Sétima Festa Literária de Paraty

A 7ª FLIP é um grande evento da cultura literária internacional que acontece no Brasil desde 2003, quando recebeu em sua primeira edição Julian Barnes, Eric Hobsbawm,  Don DeLillo e outros nomes respeitados internacionalmente, que estabeleceram um padrão de qualidade a ser seguido nas demais edições da Festa Literária de Paraty. Em pouco tempo o evento ganhou notoriedade pela categoria dos convidados, pela participação entusiasmada do público e também pela acolhida maravilhosa com que os convidados e todos os participantes são recebidos e tratados durante a sua estadia na cidade.

Sétima Festa Literária de Paraty

Sétima Festa Literária de Paraty

Paraty é uma pequena cidade histórica no litoral do Rio de Janeiro, com suas ruas irregulares  e antigos casarões encantam pela arquitetura e pelas belezas naturais, uma vez que tem em seu entorno de um lado o mar e de outro faixas da mata atlântica ainda preservadas, formando um conjunto paradisíaco. Tudo em Paraty contribui para a realização da FLIP, onde por 5 dias são debatidos diversos  temas com a presença de importantes nomes da literatura nacional e internacional, e um grande público composto de pessoas de todas as idades, uma vez que junto a 7ª FLIP acontece também um evento paralelo batizado carinhosamente de FLIPINHO estimulando o amor pelos livros e a Inteligência Emocional das crianças, além das oficinas de literatura realizada por autores nacionais e internacionais e destinadas especialmente aos jovens que desejam se tornar escritores.

Obras

Obras

O grande homenageado da 7ª FLIP é o grande poeta Manuel Bandeira, e Davi Arrigucci Jr. abriu o evento trazendo a vida e obra deste importante nome da literatura nacional, na Tenda dos Leitores. Enquanto Arrigucci falava nos dois telões dispostos no local poemas de Manuel bandeira passavam, um evento de elevado padrão cultural, bonito e muito bem organizado, que deixa os brasileiros orgulhosos de sua cultura. O conferencista prendeu a atenção durante mais de uma hora, de maneira instigante falou da vida, de Manoel Bandeira e ressaltou que num período em que estava doente, com Tuberculose escreveu 4 livros maravilhosos, nem a solidão e a pobreza lhe tiraram a inspiração, deixando além de um grande legado cultural uma Mensagem de Vida e bravura.

Pousadas

Pousadas

A FLIP também já homenageou outros importantes nomes da literatura nacional, em 2008 Machado de Assis, 2007 o dramaturgo e jornalista Nelson Rodrigues, 2006 Jorge Amado e em 2005 a escritora Clarice Lispector, dessa forma a FLIP vai repassando a vida dos grandes nomes que compõe a literatura nacional.  Mas além das conferencias sobre os trabalhos e a vida dos homenageados de forma contextualizadas, muitas outras atividades acontecem paralelamente, no 1º dia da 7ª FLIP o público presente pode assistir um show de Adriana Calcanhoto. O sucesso da Festa literária de Paraty estimulou a criação de uma programação paralela intensa, onde acontecem além dos debates na tenda, lançamentos de livros, programações de leituras, shows com nomes como Adriana, Chico Buarque, Mônica Salmaso, Caetano Veloso e outros nomes nesse mesmo padrão. Esta programação alternativa dentro do evento maior recebeu o nome de Off-FLIP. A idéia básica da FLIP é a interação entre uma comunidade de leitores internacionais, porque ninguém pode ser escritor se não for um grande leitor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Eventos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.