrados pelo forte exército norte-americano. Porém, de uma hora para outra tudo mudou, quando na manhã de terça-feira, no horário local das 8h46 em Manhattan, um avião Boeing 767 se chocou contra a Torre Norte do World Trade Center.

Cinegrafistas que gravavam um documentário filmaram a hora exata do ataque. O primeiro ataque pôs toda a população em pânico e ninguém poderia imaginar que às 9h03 do horário local, um outro avião Boeing 767 se chocaria como um míssil contra a Torre Sul, dezessete minutos depois do primeiro ataque. O mundo percebeu que não se tratava de um simples acidente, mas sim de um atentado terrorista, o mais devastador e que foi acompanhado por telespectadores de todo o mundo, já que as emissoras de TV de todo o mundo exibiam os prédios em chamas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.