Lodo de Esgoto Como Adubo

A utilização do lodo de esgoto como adubo na agricultura, pode vir a ser um problema para a área da saúde pública, pois este é composto entre outras substâncias, por resíduos que ficam nas estações de tratamento e que se utilizados como adubo, numa cultura de milho, por exemplo, em determinado tempo, pode resultar em contaminação do solo por hidrocarbonatos policíclicos aromáticos, compostos orgânicos estes, que são insolúveis na água, sendo ainda, formadores de anéis benzênicos constituídos por átomos de carbono e de hidrogênio.

Orgânico

Orgânico

Estes HPAs são compostos químicos provenientes da queima incompleta do material orgânico, cuja presença é encontrada no lodo de esgoto, afirma Lourival Costa Padilha, pesquisador da Embrapa sobre o controle do Meio Ambiente, o que pode vir a se tornar um grande problema ambiental e com resultados danosos sobre a saúde da população. Segundo os pesquisadores da Embrapa, amostras de solo onde foi utilizado o lodo de esgoto como adubo, apresentaram substâncias nocivas aos organismos, tanto aquáticos, como terrestres, sendo alguns deles carcinogênicos ou mutagênicos.

Foliar

Foliar

É preciso mais critérios

As pesquisas para o uso do esgoto como adubo são de grande importância par a sociedade, pois fornecem dados esclarecedores e até orientação técnica para o caso de se cultivar plantas ou não, com a utilização do lodo de esgotos. Este uso se transformou em Experimentos Reveladores das possibilidades do uso desse tipo de adubação orgânica. Nessas experiências conclui-se que os lodos de esgotos possuem vários nutrientes, mas também são portadores de muitos elementos poluentes não biodegradáveis, por isso é preciso muito critério e ampliação das pesquisas para que se possa informar a sociedade consumidora de produtos agrícolas que estejam sendo cultivados e adubados com lodo de esgoto. Além dos HPAs, o lodo pode contaminar a água, solos e superfícies, com nitrato, metais pesados, patogênicos e uma infinidade de outros compostos orgânicos persistentes.

Lodo de Esgoto Como Adubo

Lodo de Esgoto Como Adubo

O uso contínuo na mesma área é prejudicial

Não esqueça que o trabalho que Embrapa vem realizando em torno da utilização ou não do lodo de esgotos para fins agrícolas como adubo orgânico, é um trabalho serio e de muita responsabilidade. O que se espera para o futuro é um controle mais rigoroso na utilização desse composto orgânico, o que felizmente, segundo estudos da Embrapa, os níveis de HPAs que foram encontrados nas plantas pesquisadas, não chegaram a afetar a segurança para o consumidor, o que coloca a Segurança em Primeiro Lugar. Para os envolvidos neste estudo, o grande problema estaria relacionado ao uso contínuo, em uma mesma área, o lodo do esgoto como adubo. Nessas condições é que se criam as verdadeiras condições para que todos esses produtos já citados venham realmente poluir o solo, causando preocupações à saúde pública. Caso contrário, as probabilidades são mínimas e muito relativas, pois vão depender de uma série de outros fatores, por isso tudo, o que fica bem claro, é que se deve evitar o uso continuo do lodo em lavouras da mesma área.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.