As 10 Melhores Campanhas Publicitárias
Além de vender produtos e ideias, algumas campanhas publicitárias podem ser consideradas verdadeiras obras de arte. Muitas delas ganham prêmios internacionais, tamanha a criatividade utilizada para criá-las. São Paulo a revista “Meio & Mensagem” consultou 80 criativos em funções de diretoria (presidentes, vice-presidentes, diretores de criação ou head of art) para eleger suas 10 campanhas publicitárias preferidas em 2012.
Os votantes não poderiam indicar campanhas de sua própria agência, nem ações nas quais tenham se envolvido em empresas pelas quais tivessem passado anteriormente. Também precisaram votar apenas em campanhas criadas por agências instaladas no Brasil e dirigidas ao público brasileiro.
Valiam campanhas integradas, comerciais para televisão, anúncios de mídia impressa, ações digitais, out-of-home e dirigidas a outras mídias no YouTube dos filmes e vídeo cases e likes no Facebook. Alguns eleitores acharam a tarefa difícil, por terem considerado 2012 “um ano fraco”. Porém, ao fim da ponderação da publicação especializada em marketing e publicidade, foram eleitas as 10 melhores campanhas do ano.
1. Campanha “Amigos” Da Visa – AlmapBBDO
A AlmapBBDO mudou o conceito de comunicação da marca e encontrou uma forma bem-humorada de convencer os consumidores a trocarem o dinheiro por meios eletrônicos de pagamento. Foram muito elogiados pelo júri o filme do homem de cabelo pintado e o filme da cantora Vanusa, que faz piada com um vídeo viralizado na internet da artista errando a letra do Hino Nacional.
2. Campanha “Pode Ser?” Da Pepsi – AlmapBBDO
A campanha “Pode ser?” já havia vencido o Grand Effie Brasil em 2011. Em 2012, foi lançado o filme com o técnico de futebol Joel Santana, satirizando sua forma peculiar de falar inglês misturado com português. O linguajar do técnico ficou conhecido na época em que ele comandou a seleção da África do Sul, em 2009. No comercial da Pepsi, Joel Santana adapta o nome da campanha: “Pode to be?”
3. Campanha “Pergunta Lá No Posto Ipiranga” – Talent
A Talent desenvolveu uma campanha de reposicionamento para os postos Ipiranga, apresentando-os como uma rede de serviços, e não apenas de postos de combustível. “Loucos” foi um dos filmes mais citados pelo júri. No comercial, um psiquiatra converso com dois internos de um manicômio que acreditam ser, respectivamente, Napoleão e Nero. Mas quando o médico diz tudo que foi capaz de fazer em um posto Ipiranga, a reação dos dois internos é curiosa.
4. Campanha “Bebê” Do Itaú – África
A campanha da agência África reciclou um vídeo caseiro norte-americano que havia viralizado na internet para incentivar os clientes Itaú a optarem pelo extrato digital, dispensando o papel. O filme, que mostra um bebê às gargalhadas toda vez que um adulto rasga um pedaço de uma folha de papel, levou o Itaú, pela primeira vez, à liderança da pesquisa Lembrança de Marcas na Propaganda de TV, do Datafolha.
5. Campanha “Vai Que…” Da Bradesco Seguros – AlmapBBDO
O conceito “Vai que…” foi criado para a Bradesco Seguros pela AlmapBBDO em 2010. Mas em 2012, um dos desdobramentos da campanha foi bastante citado pelo júri de criativos da revista “Meio & Mensagem”. O filme traz o humorista Sérgio Mallandro soltando seus bordões – como “yeah, yeah” e “glu-glu” – para espantar um serial killer que invade a casa de um casal. O argumento é que é melhor ter um seguro do que contar com a sorte de ter um Sérgio Mallandro ao seu lado.
6. Campanha “Ex-Maguila” Da GQ – Lew’Lara/TBWA
A campanha institucional feita pela Lew’Lara/TBWA para a revista masculina GQ, das Edições Globo Condé Nast mostra que o jeito “machão” ou “brutamontes” de ser não tem mais vez. Em uma série de filmes, um modelo é dublado por um imitador do pugilista Maguila, que teria abandonado seu lado rústico para se tornar um homem mais refinado ao ler a revista GQ. No filme “Gestos”, o “ex-Maguila” ensina a etiqueta das fotos nas redes sociais, mostrando os gestos que não devem ser feitos, como hangloose ou “paz e amor”.
7. Campanha “Fashion Like” Da C&A – DM9DDB
A campanha da C&A desenvolvida pela DM9DDB incentiva os consumidores a darem “like” ou “curtir” nos seus modelos preferidos no Facebook, mostrando nos cabides das lojas, em tempo real, quantas vezes cada modelo foi “curtido” na rede social. A ideia é que se as mulheres costumam pedir opiniões umas às outras sobre que roupa vestir, essa atividade poderia ser expandida para inúmeras mulheres em uma rede social. O projeto envolveu dez peças da coleção de Dia das Mães expostas na C&A do Shopping Iguatemi de São Paulo por uma semana, em abril. A campanha levou três Leões em Cannes em 2012.
8. “Meu Sangue é Rubro-Negro”, Do Esporte Clube Vitória – Leo Burnett
A campanha “Meu sangue é rubro-negro”, desenvolvida pela Leo Burnett Tailor Made, fez com que o Vitória, da Bahia, jogasse algumas rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro com uma camisa preto-e-brancas. A outra cor tradicional do time, o vermelho, foi voltando ao uniforme gradativamente, conforme o nível de doações de sangue ao Hemocentro da Bahia ia crescendo. A voz do ator baiano Wagner Moura, torcedor do Vitória, incentiva os torcedores a doarem sangue no vídeo da campanha: “O Vitória sempre deu o sangue pela sua torcida. É hora de retribuir. Doe.” A ação recebeu apoio da Secretaria de Saúde da Bahia e da Penalty, fornecedora oficial do uniforme.
9. “Do Amor Ao bingo” Da Getty Images – AlmapBBDO
Na campanha “Do amor ao bingo”, a AlmapBBDO pinçou 873 imagens do banco de fotos Getty Images para contar a história de vida de um homem. Foram pesquisadas mais de 5.000 imagens, e o filme levou seis meses para ficar pronto.
10. Campanha “Tipo Net”, Da Net – Talent
A série de comerciais da Talent anuncia a TV HD, banda larga e telefonia da Net, em filmes bem-humorados que retratam situações cotidianas. No filme “Padaria”, por exemplo, uma mulher conta à amiga sobre o pacote de canais de TV por assinatura que contratou que é “Tipo Net”, mas que não é exatamente Net.