Nosso planeta está em pleno sofrimento e todos sabemos disso, tudo devido ao desmatamento e ao consumo exagerado de bens materiais. Com isso, os animais estão se contaminado e consequentemente perdendo o lugar na natureza. Uma maneira consciente de se mudar esse quadro é reciclando, desde roupas até embalagens, alimentos e tudo o mais, para que a busca incessante do consumismo seja apagada.
Muitas cooperativas e empresas tentam fazer novos produtos a partir da reciclagem. Algumas ideias dão certo e por isso são compradas por grande parte da população, como a separação do lixo, outras, nem tanto. Pensando na limpeza da água e também da terra, podemos reciclar o óleo de cozinha que é usado em frituras e nem sempre pode ser reaproveitado.
O óleo de fritura pode ser utilizado para se fazer sabão, em pedra ou líquido, e pode ser usado na lavagem de louça, roupa ou até quintais e banheiros. É uma maneira ecologicamente correta de se aproveitar o óleo e também de economizar na compra desse produto. Algumas empresas ou até prefeituras fazem a coleta do óleo usado, mas se em sua cidade não há esse procedimento, guarde o óleo e faça o sabão caseiro.
Para se fazer uma quantidade grande de sabão, você vai utilizar alguns ingredientes que são facilmente encontrados em qualquer mercado, como:
- Essência para sabão ou aromatizante
- Anil
- 02 litros de água
- 04 litros de óleo coado
- ½ copo de sabão em pó,
- 01 kg de Soda, de preferência da marca Caveira (que deve ser usada com mito cuidado por ser extremamente tóxica)
Primeiramente, você deve dissolver todo o sabão em pó em ½ litro de água morna ou quente, mas não pode ser fervendo. Separadamente dissolva a Soda Cáustica em 1 litro e ½ de água quente. As duas misturas devem ser acrescentadas ao óleo, então começa o processo de fabricação do sabão que requer muita paciência, já que esta mistura deve ser mexida durante aproximadamente 20 minutos, até que vire uma massa leve.
Depois de estar tudo bem misturado, basta acrescentar o anil e também a essência pra dar cor e aroma ao sabão. Então, a mistura deve ser colocada em formas, de acordo com a aparência que você quiser dar ao sabão, e ser deixada secando até o dia seguinte, em local fresco e seco.
No outro dia, o sabão deve ser cortado e desinformado, se ainda estiver meio mole, deixe secar mais um pouco, se ainda assim não ficar muito bom, use-o como sabão em pasta, o resultado e a eficiência do produto será a mesma. Além de não poluir e ajudar o meio ambiente, você ainda economiza uma quantia boa em sabão e em dinheiro, já que pode ser usado para vários fins.